Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12123
Tipo do documento: Dissertação
Title: Uso da plataforma MOODLE como metodologia suplementar ao ensino e aprendizagem - estudo de caso no Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca - Espírito Santo
Other Titles: Use of the MOODLE platform as a supplementary methodology to teaching and learning - a case study in the Integrated State Center of Rural Education of Águia Branca - Espírito Santo
Authors: Cruz, Edimar Almeida da
Orientador(a): Pereira, Jorge Luiz de Goes
Primeiro membro da banca: Souza, Nádia Maria Pereira de
Segundo membro da banca: Rocha, Sérgio Luiz Alves da
Keywords: Tecnologia de Informação e Comunicação;Ambiente Virtual de Aprendizagem;Ferramentas de Gestão;Information and Communication Technology;Virtual Learning Environment;Management tools
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 14-Nov-2017
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: CRUZ, Edimar Almeida da. Uso da plataforma MOODLE como metodologia suplementar ao ensino e aprendizagem - estudo de caso no Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca - Espírito Santo. 2017. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2017.
Abstract: O presente estudo teve como objetivo geral avaliar o desenvolvimento, formatação e aplicação de um AVA hospedado na Plataforma MOODLE, integrada ao contexto presencial da disciplina de Ferramentas de Gestão, ministrada no 2° e 3° anos do Ensino Técnico em Agropecuária do Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca, Espírito Santo. A pesquisa adotou a metodologia de estudo de casos, auxiliada por instrumentos como, observação participante, questionário, pesquisa bibliográfica e ainda relatórios do MOODLE. Parte dos resultados obtidos na pesquisa pode ser visto na internet, através do seguinte endereço eletrônico www.ceiernarede.com. As demais percepções destacadas pelos sujeitos da pesquisa dizem respeito aos seguintes pontos principais: o ambiente proporciona interação, possibilita a elucidação de dúvidas, permite a realização de trocas de ideias, estimula o estudante a pensar rápido, permiti a revisão e fixação dos conteúdos, otimiza o tempo de estudo e, por fim, é uma metodologia prática e de fácil manuseio. Destacamos ainda que à inserção efetiva e perene da Plataforma MOODLE no contexto presencial do CEIER-AB, deve ainda passar por obstáculos de ordens diversas, antes que se firme como uma metodologia séria e eficiente de ensino aprendizagem, auxiliando o ensino não apenas na instituição na qual foi gestada, mas também em outras escolas pertencentes ao espaço rural e urbano.
Abstract: The present study had as general objective to evaluate the development, format and application of an AVA hosted in the MOODLE Platform, integrated to the face-to-face context of the Management Tools discipline, given in the 2nd and 3rd years of the Technical Education in Agriculture and Livestock of the Integrated State Center of Rural Education of White Eagle, Espírito Santo. The research adopted the methodology of case studies, aided by instruments such as participant observation, questionnaire, bibliographic research, as well as MOODLE reports. Part of the results obtained in the research can be seen on the Internet, through the following electronic address www.ceiernarede.com. The other perceptions highlighted by the research subjects concern the following main points: the environment provides interaction, allows the elucidation of doubts, allows the exchange of ideas, stimulates the student to think fast, allow the revision and fixation of the contents, optimizes the study time and finally is a practical and easy to use methodology. We also emphasize that the effective and perennial insertion of the MOODLE Platform in the face-to-face context of CEIER-AB, must also go through obstacles of different orders, before it is established as a serious and efficient methodology of teaching learning, aiding teaching not only in which was created, but also in other schools belonging to rural and urban space
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12123
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - Edimar Almeida da Cruz.pdf3.3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.