Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10504
Tipo do documento: Dissertação
Title: Feira ALUMIAR em Nova Friburgo – RJ: estratégia coletiva para a construção da agroecologia e comercialização direta
Other Titles: Alumiar market in Nova Friburgo-RJ: collective strategy for the construction of agroecology and direct marketing
Authors: Fonseca, Gabriela de Ataíde
Orientador(a): Dias, Anelise
Primeiro membro da banca: Assis, Renato Linhares de
Segundo membro da banca: Silva, Thadia Thuron Costa da
Keywords: Circuitos curtos;Agricultura orgânica;Associativismo;Short circuits;Organic agriculture;Associativism
Área(s) do CNPq: Agronomia
Idioma: por
Issue Date: 18-May-2018
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica
Citation: FONSECA, Gabriela de Ataíde. Feira alumiar em Nova Friburgo - RJ: estratégia coletiva para a construção da agroecologia e comercialização direta. 2018. 79 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Agricultura Orgânica) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2018.
Abstract: No presente estudo realizou-se a caracterização e descrição da Feira ALUMIAR, organizada pela Associação Agroecológica e Agricultura Familiar de Lumiar e Arredores, que acontece todos os domingos de 9 às 14 h no distrito de Lumiar em Nova Friburgo-RJ. Realizou-se o levantamento das atividades desenvolvidas pela Associação ALUMIAR; caracterizou-se a estrutura e funcionamento da Feira; pesquisou-se o perfil socioeconômico dos feirantes e consumidores. A pesquisa descritiva foi desenvolvida a partir de levantamento bibliográfico e documental, utilizou-se a entrevista semiestruturada e questionários auto-administrados. Identificou-se as potencialidades e os gargalos da Feira Alumiar. A Feira possui 12 barracas, ocupadas por 23 feirantes. Os produtos comercializados foram organizados em quatro categorias de comercialização: agricultura, alimentação saudável, artesanato e bem estar e saúde. Na categoria agricultura, os sistemas de produção estão em conversão para agricultura orgânica com princípios da agroecologia, mas os alimentos ainda não passam por processo de avaliação da conformidade que permita a identificação como orgânicos. A Feira ALUMIAR se consolidou na comunidade como um espaço de consumo de produtos regionais, com qualidade – produtos frescos – e grande variedade. Além disso, é um espaço que fortalece o associativismo, valoriza a cultura local e proporciona a troca de conhecimentos por meio de oficinas, mutirões e relação direta entre feirantes e consumidores. A Feira é gerida com base em princípios bem definidos, e isso pode ser justificado pelo alto nível de escolarização da maioria dos feirantes, que possuem origem urbana. Ressaltou-se, no entanto, a necessidade de mais debate e diálogo entre os integrantes, sendo fundamental a participação de todos os feirantes da Associação ALUMIAR. Os resultados da pesquisa mostraram que são necessárias melhorias na estrutura da feira, principalmente quanto à limpeza e infraestrutura de barracas e banheiros, no entanto a localização é considerada adequada para 75% dos entrevistados. Com relação ao perfil dos consumidores, a Feira recebe tanto moradores do local quando turistas, ambos com demanda para o aumento de variedade de produtos e serviços. Foi constatado que existe uma relação de confiança entre feirantes e consumidores, mas a avaliação da conformidade orgânica dos produtos é importante para 77% dos consumidores entrevistados. A autora desta pesquisa juntamente com a coordenação da ALUMIAR construiu o Regimento Interno da Feira, contribuindo com a melhor organização, principalmente quanto a cumprimento de horários, contribuição financeira, e seleção de novos feirantes. Conclui-se que a Feira ALUMIAR tem um papel importante na comunidade como espaço coletivo de construção e valorização da agroecologia em Nova Friburgo.
Abstract: This study did the characterization and description of ALUMIAR popular market, weekly organized by Familiar Agricultural and Agroecological Association of Lumiar and Surroundings, which have place every Sunday in the district of Lumiar, Nova Friburgo, Rio de Janeiro. To achieve the goals of this study, the research identified 1) the activities carried out by ALUMIAR; 2) characterized the structure and work strategy of market; and 3) established the socioeconomic profile of merchants and consumers. I used bibliographic and documentary sources to carry out the descriptive research, and I also applied semi-structured interviews and self-administered questionnaires to merchants and consumers. Finally, I mapped potentials and challenges of ALUMIAR market.ALUMIAR market has 12 tents selling products, in which are working 23 stallholders. The products are organized into four categories: 1) agriculture;2) health food;3) handcraft; and 4) health and well-being. Regarding agriculture, I underline the methods of production are in transition to biologicalcultures, with guidelines of agroecology, nevertheless, farmers have not the certification as ―organic agricultureǁ.The ALUMIAR market has won credibility among community as place to find local products and fresh food with great variety. In addition, the market strengthens the associativism,toimprove local culture and also provides the exchange of knowledge through workshops and personal relationship between merchants and consumers.The majority of stallholders have a high level of education and an urban culture, I believe these characteristics have contributed to a good management of the market, with well-defined principles of work. However, I think is important improve meetings and dialogue among participants of ALUMIAR. The result of research pointed out that the place of the market is suitable for more than 75% of surveyed. But, the research also showed that are important to amend the structure of the market, mainly regarding cleanliness, the frame of tents and toilets for sellers and consumers. Regarding the profile of consumers, residents and tourists regularly frequent the market and they ask for increasethe diversity of products and services. The study also identified a relationship of trust between merchants and consumers, despite the biologic certification of products remains important to 77% of consumers surveyed. I would like to note that I helped the leadership of ALUMIAR to elaborate the operating rules of the market,and in this way I have contributed to a better organization, especially regarding compliance of schedules, financial contributions and selection of new stallholders. Finally, I remark the ALUMIAR market plays an important role in the community as a collective space of construction and promotion of agroecology in Nova Friburgo.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10504
Appears in Collections:Mestrado em Agricultura Orgânica

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Gabriela de Ataíde Fonseca.pdf1.97 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.