Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10344
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMedina, Camila Arantes de Paula
dc.date.accessioned2023-12-22T01:36:27Z-
dc.date.available2023-12-22T01:36:27Z-
dc.date.issued2018-07-06
dc.identifier.citationMEDINA, Camila Arantes de Paula. As imagens de um festival gastronômico: um estudo sobre o “16º Piraí Fest” no município de Piraí (RJ). 2018. 91 p. Dissertação (Mestrado em Administração) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10344-
dc.description.abstractO turismo gastronômico vem crescendo significativamente, no Brasil e no mundo. Os atrativos gastronômicos são considerados bastante promissores para a atividade turística. Uma das formas pelas quais é difundido é através dos festivais gastronômicos. Sua realização está associada a oportunidades para as comunidades que o promovem, pois permite divulgar e fortalecer sua identidade cultural. Para ter continuidade em edições futuras, em eventos dessa natureza, faz-se indispensável a avaliação no pós-evento. Esta dissertação utilizou-se da imagens provenientes da percepção de seus participantes como forma de análise, do festival gastronômico Piraí Fest, especificamente da 16ª edição. Realizado na cidade de Piraí, município do Estado do Rio de Janeiro, ocorre há 17 edições ininterruptas. Por ser uma pesquisa exploratória, optou-se pela coleta de dados através de entrevistas em profundidade, com 16 participantes, por conveniência, dos seguintes grupos: turistas, moradores, empresários e funcionários durante o evento. Os dados foram interpretados por meio da análise de conteúdo. Como resultado, constatou-se que a imagem do evento não era conhecida pelos seus gestores, tampouco pesquisada, e que diferem do que pressupõem. Entre as principais conclusões, percebe-se a incompatibilidade entre identidade do evento com as imagens percebidas por seus participantes e a imprescindível inserção de avaliação no pós-evento com os envolvidos. Carece de formação e divulgação adequada da identidade preterida para a compreensão da imagem, em sua pluralidade. Sugere-se estudos comparatórios para aprofundamento no tema.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFestival Gastronômicopor
dc.subjectImagem de Eventospor
dc.subjectComportamento do Consumidorpor
dc.subjectAvaliação Pós-Eventopor
dc.subjectGastronomic Festivaleng
dc.subjectEvent Imageeng
dc.subjectConsumer Behavioreng
dc.subjectPost-Event Evaluationeng
dc.titleAs imagens de um festival gastronômico: um estudo sobre o “16º Piraí Fest” no município de Piraí (RJ)por
dc.title.alternativeThe images of a gastronomic festival: a study on the "16th Piraí Fest" in the municipality of Piraí (RJ)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherGastronomic tourism has been growing significantly in Brazil and in the world. The gastronomic attractions are considered very promising for the tourist activity. One of the ways it is spread is through gastronomic festivals. Its accomplishment is associated with opportunities for the communities that promote it, as it allows to disseminate and strengthen its cultural identity. In order to have continuity in future editions, in events of this nature, it is indispensable the evaluation in the post-event. This dissertation was based on images from the perception of its participants as a form of analysis of the gastronomic festival Piraí Fest, specifically from the 16th edition. Held in the city of Piraí, municipality of the State of Rio de Janeiro, there are 17 uninterrupted editions. As an exploratory research, we chose data collection through in-depth interviews, with 16 participants, for convenience, of the following groups: tourists, residents, business owners and employees during the event. Data were interpreted through content analysis. As a result, it was found that the image of the event was not known by its managers, nor researched, and that they differ from what they assume. Among the main conclusions, we can see the incompatibility between the identity of the event and the images perceived by its participants and the indispensable insertion of evaluation in the post-event with those involved. It lacks adequate training and dissemination of the identity that has been overlooked in order to understand the image in its plurality. It is suggested comparative studies to deepen the theme.eng
