Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12124
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSouza, Dayane Olivério de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:03:13Z-
dc.date.available2023-12-22T02:03:13Z-
dc.date.issued2017-06-12
dc.identifier.citationSOUZA, Dayane Olivério de. Saberes matemáticos empíricos de pescadores da Colônia Z-39 de Conceição do Araguaia - PA. 2017. 43 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2017.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12124-
dc.description.abstractNeste trabalho de pesquisa valorizamos os saberes e fazeres matemáticos empíricos de uma comunidade pesqueira em que encontram na pesca uma alternativa de sobrevivência, e que utilizam a matemática como ferramenta essencial para realização de suas atividades profissionais diárias de pescadores. A pesquisa foi realizada na Colônia de Pescadores Z-39 do munícipio Paraense de Conceição do Araguaia, e teve como objetivo investigar a geração e difusão dos saberes matemáticos pelos pescadores em suas atividades profissionais. O objeto de estudo foi o conhecimento matemático e a utilização deste conhecimento em uma comunidade pesqueira. A base teórica da Investigação é a Etnomatemática, segundo a visão do autor brasileiro Ubiratan D’Ambrósio. Utilizamos uma abordagem qualitativa. Os sujeitos participantes da pesquisa foram os pescadores da Colônia Z-39. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram entrevistas, observações e conversas. Os dados coletados foram organizados de modo a não se distanciar do objetivo da pesquisa. Os assuntos abordados com os pescadores foram agrupados e analisados através de cinco categorias, em que buscou analisar o perfil dos pescadores, seus saberes da pesca, a matemática e o pescador, o comércio do pescado, e a pesca e a cidade de Conceição do Araguaia. Os resultados da pesquisa mostram que os saberes e fazeres matemáticos empíricos dos profissionais da pesca da Colônia Z-39 contribuem de maneira significativa para a melhoria de suas vidas sociais e econômicas. Através dos achados em campo, a investigação conclui, e confirma o que outras pesquisas desenvolvidas na área de etnomatemática apontam, que os saberes matemáticos de uma determinada comunidade e povo, adquiridas através de suas experiências diárias de convívio familiar, atividades profissionais e ambiente social, são suficientes para a solução de questões de sobrevivência que envolvam a matemática.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSaberes matemáticospor
dc.subjectetnomatemáticapor
dc.subjectpescadorespor
dc.subjectgeração do conhecimentopor
dc.subjectConceição do Araguaiapor
dc.subjectMathematical knowledgeeng
dc.subjectethnomathematicseng
dc.subjectfishermeneng
dc.subjectgeneration of knowledgeeng
dc.titleSaberes matemáticos empíricos de pescadores da colônia Z-39 de Conceição do Araguaia - PApor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherIn this research we value the knowledge and empirical mathematical practices of a fishing community in which they find in fishing an alternative of survival, and that use mathematics as an essential tool to carry out their daily activities of fishermen. The research was carried out in the Fishermen's Colony Z-39 of the Municipality Paraense of Conceição do Araguaia, and aimed to investigate the generation and dissemination of mathematical knowledge by fishermen in their professional activities. The object of study was the mathematical knowledge and the use of this knowledge in a fishing community. The theoretical basis of the research is Ethnomathematics, according to the vision of Brazilian author Ubiratan D'Ambrósio. We use a qualitative approach. The subjects that participated in the research were the fishermen of Colônia Z-39. The instruments of data collection used were interviews, observations and conversations. The data collected were organized so as not to distance themselves from the research objective. The subjects dealt with the fishermen were grouped and analyzed through five categories, in which it sought to analyze the profile of fishermen, their knowledge of fishing, mathematics and fisherman, fish trade, and fishing and the city of Conceição do Araguaia . The results of the research show that the empirical mathematical knowledge and practices of the Z-39 Colony's fishing professionals contribute significantly to the improvement of their social and economic lives. Through the findings in the field, the research concludes, and confirms what other research developed in the field of ethnomathematics points out, that the mathematical knowledge of a particular community and people, acquired through their daily experiences of family life, professional activities and social environment, Are sufficient for solving survival questions involving mathematics.eng
dc.contributor.advisor1Mattos, José Roberto Linhares de
dc.contributor.advisor1ID549.417.927-34por
dc.contributor.referee1Mattos, osé Roberto Linhares de
dc.contributor.referee2Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
dc.contributor.referee3Mattos, Sandra Maria Nascimento de
dc.creator.ID984.772.852-68por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0376474863158428por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/9067/2017%20-%20Dayane%20Oliv%c3%a9rio%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/15684/2017%20-%20Dayane%20Oliv%c3%a9rio%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/21986/2017%20-%20Dayane%20Oliv%c3%a9rio%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/28368/2017%20-%20Dayane%20Oliv%c3%a9rio%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/34782/2017%20-%20Dayane%20Oliv%c3%a9rio%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/41178/2017%20-%20Dayane%20Oliv%c3%a9rio%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/47580/2017%20-%20Dayane%20Oliv%c3%a9rio%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/54018/2017%20-%20Dayane%20Oliv%c3%a9rio%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2543
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2019-01-02T17:01:35Z No. of bitstreams: 1 2017 - Dayane Olivério de Souza.pdf: 1350347 bytes, checksum: d1ef15e1b4dfb485e18a084a493278a3 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-02T17:01:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Dayane Olivério de Souza.pdf: 1350347 bytes, checksum: d1ef15e1b4dfb485e18a084a493278a3 (MD5) Previous issue date: 2017-06-12eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - Dayane Olivério de Souza.pdfDocumento principal1.32 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.