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Tipo do documento: Dissertação
Title: Tecendo trajetórias identitárias: Universidade Federal de Juiz de Fora em interação com a comunidade quilombola de São Pedro de Cima
Other Titles: Weaving identification trajectories: Federal University of Juiz de Fora in interaction with the quilombola community of São Pedro de Cima
Authors: Teixeira, Tiago Bustamante
Orientador(a): Moreira, Roberto José
Primeiro membro da banca: Moreira, Roberto José
Segundo membro da banca: Lerrer, Débora Franco
Terceiro membro da banca: Carneiro, Leonardo de Oliveira
Keywords: Federal University of Juiz de Fora;Subjectivity;Collective action;Agroecology;Universidade Federal de Juiz de Fora;Subjetividade;Acão coletiva;Quilombolas;São Pedro de Cima - MG;Ecologia agrícola
Área(s) do CNPq: Sociologia
Idioma: por
Issue Date: 30-Sep-2016
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade
Citation: TEIXEIRA, Tiago Bustamante. Tecendo trajetórias identitárias: Universidade Federal de Juiz de Fora em interação com a comunidade quilombola de São Pedro de Cima. 2016. 147 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 2016.
Abstract: Este trabalho trata das transformações trazidas para o ambiente universitário a partir de interações com uma comunidade quilombola. A Comunidade São Pedro de Cima, localizada no município de Divino, Minas Gerais recebeu em 2007 um grupo de alunos da disciplina de geografia agrária do curso de geografia, departamento de geociências, da Universidade Federal de Juiz de Fora para a realização de uma atividade pedagógica que tinha como proposta um trabalho de campo sobre comunidade quilombolas. Tal atividade proporcionou desdobramentos que geraram a criação e a execução de projetos de extensão universitária, voltados para a comunidade, que se desenvolveram por 9 anos. A base empírica desta pesquisa faz menção ao envolvimento do pesquisador nesta trajetória como participante dos projetos de extensão que impulsionaram esta interação. Utilizaram-se ainda dados coletados em trabalho de campo com observações na CSPC e entrevistas com pessoas da UFJF envolvidas nesta trajetória. Remonta-se a aspectos significativos desta trajetória buscando demonstrar as influências desta interação para a UFJF. Nos pautamos na noção de subjetividades coletivas, cunhada por Domingues, que incluem as dimensões conscientes e inconscientes destes processos de identificação assim como seu componente relacional. Coube a este estudo os processos de constituição de coletividades protagonizado por estudantes e professores dessa instituição. Vemos nestas coletividades os vetores de inserção de discussões e práticas em torno das temáticas de quilombo e agroecologia. Buscamos entender o impacto destas temáticas e desta interação no processo de formação universitária. Encaminha-se a discussão buscando compreender a importância dessas praticas, realçando o papel da extensão e procurando elucidar as influências trazidas para o ambiente universitário.
Abstract: This work deals with the changes brought to the university environment from interactions with a quilombo community (or quilombola community). The Community of São Pedro de Cima (CSPC), located in the town of Divino, in the state of Minas Gerais, hosted in 2007 a group of students of the discipline Agrarian Geography, of the course of Geography, of the Geosciences Department of the Federal University of Juiz de Fora (UFJF), in order to conduct an educational activity proposed as a field work of quilombola community. This activity provided developments that led to the creation and implementation of university extension projects for the community which were developed for 9 years. The empirical basis of this research mentions the involvement of the researcher as a participant in the development of the extension projects that have driven these interactions. Data collected in the field work through the observation of the CSPC and the interviews with people of the UFJF involved in this trajectory were also used. Important aspects of this trajectory were treated in an attempt to demonstrate the influence of this interaction for UFJF. We were guided by the notion of collective subjectivities, created by Domingues, which includes the conscious and unconscious dimensions of these identification processes as well as its relational component. The present work focused the constitution processes of collectivities lived by students and teachers of the institution. In these collectivities, we observe vectors of insertion of discussions and practices on both the themes of quilombo and agroecology. We try to understand the impact of these issues and of the interaction in the university education process. The discussion is conducted in a way that tries to understand the importance of these practices, highlighting the role of the whole university’s extension project and elucidating the influences brought to the university environment.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11589
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade

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