Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10316
Tipo do documento: Dissertação
Title: Uma análise do discurso de participação desenvolvido por uma organização atuante no ramo de bebidas no Brasil
Other Titles: An analysis of the discussion of participation developed by an acting organization in the beverage industry in Brazil
Authors: Palhares, Thaís Soares
Orientador(a): Darbilly, Leonardo Vasconcelos Cavalier
Primeiro membro da banca: Darbilly, Leonardo Vasconcelos Cavalier
Segundo membro da banca: D'Avila, Geruza Tavares
Terceiro membro da banca: Moura, Leandro Souza
Keywords: Participação;Discurso;Teoria política do discurso;Participation;Speech. Politica;Theory of Speech
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Issue Date: 2-May-2017
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto Três Rios
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citation: PALHARES, Thaís Soares. Uma análise do discurso de participação desenvolvido por uma organização atuante no ramo de bebidas no Brasil. 2017. 139 f. (Mestrado em Administração) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas / Instituto Três Rios / Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2017.
Abstract: Este estudo tem como objetivo descrever, explicar e gerar conhecimento sobre a forma com que o discurso de participação é difundido, e como ele ocorre, no contexto de uma organização atuante no Brasil, no ramo de bebidas. Considerada uma organização, que estimula a participação de seus trabalhadores, por meio de seus princípios e cultura, o estudo pretende identificar se esses princípios são de fato aplicáveis, no cotidiano tanto da organização, quanto dos sujeitos compreendidos nela. O estudo contém uma explicação referente ao estado-da-arte sobre participação presente nos estudos organizacionais, por meio da qual se estabelece sua fundamentação. Entende-se que a participação, é um mecanismo cada vez mais comum na forma de gestão das organizações burocráticas atuais, neste sentido, tem como objetivo principal, abordar o conceito de participação, ressaltando sua construção e a forma com que é difundida por toda empresa, por meio de um discurso.
Abstract: This study aims to describe, explain and generate knowledge about the way in which the discourse of participation is disseminated, and how it occurs, in the context of an organization operating in Brazil, in the beverage industry. Considered an organization, which stimulates the participation of its workers through its principles and culture, the study intends to identify if these principles are indeed applicable, in the daily life of both the organization and the subjects included in it. The study contains a state-of-the-art explanation of participation in organizational studies, through which it establishes its rationale. It is understood that participation is an increasingly common mechanism in the form of management of current bureaucratic organizations, in this sense, its main objective is to approach the concept of participation, highlighting its construction and the way it is disseminated by every company, by means of a discourse.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10316
Appears in Collections:Mestrado em Administração

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - Thaís Soares Palhares.pdfDocumento principal1.55 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.