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Tipo do documento: Dissertação
Title: Ecossistemas acadêmicos de inovação: o caso da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Other Titles: Academic Innovation Ecosystems: The Case of the Federal Rural University of Rio de Janeiro
Authors: Campos, Rudson
Orientador(a): Renault, Thiago Borges
Primeiro membro da banca: Renault, Thiago Borges
Segundo membro da banca: Freitas, Alexandre Jeronimo de
Terceiro membro da banca: Amaral, Marcelo Gonçalves do
Keywords: Sistemas de inovação;Hélice tríplice;Ecossistemas acadêmicos de inovação;Innovation systems;Triple helix;Academic innovation ecosystems
Área(s) do CNPq: Economia
Idioma: por
Issue Date: 7-Apr-2021
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Economia Regional e Desenvolvimento
Citation: CAMPOS, Rudson. Ecossistemas acadêmicos de inovação: o caso da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 2021. 125 f. Dissertação (Mestrado em Economia Regional e Desenvolvimento) - Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021.
Abstract: O conhecimento e a inovação são os mais importantes fatores, que definem o desenvolvimento e a competitividade de empreendimentos, nações, regiões e até mesmo indivíduos. Nesse sentido, a organização de processos de aprendizado e conhecimento, serve como base cada vez maior para a concorrência. Portanto, as universidades despontam como atores nos sistemas regionais e nacionais de inovação, sendo responsáveis pela criação e fornecimento de conhecimento para inovação industrial. A interação entre universidade-indústria-governo traduzido no conceito da hélice tríplice remete a universidade a um novo patamar, transformando instituições de ensino superior em universidades empreendedoras. A fim de aproveitar o conhecimento para inovação, vínculos indústria-universidade tem que ser estimulados através de vários mecanismos de apoio a inovação, como a promoção do empreendedorismo acadêmico, desenvolvimento de parques científicos, centros de incubadoras e estabelecimento de infraestrutura de suporte à transferência de tecnologia. Dessa maneira, o presente estudo visa analisar a atuação da UFRRJ na formação de um ecossistema acadêmico de inovação, abordando aspectos históricos, operacionais, administrativos, financeiros e regimentais, visando também identificar os resultados criados nesta atuação, tais como projetos conjuntos de pesquisa e desenvolvimento com entes externos, depósito de patentes, criação de empresas de base tecnológica, tendo como pano de fundo o dinamismo econômico externo em que a UFRRJ está inserida. Nessa perspectiva, por meio de uma pesquisa exploratória, esse estudo objetiva constituir um retrato atual do processo de evolução do ecossistema de inovação da Universidade com utilização de fontes de evidências: pesquisa documental, pesquisa bibliográfica, levantamento de dados e entrevistas. A partir disso, foi possível identificar características específicas do ecossistema acadêmico de inovação da UFRRJ, no qual observa-se fragilidades relativas à infraestrutura e mão de obra nos intermediários de inovação, atrelado a uma fraca cultura empreendedora dentro da comunidade acadêmica, baixa interação com entes externos, forte pessoalidade nas ações e processos interativos e uma deficiente coordenação por parte da Universidade. Sendo assim, o ecossistema acadêmico de inovação da UFRRJ é caracterizado como descoordenado, despercebido e desconectado, atrelado a uma falta de planejamento estratégico no que tange ao tema por parte da UFRRJ, a qual carece de gestão de processos e de pessoas.
Abstract: Knowledge and innovation are the most important factors, which define the development and competitiveness of enterprises, nations, regions and even individuals. In this sense, the organization of learning and knowledge processes, serves as an increasing basis for competition. In this way, universities emerge as actors in regional and national innovation systems, being responsible for creating and providing knowledge for industrial innovation. The interaction between university-industry-government translated into the triple helix concept takes the university to a new level, transforming higher education institutions into entrepreneurial universities. In order to harness knowledge for innovation, industry-university links have to be stimulated through various mechanisms to support innovation, such as the promotion of academic entrepreneurship, the development of science parks, incubator centers and the establishment of support infrastructure for the transfer of knowledge. technology. Thus, the present study aims to analyze the role of UFRRJ in the formation of an academic innovation ecosystem addressing historical, operational, administrative, financial and regimental aspects, also aiming to identify the results created in this performance, such as joint research and development projects with external entities, filing of patents, creation of technology-based companies, with the background of the external economic dynamism in which UFRRJ is inserted. In this perspective, through an exploratory research, this study aims to constitute a current portrait of the evolution process of the University's innovation ecosystem using sources of evidence: documentary research, bibliographic research, data collection and interviews. From this, it was possible to identify specific characteristics of the academic innovation ecosystem at UFRRJ, in which weaknesses related to infrastructure and labor in innovation intermediaries are observed, linked to a weak entrepreneurial culture within the academic community, low interaction with Loved Ones externalities, strong personality in interactive actions and processes, and poor coordination by the University. Thus, the academic ecosystem of innovation at UFRRJ is characterized as uncoordinated, unnoticed and unplugged, linked to a lack of strategic planning on the subject by UFRRJ, which lacks process and people management.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12105
Appears in Collections:Mestrado em Economia Regional e Desenvolvimento

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