dc.contributor.advisor1Saldanha, Jorge Alberto Velloso
dc.contributor.advisor1IDCPF: 573.843.559-15por
dc.contributor.referee1Saldanha, Jorge Alberto Velloso
dc.contributor.referee2Dominhgues Junior, Paulo Lourenço
dc.contributor.referee3Rodrigues, Marcelo Carmo
dc.creator.IDCPF: 015.754.986-00por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1605800011243634por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto Três Riospor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.relation.referencesABRASEL – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes. Belo Horizonte. Disponível em: <http://www.abraselmg.com.br/>. Acesso em: 30 set. 2015. AMARAL, Rita. Festas, festivais, festividades: algumas notas para a discussão de métodos e técnicas de pesquisa sobre festejar no Brasil. Anais do II Colóquio Festas e Sociabilidades, 2008. ANDRADE, Gabriela Rieveres Borges de; VAITSMAN, Jeni. A participação da sociedade civil nos conselhos de saúde e de políticas sociais no município de Piraí, RJ (2006). Cien Saude Colet, v. 18, n. 7, p. 2059-2068, 2013. ARGENTI, Paul. Comunicação Empresarial 6ª Edição. Elsevier Brasil, 2014. AROEIRA, Tiago; DANTAS, Ana Carmem; DE SEVILHA GOSLING, Marlusa. Experiência turística memorável, percepção cognitiva, reputação e lealdade ao destino: um modelo empírico. Turismo-Visão e Ação, v. 18, n. 3, p. 584-610, 2016. BARCZSZ, Débora Silvestre; AMARAL, Franciely F. Azarias do. Turismo gastronômico: a percepção do turista na 18a Festa Nacional do Carneiro no Buraco de Campo Mourão Estado do Paraná. Patrimônio: Lazer e Turismo, Santos (SP), v. 7, n. 11, p. 66-98, 2010. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições, v. 70, 1977. BARICH, Howard; KOTLER, Philip. A framework for marketing image management. Sloan management review, v. 32, n. 2, p. 94-104, 1991. BAUER, Marting. Análise de conteúdo clássica. In. BAUER, Marting W.; GASKELL George. Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som. Petropólis (RJ): Vozes, p. 17 - 36, 2002. BENI, Mário Carlos. Análise estrutural do turismo Análise estrutural do turismo Análise estrutural do turismo. São Paulo: Senac, 2007. BIOLCHINI, Ana Elisa; CHAUVEL, Marie Agnes. Tribu gourmet: El marketing posmoderno y el significado del consumo. Estudios y perspectivas en turismo, v. 19, n. 6, p. 1053-1071, 2010. BORTNOWSKA, Katarzyna; ALBERTON, Anete; MARINHO, Sidnei Vieira. Cultura e Alimentação: análise das festas gastronômicas na Serra Gaúcha. Revista Rosa dos Ventos, Caxias do Sul (RS), v. 4, n. 3, p. 369-383, 2012. BRASIL. Congresso Nacional. Senado Federal. Coordenação de Relações Públicas. Manual de organização de eventos do Senado Federal / Senado Federal, Coordenação de Relações Públicas. -- 1. ed. -- Brasília : Senado Federal, 2013. 277 p. BRASIL, Ministério do Turismo. Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional - Relatório Brasil.