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dc.contributor.authorAraújo, Elson Ferreira de
dc.date.accessioned2023-12-22T01:53:05Z-
dc.date.available2023-12-22T01:53:05Z-
dc.date.issued2015-06-10
dc.identifier.citationARAÚJO, Elson Ferreira de. Argentina e Brasil nas décadas de 1940 e 1950: ideias de modernidade a partir do concretismo. 2015. 61 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2015.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11485-
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo analisar os processos de consagração dos movimentos de arte abstrata argentinos e brasileiro iniciados nas décadas de 1940 e 1950, especificamente as relações dos atores desses movimentos com debates intelectuais e políticos da época. Observa-se como o concretismo absorve debates dos campos intelectual e político (marxismo, trotskismo) para afirmar o movimento como marcador de uma ruptura no campo da arte moderna, atestado pela vinculação entre arte e vida. Outro aspecto do trabalho diz respeito ao modo como os artistas que protagonizaram esses movimentos são trazidos de distintas formas na construção da narrativa para o concretismo como Escola que se hegemoniza no campo da arte moderna brasileira e argentina a partir da década de 1950.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConcretismopor
dc.subjectMarxismopor
dc.subjectArte Modernapor
dc.subjectArte Modernospa
dc.titleArgentina e Brasil nas décadas de 1940 e 1950: ideias de modernidade a partir do concretismopor
dc.title.alternativeArgentina y Brasil en las décadas de 1940 y 1950: ideas de modernidad desde el concretismospa
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherEl objeivo de este trabajo es analizar el proceso de consagración de los movimientos de arte abstracto argentino e brasileño enpezados en los años de 1940 y 1950, específicamente las relaciones de los agentes de estos movimientos con debates intelectuales y politicos sucedidos en la época. Es observado como el concretismo absorbe discusiones de los ámbitos intelectuales y politicos (marxismo y trotskismo) para afirmar el movimiento como indicador de una ruptura en el campo del arte moderno, atestiguada por la vinculación entre arte y vida. Otro aspecto de la obra se relaciona con el modo como los artistas que llevaron a cabo estos movimientos son recobrados de diferentes maneras en la construción narrativa del concretismo como Escuela hegemonizada en el campo del arte moderno brasileño y argentino desde 1950.spa
dc.contributor.advisor1Sant’anna, Sabrina Marques Parracho
dc.contributor.advisor1ID080.779.297-70por
dc.contributor.referee1Sant’anna, Sabrina Marques Parracho
dc.contributor.referee2Perruso, Marco Antonio
dc.contributor.referee3Bôas, Glaucia Kruse Villas
dc.creator.ID953.160.942-04por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3977486252923528por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
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dc.subject.cnpqSociologiapor
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