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Tipo do documento: Dissertação
Title: Da feira à cesta: a comercialização de produtos da Agricultura Familiar durante a pandemia de Covid-19 em Seropédica, RJ
Other Titles: From the fair to the basket: the marketing of Family Agriculture products during the Covid-19 Pandemic in Seropédica, RJ
Authors: Barros, Roberta de Souza
Orientador(a): Dias, Anelise
Primeiro membro da banca: Dias, Anelise
Segundo membro da banca: Fonseca, Maria Fernanda de Albuquerque da Costa
Terceiro membro da banca: Darolt, Moacir Roberto
Keywords: Agroecologia;Circuitos curtos;Comércio eletrônico;Sistema agroalimentar;Agroecology;Short circuits;E-commerce;Agrifood system
Área(s) do CNPq: Agronomia
Idioma: por
Issue Date: 7-Jul-2022
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica
Citation: BARROS, Roberta de Souza. Da feira à cesta: a comercialização de produtos da Agricultura Familiar durante a pandemia de Covid-19 em Seropédica, RJ. 2022. 108 f. Dissertação (Mestrado em Agricultura Orgânica) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2022.
Abstract: A Feira da Agricultura Familiar (FAF) na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, funcionou desde 2016 até o mês de março de 2020, quando foi interrompida devido à suspensão das atividades acadêmicas presenciais como parte de medidas sanitárias para preservar a saúde da comunidade acadêmica no contexto da pandemia de Covid-19. Tendo em vista a importância desses canais para a geração de renda e para a inserção social, foi criada de forma participativa - a Cesta da Agricultura Familiar (CAF) na UFRRJ. O objetivo do presente estudo foi descrever e analisar esta experiência de comércio eletrônico no período de isolamento social, apresentando as potencialidades e limitações dessa estratégia. A abordagem metodológica baseou-se em pesquisa bibliográfica, documental e social descritiva e entrevistas com 26 agricultores, produtores, processadores de alimentos e comerciantes, no trabalho chamados de fornecedores, realizadas por telefone e envio de formulários eletrônicos para consumidores, obtendo a resposta de 95 pessoas. Em 2020, o faturamento bruto da CAF foi de R$ 112.592,78 e somada a FAF, com seu retorno depois da suspensão de 5 meses devido a pandemia, o faturamento foi de R$ 155.517,78, valor próximo do faturamento da FAF em 2019. A junção da CAF + FAF representou uma variação positiva de 4,45% até 65,52% para os fornecedores com maior diversidade, oferta, volume e frequência, resultado fundamental visto que, para os fornecedores, houve aumento dos custos de produção (78%), de comercialização (60%) e diminuição da renda (60%) devido a pandemia. Para os consumidores, a pandemia modificou os hábitos alimentares, pois passaram a cozinhar mais em casa (80%), reduziram as idas aos supermercados (78%) e ficaram mais preocupados com alimentação e saúde (66%). A CAF foi uma estratégia de sucesso, capaz de contribuir expressivamente com a renda dos fornecedores no primeiro ano da pandemia, além de oportunizar acesso a alimentos de base agroecológica e localmente produzidos aos consumidores.
Abstract: The Feira da Agricultura Familiar (FAF) at the Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), operated from 2016 until March 2020, when it was interrupted due to the suspension of in-person academic activities as part of sanitary measures to preserve the health of the academic community in the context of the Covid-19 pandemic. Considering the importance of these channels for income generation and social inclusion, the Cesta da Agricultura Familiar (CAF) was created in a participatory manner at UFRRJ. The objective of the present study was to describe and analyze this e-commerce experience in the period of social isolation, presenting the potential and limitations of this strategy. The methodological approach was based on descriptive bibliographic, documentary and social research and interviews with 26 farmers, producers, food processors and traders, at work called suppliers, carried out by telephone and sending electronic forms to consumers, obtaining the response of 95 people. In 2020, CAF's gross revenue was BRL 112,592.78 and added to FAF, with its return after the 5-month suspension due to the pandemic, revenue was BRL 155,517.78, a value close to FAF's revenue in 2019. The combination of CAF + FAF represented a positive variation from 4.45% to 65.52% for suppliers with greater diversity, offer, volume and frequency, a fundamental result since, for suppliers, there was an increase in the costs of production (78%), marketing (60%) and income decrease (60%) due to the pandemic. For consumers, the pandemic changed eating habits, as they started to cook more at home (80%), reduced trips to supermarkets (78%) and became more concerned with food and health (66%). CAF was a successful strategy, capable of significantly contributing to the income of suppliers in the first year of the pandemic, in addition to providing consumers with access to agroecological and locally produced food.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10385
Appears in Collections:Mestrado em Agricultura Orgânica

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