— 2ª ed. Revisada. Brasília: Ministério do Turismo, 2008. ______. Ministério do Turismo. Marketing de destinos turísticos. Brasília: Ministério do Turismo, 2015. ______. Ministério do Turismo. Plano Estratégico de Marketing Turístico do Brasil – Experiências do Brasil. Brasília: Ministério do Turismo, 2014. ______. Ministério do Turismo. Plano Nacional de Turismo 2007/2010 – Uma Viagem de Inclusão. Brasília: Ministério do Turismo, 2006. ______. Ministério do Turismo. Plano Nacional de Turismo 2013/2016. Brasília, 2013. Disponível em: < http://www.turismo.gov.br/2015-03-09-13-54-27.html> Acesso em: 13 jan. 2017. ______. Ministério do Turismo. Segmentação do Turismo: Experiências, Tendências e Inovações - Artigos Acadêmicos / Ministério do Turismo, Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico, Coordenação Geral de Segmentação. – Brasília: Ministério do Turismo, 2010. BRITTO, Janaina; FONTES, Nena. Estratégias para eventos: uma ótica do marketing e do turismo. Aleph, 2002. CAON, Mauro. Gestão estratégica de serviços de hotelaria. p. 10-25. Editora Atlas SA, 2008. CASTRO, Cláudio de Moura. A Prática da Pesquisa. São Paulo: McGraw – Hill, 1977. CERETTA, Caroline Ciliane. Eventos de Marca: Evidências de “Valor Turístico” na Culinária Regional do Rio Grande do Sul/Brasil. ROSA DOS VENTOS-Turismo e Hospitalidade, v. 4, n. 1, 2012. CHAVES, Gabriel Carvalho; MONTEIRO, Plínio Rafael Reis. Antecedentes do consumo cultural: Um estudo sobre a influência da imagem percebida na intenção de visita a museus. CULTUR-Revista de Cultura e Turismo, v. 8, n. 2, p. 31-56, 2015. COBUCI, L., NASCIMENTO, L., & MEDEIROS, E. Festival ‘Cultura e Gastronomia Tiradentes’: uma análise do comportamento do consumidor do turismo gastronômico. Revista Turismo & Desenvolvimento, v. 1, n. 27/28, p. 2325-2344, 2018. CSERGO, J. A emergência das cozinhas regionais. In: FLANDRIN, J.; MONTANARI, M. História da Alimentação. P. 806-824. 8. Ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2015. CUNHA, K. B.; OLIVEIRA, L.V. A gastronomia enquanto atrativo turístico-cultural. Goiás. 2009. Disponível em: <http://goo.gl/CWVZum.> Acesso em: 28 out. 2016. DA MATTA, Roberto. O que faz o brasil, Brasil?. Rio de Janeiro: Rocco, 1984. DA ROSA RAMOS, Savanna; SILVA, Loraynne Lopes. A Arte do Sabor Enquanto Potencial Turístico nas Localidades: O Prato Típico de Rosana/SP. CAD. Est. Pes. Tur. Curitiba, v.5, nº 6, p. 74-94, jan/jun. 2016. DANIEL, Jota Quest e muitas atrações no Piraí Fest. O Barão. Piraí, 14 out 2008. Ed. 27 p. 7. Acesso em 12 jan 2017. DAVIES, Gary; MILES, Louella. Reputation management: theory versus practice. Corporate Reputation Review, v. 2, n. 1, p. 16-27, 1998. DE ANDRADE, Mariana Bueno; DE LOURDES BARBOSA, Mª; DE SOUZA, Anderson Gomes. (IN)CONGRUÊNCIA ENTRE IDENTIDADE E IMAGEM: Uma Análise sobre a inserção da Sustentabilidade Ambiental na marca de Fernando de Noronha - PE. Anais do Seminário da ANPTUR, 2016. DE CARVALHO, Caio Luiz. Turismo, eventos e governo. Revista Turismo em Análise, v. 8, n. 1, p. 7-12, 1997. DENG, Claire Qian; LI, Mimi; SHEN, Han. Developing A Measurement Scale for Event Image. Journal of Hospitality & Tourism Research, v. 39, n. 2, p. 245-270, 2015. Diário do Vale. Começa nesta sexta-feira a 16ª edição do Piraí Fest. 19 outu 2017. Disponível em: <http://diariodovale.com.br/lazer/comeca-nesta-sexta-feira-a-16a-edicao-do-pirai-fest/”. Acesso em 23 out 2017. DIAS, Reinaldo. Introdução ao Turismo. São Paulo: Atlas, 2011. DIAS, Reinaldo. Sociologia do Turismo. São Paulo: Atlas, 2003. DOS SANTOS, Thiago; ZUCCO, Fabrícia Durieux; KRAUS, Camila Belli. Imagem de eventos turísticos: Perspectivas do Festival Brasileiro da Cerveja, Blumenau-SC. Turismo-Visão e Ação, v. 17, n. 1, p. 128-149, 2015. ECHTNER, C. M., RITCHIE, J. B. (2003) The meaning and measurement of destination image. Journal of tourism studies, 14(1), 37–48. EMBRAPA. Iniciados contatos com atores da cadeia da tilápia no Sudeste 06 jul 2015. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/3551570/iniciados-contatos-com-atores-da-cadeia-da-tilapia-no-sudeste. Acesso em 23 out 2017. FAGLIARI, Gabriela Scuta. Turismo e alimentação: análises introdutórias. São Paulo: Roca, 2005. FALASSI, Alessandro. Festival: Definition and Morphology. 