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Tipo do documento: Dissertação
Title: Semáforo nutricional (Traffic light labeling) e seu efeito na avaliação dos alimentos pelo consumidor
Other Titles: Traffic light labeling and its effect on food evaluation by consumer
Authors: Lima, Mayara Freitas
Orientador(a): Deliza, Rosires
Primeiro coorientador: Rosenthal, Amauri
Primeiro membro da banca: Deliza, Rosires
Segundo membro da banca: Cruz, Adriano Gomes da
Terceiro membro da banca: Menezes, Ellen Mayra da Silva
Keywords: Escolhas saudáveis;Rotulagem;Informação nutricional;Healthy choices;Labeling;Nutrition facts
Área(s) do CNPq: Ciência e Tecnologia de Alimentos
Idioma: por
Issue Date: 23-Feb-2015
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos
Citation: LIMA, Mayara Freitas. Semáforo nutricional (Traffic light labeling) e seu efeito na avaliação dos alimentos pelo consumidor. 2015. 77 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciência de Alimentos) - Instituto de Tecnologia, Departamento de Tecnologia de Alimentos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2015.
Abstract: A obesidade é considerada um dos maiores problemas de saúde pública mundial. Atualmente o excesso de peso atinge aproximadamente metade da população brasileira adulta, e as principais causas estão associadas a má alimentação e o sedentarismo. Uma alternativa para melhorar a qualidade nutricional dos alimentos consumidos é através da utilização da rotulagem nutricional, pois esta quando eficaz tem o potencial para reduzir a prevalência de obesidade, promovendo escolhas mais saudáveis no momento da compra, porém, o modelo atual é considerado complicado para grande parte dos consumidores. Uma alternativa ao modelo de informação nutricional de Ingestão Diária Recomendada (IDR%) é o semáforo Nutricional (Traffic Light Labeling) um sistema simples que indica os níveis de quatro nutrientes chave, são eles: gorduras totais, gorduras saturadas, açúcares e sódio através das cores do semáforo. A escolha da cor é baseada no conteúdo de cada nutriente por 100 g de alimento que pode então ser convertido em quantidade por porção. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da informação sobre o conteúdo de nutrientes de produtos industrializados utilizando o semáforo nutricional(SN) na percepção da qualidade nutricional pelo consumidor. Para tal foram aplicados 2 questionários online que buscavam a percepção sobre a saudabilidade de alimentos e a compreensão e atratividade de diferentes modelos de informação nutricional. Após a avaliação destes resultados foi realizado um teste utilizando a análise conjunta e de segmento para avaliar o quão saudável foram considerados os alimentos estudados. Os resultados dos questionários mostraram que alimentos como frutas e vegetais foram considerados os mais saudáveis, já refrigerantes, balas e biscoitos os menos saudáveis. Porém não houve um consenso em relação a um grupo de alimentos como requeijão, barra de cereal e blanquet de peru. O modelo de rotulagem nutricional considerado mais compreensivo e atrativo foi o SN tradicional. Após a aplicação do teste formaram-se dois segmentos de características socioeconômicas e de consumo dos alimentos do estudo similares, embora os consumidores tenham apresentado boa consciência em relação a saúde e rotulagem de alimentos, o primeiro segmento obteve médias ligeiramente maiores. A análise conjunta verificou que o atributo de maior relevância na avaliação de quão saudável são os alimentos foi o tipo de produto (81,87%), seguido do tipo de informação nutricional (11,32%), e marca (6,81%), mesmo tendo 79% dos consumidores afirmado utilizar as informações do tipo semáforo na avaliação dos alimentos. Entre os segmentos a importância relativa de cada nível manteve o mesmo padrão. Devido ao fato do estudo ter sido conduzido ás cegas pode-se concluir que para o SN ou qualquer tipo de informação nutricional ser uma ferramenta útil na escolha alimentar da população são necessárias intervenções públicas para orientação e conscientização para o uso dessas ferramentas.
Abstract: Obesity is one of the biggest problems in world public health.Currently being overweight affects approximately half of the Brazilian population, and the main causes are associated with poor diet and physical inactivity. An alternative to improve the nutritional quality of the food consumed is the use of nutritional labeling, when effective has the potential to reduce the prevalence of obesity by promoting healthier choices when buying, however, the current model is considered difficult to understand for many consumers. An alternative to nutritional facts model of Recommended Daily Intake (RDI %) is the Traffic Light Labeling a simple system that indicates the levels of four key nutrients, they are total fat, saturated fat, sugars and sodium through the light colors. The color choice is based on the content of each nutrient per 100 g of food that can then be converted to amount per serving. The objective of this study was to evaluate the effect of information on the content of processed products using nutrients nutritional traffic light (TLL) in the perception of nutritional quality by the consumer. For that were applied 2 online questionnaires searching the perception of food healthiness and the understanding and attractiveness of different models of nutritional facts. After evaluation of these results, a test was performed using conjoint and cluster analysis to explain how healthy foods studied were considered. The questionnaire results showed that foods like fruits and vegetables were considered the most healthy,and soft drinks, candy and crackers less healthy. But there was no consensus about some items such as cream cheese, cereal bar and turkey blanquet. The nutrition labeling model considered more comprehensive and attractive was the traditional TLL. After the application of the test, two segments was formed with socioeconomic characteristics and food consumption similar. The consumers have shown good awareness of health and food labeling, but the first segment achieved slightly higher averages. The analysis found that the most important attribute to evaluate food's health is the type of product (81.87%), followed by the nutrition information (11.32%), and mark (6.81%), even when 79% of consumers stated that they use the traffic light labeling in the evaluation of food. Among the segments the relative importance of each level remained the same pattern. Because the study was conducted blindly can be concluded that for SN or any type of nutritional facts is a useful tool in the diet of the population choose public interventions are necessary guidance and awareness for the use of these tools.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11106
Appears in Collections:Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos

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