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dc.contributor.authorNyaradi, Neidi de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-22T01:55:01Z-
dc.date.available2023-12-22T01:55:01Z-
dc.date.issued2004-03-16
dc.identifier.citationNYARADI, Neidi de Oliveira. Habilidades sociais e competência social do professor líder. 2004. 52 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2004.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11625-
dc.description.abstractEste trabalho propôs-se analisar a liderança, as habilidades sociais e a competência social, no contexto profissional, ou melhor, no contexto educativo, uma vez que a função do magistério privilegia o repertório de habilidades sociais, a competência social e a liderança, sendo fundamental para o sucesso e o bom desempenho na díade professor aluno. O estudo teve como objetivo avaliar e relacionar as habilidades presentes no repertório dos professores percebidos como líderes pelos alunos do curso de Administração de uma instituição particular de ensino superior tendo como base o Inventário de Habilidades Sociais de Del Prette, a Teoria da Liderança baseada em Princípios, a Teoria de Covey e a Teoria dos Traços. A questão levantada pretendeu identificar se os professores indicados, pelos alunos, com base no referencial teórico, poderiam ser considerados líderes. Os resultados revelaram que quase todos os professores avaliados apresentam alto ou bom repertório de habilidades, no entanto, apenas três deles foram percebidos como líderes pelos alunos. Ao mesmo tempo pode-se verificar que professores com indicação muito baixa de liderança também apresentaram repertório de habilidades sociais considerado bom. Os professores que apresentaram baixo repertório, com indicação para treinamento ou programas de intervenção, não são percebidos como líderes. Os resultados das avaliações comprovaram as indicações, no entanto, não se pode deixar de levar em conta as variáveis pessoais, ambientais e situacionais. O IHS Del Prette, um instrumento de auto-relato projetado para nossa realidade, permitiu identificar déficits e recursos em habilidades sociais bem como revelou aspectos de autopercepção e de auto-estima dos indivíduos tão importantes no contexto profissional nos dias atuais.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectrelações sociaispor
dc.subjectdesempenho socialpor
dc.subjectliderançapor
dc.subjectsocial Relationseng
dc.subjectsocial performanceeng
dc.subjectleadershipeng
dc.titleHabilidades sociais e competência social do professor líderpor
dc.title.alternativeThe leader teacher s social abilities and competenceeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis paper was aimed to provide an analysis on leadership, social abilities and social competence in an educational one, since teaching privileges a repertoire of social abilities, social competence and leadership as fundamental for the success and good performance of the duet teacher student. The objective of this study was also to evaluate and to account the abilities that appeared on the repertoire of those teachers perceived as leaders by students of Management at a private higher education institution having as a basis the Del Prette s Inventary of Social Abilities, The Leadership Theory based on Principles and the Traits Approach of Leadership. The research was intended to identify if the teachers mentioned on the previous theoretical basis could be considered leaders. The results found out that almost all the teachers evalued showed excellent or good repertoire of abilities, although only three among then had been considered leaders by the students. At the same time, it was noticed that teachers who had a very low level of nominations also showed a potentially good repertoire. The teachers who presented a weak repertoire, thus being suitable for training or intervention programs corresponded to the student s perception; that is, they had not been considered leaders. The evaluation results matched up the level of nominations; however, one should take into consideration changeable personal, environmental and circumstantial aspects. The Del Prette s Inventary an instrument of self- relating planned for our reality permitted the identification of deficits and social ability resources as well as revealed self-perception and self-esteem aspects highly important in professional terms those days.eng
dc.contributor.advisor1Boas, Ana Alice Vilaspt_BR
dc.contributor.advisor1ID559.274.916-34por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723288D7por
dc.creator.ID102.702.807-15por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedadepor
dc.subject.cnpqAdministraçãopor
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/614
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-28T20:12:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2006 - Neidi de Oliveira Nyaradi.pdf: 1156625 bytes, checksum: 7b635c8c6cb24bbaa218d5c5d9b10e51 (MD5) Previous issue date: 2004-03-16eng
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade

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