1987. FARIAS, F. S.; ZUCCO, F. D. Imagem de eventos: uma análise da percepção dos visitantes da Festa de São João realizada na cidade de Campina Grande/PB. Anais do Seminário da ANPTUR, 2016. FESTIVAL de recordes. O Barão. Piraí, 17 out 2007. Ed. 27 p. 3. Acesso em 12 jan 2017. FIUZA,T. F.; ZUCCO, F. D.; PEREIRA, M. L. Impactos de Festivais: Aplicação e identificação de uma escala de medida na Oktoberfest de Santa Cruz do Sul (RS) 2016.Anais do Seminário da ANPTUR, 2016. FOLGADO-FERNÁNDEZ, José A.; HERNÁNDEZ-MOGOLLÓN, José M.; DUARTE, Paulo. Destination image and loyalty development: the impact of tourists’ food experiences at gastronomic events. Scandinavian Journal of Hospitality and Tourism, p. 1-19, 2016. FREIXA, Dolores; CHAVES, Guta. Gastronomia no Brasil e no mundo. Senac, 2008. GÂNDARA, J. Reflexões sobre o turismo gastronômico na perspectiva da sociedade dos sonhos. In: Panosso Neto, A. & Ansarah, M. Segmentação do mercado turístico – Estudo, Produtos e Perspectivas. Manole: Barueri, 2008, p.179-194 GASKELL George. Entrevistas individuais e grupais. In. BAUER, Marting W.; GASKELL George. Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som. Petropólis (RJ): Vozes, p. 17 - 36, 2002. GETZ, Donald. Event management & event tourism. 1997. GETZ, Donald. Event tourism: Definition, evolution, and research. Tourism Management, v. 29, n. 3, p. 403-428, 2008. GETZ, Donald. The nature and scope of festival studies. International Journal of Event Management Research, v. 5, n. 1, p. 1-47, 2010. GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2010. GIMENES, Maria Henriqueta Sperandio Garcia. Uma breve reflexão sobre o lugar da gastronomia nos estudos sobre turismo realizados no Brasil. Turismo e Sociedade, v. 4, n. 2, p. 425-431, 2011. GOMES, Ana Paula Wendling et al. A importância de festivais de gastronomia como estratégia de desenvolvimento em pequenas comunidades rurais. In: ERSA conference papers. European Regional Science Association, 2015. GOMES, Debora Sales et al. Diamantina Gourmet: o incremento para o desenvolvimento do turismo em Diamantina-MG. Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo, v. 9, n. 2, 2016. GLOBO.COM. 15º Piraí Fest reúne cultura e gastronomia no Sul do Rio de Janeiro. 14 out.2016. Disponível em: <http://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2016/10/15-pirai-fest-reune-cultura-e-gastronomia-no-sul-do-rio-de-janeiro.html> Acesso em: 10 nov.. 2015. GWINNER, Kevin. A model of image creation and image transfer in event sponsorship. International marketing review, v. 14, n. 3, p. 145-158, 1997. HALL, Stuart. A identidade cultural na pós modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2011. HOLMES, Kirsten; ALI-KNIGHT, Jane. The event and festival life cycle–developing a new model for a new context. International Journal of Contemporary Hospitality Management, v. 29, n. 3, p. 986-1004, 2017. HU, Yaduo. An exploration of the relationships between festival expenditures, motivations, and food involvement among food festival visitors. 237p. Tese (PhD in Recreation and Leisure Studies) University of Waterloo Ontario, Canada, 2010. IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades @. Brasília, 2015. Disponível em: < http://cidades.ibge.gov.br/xtras/home.php>. Acesso em: 02 out. 2015. IGNARRA, Luiz Renato. Fundamentos do turismo. Cengage Learning Editores, 2003. KOLLAT, David T.; ENGEL, James F.; BLACKWELL, Roger D. Current problems in consumer behavior research. Journal of Marketing Research, p. 327-332, 1970. KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson Prentice hall, 2006. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1991. MACIEL, B. P. Festivais de música e turismo: dois estudos de caso: Les Aralunaires e Milhões de Festa. 2011. 