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dc.contributor.authorSantos, Daniel Castro
dc.date.accessioned2023-12-22T01:36:33Z-
dc.date.available2023-12-22T01:36:33Z-
dc.date.issued2016-04-19
dc.identifier.citationSANTOS, Daniel Castro. Consumo e ideologia: uma análise crítica do discurso de peças publicitárias no Facebook de uma marca de cerveja brasileira. 2016. 87 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2016.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10356-
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa consiste em analisar qual o discurso ideológico da publicidade vinculada no site de rede social Facebook, de uma marca de cerveja brasileira. Ao buscar alcançar esse objetivo, foi possível problematizar sobre as relações de poder, que neste contexto estão relacionadas aos sentidos que uma publicidade de bebida alcoólica procura instaurar no público receptor. Se tratando de um produto que pode causar dependência, problemas sociais e ser consumido por um público menor de idade, é de grande importância entender quais estratégias discursivas são empregadas pela marca. Para fundamentação teórica foi feita uma revisão da literatura sobre publicidade & propaganda, mídias sociais online, consumo, discurso e ideologia. As fontes foram obtidas por meio de pesquisa documental de cunho qualitativo, que abrangeu dois anos e seis meses, iniciando em Janeiro de 2013 e terminando em Junho de 2015. O corpus de pesquisa foi composto pelas peças publicitárias com maior número de curtidas em cada semestre, distribuída através da página institucional da marca de cerveja Skol no Facebook, o que totalizou dez anúncios compostos pela multimodalidade de imagem e texto. Para identificação da ideologia foram categorizados oito objetos discursivos que compõem três formações discursivas, que são: posicionamento, educando o consumidor e consumo como entretenimento. O método de análise foi a Análise Crítica de Discurso com enfoque no modelo tridimensional de discurso proposto por Fairclough (2001), junto a análise multimodal de Machin & Mayr (2012). Os resultados obtidos sugerem, que a marca de cerveja Skol, procura sustentar a ordem do discurso do consumismo.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectideologyeng
dc.subjectadvertisingeng
dc.subjectcritical discourse analysiseng
dc.subjectideologiapor
dc.subjectpublicidadepor
dc.subjectanálise crítica de discursopor
dc.titleConsumo e ideologia: uma análise crítica do discurso de peças publicitárias no Facebook de uma marca de cerveja brasileirapor
dc.title.alternativeConsumption and ideology: a critical analysis of advertising parts of speech on Facebook of a brazilian beer brandeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe objective of this research is to analyze what the ideological discourse of the linked advertising on social networking site Facebook, a Brazilian beer brand. In seeking to achieve this goal, it was possible to question about the relations of power, which in this context are related to the way that an alcoholic beverage demand advertising set up on the receiving audience. If dealing with a product that can cause addiction, social problems and be consumed by an underage audience, it is very important to understand what discursive strategies are employed by the brand. For theoretical foundation was made a literature review about advertising & advertising, online social media, consumer, discourse and ideology. The sources were obtained through desk research of qualitative nature, which lasted two years and six months, starting in January 2013 and ending in June 2015. The research corpus was composed of advertisements with more tanned in each semester , distributed through institutional page of Skol beer brand on Facebook, which totaled ten ads compounds for image and text multimodality. For ideology of identification were categorized eight discursive objects that make up three discursive formations, which are: positioning, educating consumers and consumption as entertainment. The analysis method was Discourse Critical Analysis focused on three-dimensional model of discourse proposed by Fairclough (2001), along with multimodal analysis Machin & Mayr (2012). The results suggest that the Skol beer brand, seeks to sustain consumerism speech order, or market ideology.eng
dc.contributor.advisor1Pereira, Severino Joaquim Nunes
dc.contributor.advisor1ID652.826.984-04por
dc.contributor.referee1Pereira, Severino Joaquim Nunes
dc.contributor.referee2Leandro, Luiz Alberto de Lima
dc.contributor.referee3Barros, Denise Franca
dc.creator.ID058.293.507-50por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7784804505054605por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqAdministraçãopor
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dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2018
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2017-09-05T20:45:02Z No. of bitstreams: 1 2016 - Daniel Castro dos Santos.pdf: 2955105 bytes, checksum: f979a756e7825e9d12a172baf71e4498 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-05T20:45:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Daniel Castro dos Santos.pdf: 2955105 bytes, checksum: f979a756e7825e9d12a172baf71e4498 (MD5) Previous issue date: 2016-04-19eng
Appears in Collections:Mestrado em Administração

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