95 f. 2015. Tese de Doutorado. Dissertação de mestrado (Turismo)-Faculdade de Letras, Universidade do Porto, Porto, 2011. Disponível em:< http://hdl. handle. net/10216/57045>. Acesso em 02 fev 2017. MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Bookman Editora, 2012. MARTINS DA SILVA, Maria Emília; GONÇALVES, Gilberto da Rosa. A INFLUÊNCIA DA PERCEPÇÃO DA QUALIDADE PARA A GESTÃO DE EVENTOS TURÍSTICOS: O CASO DO 26° FESTIVAL INTERNACIONAL DE BALONISMO DE TORRES (RS)-BRASIL. Turismo: Visão e Ação, v. 17, n. 2, 2015. MARUJO, Noémi. Turismo e eventos especiais: a Festa da Flor na Ilha da Madeira. Tourism & Management Studies, v. 10, n. 2, p. 26-31, 2014. MATOS, Mariana Bueno de Andrade; BARBOSA, Maria de Lourdes ; SOUZA, A.G. . (In)Conguência entre Identidade e Imagem: Uma Análise sobre a inserção da Sustentabilidade Ambiental na Marca de Fernando de Noronha - PE. In: XI Seminário ANPTUR, 2014, Fortaleza. Anais do XI Seminário ANPTUR, 2014. MEDEIROS, Mirna de Lima; SANTOS, Eliana Márcia dos. Festivais gastronômicos em Belo Horizonte – MG. Considerações sobre os reflexos gerados nos empreendimentos envolvidos. Cultur - Revista de Cultura e Turismo, Ilhéus (BA), v. 3, n. 2, p. 82-93, 2009. MELO NETO, Francisco Paulo. Evento de ação, entretenimento e agente de promoção do patrimônio histórico-cultural. En: FUNARI, Pedro Paulo; PINSKY, Jaime. Turismo e Patrimônio Cultural. São Paulo: Contexto, 2012. MINISTÉRIO DO TURISMO. Últimas Notícias. Brasília, 2015. Disponível em: <http://www.turismo.gov.br/%C3%BAltimas-not%C3%ADcias/5117-gastronomia-atrai-turistas-a-festivais-regionais.html >. Acesso em: 06 out. 2015. MONTEIRO, Maria Lúcia Guerra et al . Validade comercial de filés de Tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) resfriados embalados em atmosfera modificada e irradiados. Cienc. Rural, Santa Maria , v. 42, n. 4, p. 737-743, Abr. 2012. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782012000400027&lng=en&nrm=iso >. Acesso on 12 jun 2017. MONTEJANO, J. Estrutura do mercado turístico.[trad. Andréa Favano]. 2 Ed. Roca, p. 313-323. 2001. MOREIRA, Lionel. Crisis communication: organization's reactions to unexpected events. (Dissertação de Mestrado). São Paulo: Escola de Aministração de Empresas de São Paulo/FGV. 2011. 110 p. OLIVEIRA, Floriano José Godinho de. Eletrificação e formação do patrimônio territorial da Light na cidade do Rio de Janeiro e no Médio Vale do Paraíba. Espaço e Economia. Revista brasileira de geografia econômica, n. 3, 2013. GÂNDARA, José Manuel Gonçalves; GIMENES, M. H. S. G.; MASCARENHAS, R. G. Reflexões sobre o turismo gastronômico na perspectiva da sociedade dos sonhos. Segmentação do mercado turístico–estudos, produtos e perspectivas. Barueri: Manole, p. 179-191, 2009. PETROCCHI, Mário. Marketing para destinos turísticos: planejamento e gestão. São Paulo: Futura, 2004. PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRAÍ. Disponível em: <https://www.pirai.rj.gov.br>. Acesso em: 15 de out. de 2016. ____________________________________. 15º Piraí Fest: 100 anos do samba. 2016, 41 p. ____________________________________. 16º Piraí Fest promove o resgate às raízes culturais e gastronômicas da cidade. Disponível em: <https://www.pirai.rj.gov.br/materias/item/1068-16-pirai-fest-promove-o-resgate-as-raizes-culturais-e-gastronomicas-da-cidade > Acesso em: 24 de out. de 2017. PUGEN, Bianca. Gestão de evento turístico: um estudo organizacional sobre a Festa Nacional do Peixe. Dissertação. 140 p. 2014. ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. 11 Ed. São Paulo: Pearson Pretince Hall, 2005. ROESCH, Sylvia Maria Azevedo et al. Projetos de estágio e de pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, v. 2, 1999. ROGERS, Tony; MARTIN, Vanessa. Eventos: planejamento, organização e mercado. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2011. SALDANHA, Patrícia Gonçalves. Piraí Wireless: Uma experiência de Comunicação Comunitária via digital. Trazos de una otra comunicación en América Latina, p. 67, 2011. SANTOS, Milton. Uma necessidade epistemológica: a distinção entre paisagem e espaço. _____A Natureza do espaço. São Paulo: Edusp, p. 103-110, 1996. SAUNDERS, M., LEWIS, P., & THORNILL, A. Research Methods for Business Students. 5th ed.. Harlow, England: Pearson Education. 2009. SCHLUTER, Regina G. Gastronomia e turismo. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2003 (Col. ABC do Turismo). SLOAN, Donald. Gastronomia, restaurante e comportamento do consumidor. Barueri, São Paulo: Manole, 2005. SOARES, Amanda Mirely Cipriano; VIRGÍNIO, Darlyne Fontes; ALVES, Késia Duarte. FESTIVAL GASTRONÔMICO DE BAÍA FORMOSA/RN, BRASIL: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO E SATISFAÇÃO DOS EMPRESÁRIOS DO SETOR DE AEB. Revista Turismo: estudos e práticas, v. 6, n. 2, 2017. SOBRAL, Filipe; PECI, Alketa. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. Pearson Prentice Hall, 2008. SOLOMON, Michael R. O Comportamento do Consumidor: comprando, possuindo e sendo. 9. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2011. SOUSA, Bruno; SIMÕES, Cláudia. Comportamento e perfil do consumidor de turismo de nichos. Tékhne-Revista de Estudos Politécnicos, n. 14, p. 137-146, 2010. SOUZA, E. Metodologias e analíticas qualitativas em pesquisa organizacional: uma abordagem teórico-conceitual. Vitória: EDUFES. 296 p. 2014. STANKOVA, Mariya; VASSENSKA, Ivanka. Raising cultural awareness of local traditions through festival tourism. Tourism & Management Studies, v. 11, n. 1, p. 120-127, 2015. SUZUKI, Graziela Da Silva; BURKOWSKI, Rodrigo; MESQUITA, José Marcos Carvalho. Eventos Gastronômicos e Estratégias de Marketing: O Festival Comida Di Buteco em Belo Horizonte, MG. Eventos Gastronômicos e Estratégias de Marketing: O Festival Comida Di Buteco, em Belo Horizonte, MG/Gastronomic Events and Marketing Strategies: The Fes. ROSA DOS VENTOS-Turismo e Hospitalidade, v. 7, n. 2, 2015. SWARBROOKE, John; HORNER, Susan. O comportamento do consumidor no turismo. Aleph, 2002. TURISRIO - Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro. 2016. Disponível em < http://www.cidadesmaravilhosas.rj.gov.br/>. Acesso em 14 abr 2016. UMBELINO, Luis Felipe. Geografia do Turismo de Eventos na Região Noroeste Fluminense, Brasil. Revista Geográfica de América Central, v. 2, n. 47E, 2011. UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization). 2010. "Gastronomic meal of the French" Disponível em <https://ich.unesco.org/en/rl/gastronomic-meal-of-the-french-00437> Acesso em 15 jun 2017. VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 1998. VIEGAS, Elsa; DA COSTA MENDES, Júlio; DO VALLE, Patricia Oom. Marketing de eventos: O caso da concentração de motos de Faro, Portugal. CULTUR: Revista de Cultura e Turismo, v. 6, n. 4, p. 124-147, 2012. WILLIAMS, Helena A.; WILLIAMS JR, Robert L.; OMAR, Maktoba. Gastro-tourism as destination branding in emerging markets. International Journal of Leisure and Tourism Marketing, v. 4, n. 1, p. 1-18, 2014.por
dc.subject.cnpqAdministraçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/68194/2018%20-%20Camila%20Arantes%20de%20Paula%20Medina.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5395
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2022-02-16T21:18:57Z No. of bitstreams: 1 2018 - Camila Arantes de Paula Medina.pdf: 3187896 bytes, checksum: 135f3833d859a4fdf661630650c98ac0 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-16T21:18:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Camila Arantes de Paula Medina.pdf: 3187896 bytes, checksum: 135f3833d859a4fdf661630650c98ac0 (MD5) Previous issue date: 2018-07-06eng
Appears in Collections:Mestrado em Administração

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Camila Arantes de Paula Medina.pdf3.11 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.