Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12176
Tipo do documento: Dissertação
Title: O PROEJA segundo seus docentes
Other Titles: PROEJA according to teachers
Authors: Silva, Nelson Duarte da
Orientador(a): Santos, Gabriel de Araújo
Primeiro membro da banca: Vieira, Josimar Aparecido
Segundo membro da banca: Monteiro, Rosa Cristina
Keywords: Inclusão Social;Educação de Jovens e Adultos;Educação Profissional;qualificação;Social Inclusion;Youth and Adult Education;Profissional Education;qualification
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 31-Oct-2012
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: SILVA, Nelson Duarte da. O PROEJA segundo seus docentes. 2012. [73 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
Abstract: O texto faz uma reflexão sobre o PROEJA – Programa de Educação de Jovens e Adultos, implantado no Brasil em 2005, pelo Decreto nº 5.478. Em 2006, o governo Lula emitiu um decreto estabelecendo que o PROEJA seria um programa de inclusão social e faria parte da política da reforma do ensino profissional do país, direcionado a uma camada da população excluída da educação regular que ultrapassou a idade de escolarização. Diante desta realidade, esta pesquisa tem como objetivo constatar o nível de qualificação, motivação e a visão dos docentes que atuam ou estão envolvidos nesse programa, tendo em vista a expectativa gerada na comunidade escolar ao possibilitar, com esta política educacional, o resgate de uma dívida social acumulada ao longo do tempo junto às camadas populares. Ao completar quatro anos da data da publicação do Decreto de criação do PROEJA, buscamos nesta pesquisa, conhecer os programas de inclusão social implantados no governo Lula e diagnosticar a situação do PROEJA na visão de seus docentes. Por ser instituído por um Decreto, o PROEJA foi implantado nas instituições federais de ensino às pressas e sem tempo de qualificação dos docentes, causando impacto aos profissionais que nele deveriam atuar, pois era uma modalidade de ensino muito diferente da que era tradicionalmente oferecida Surge assim, uma questão: Qual é o nível de qualificação oferecida aos docentes para atuarem no PROEJA sem comprometer a qualidade imposta pelo Decreto de implantação? O objetivo é verificar se os Docentes atuantes no Programa de Formação Integrada ao Ensino Profissional oferecido no IFRS - Câmpus Sertão e IFFarroupilha - Câmpus São Vicente do Sul, obtiveram qualificação no âmbito do PROEJA, para atuar no programa de forma consciente e satisfatória para formar profissionais qualificados para se inserirem no mercado de trabalho com condições de ingresso e permanência nesse mercado. Para a investigação proposta, tomamos como instrumentos de coleta de dados a literatura sobre o tema, fontes bibliográficas primárias, documentos oficiais e realizamos a aplicação de entrevista ao grupo de docentes envolvidos com o objetivo de verificar se tiveram oportunidade de qualificação, em que nível e constatar o grau de motivação para atuar no PROEJA em seu Câmpus.
Abstract: The text is a reflection about the PROEJA - Program for Youth and Adult Education, established in Brazil in 2005, by Decree number 5478. In 2006, Lula's government issued a decree establishing that PROEJA would be a social inclusion program and make the policy of reform of professional education in the country, targeting a segment of the population excluded from the regular education that is over the age of schooling. Given this reality, this research aims to establish what level of qualification, motivation and vision of teachers who work or are involved in this program, taking into account the generated expectation in the school community by allowing, with this educational policy, the recovery of a social debt accumulated over time along the lower classes. After completing four years of the date of publication of the decree creating the PROEJA, we seek in this research, knowing the social inclusion programs implemented by Lula’s government and diagnose the situation of PROEJA according to teachers. Being established by a decree, the PROEJA was implemented in federal institutions of learning in a hurry and no time for qualification of teachers, impacting the professionals that should act on it because it was a kind of teaching very different from that traditionally offered. So, appears a question: What is the level of qualification offered to teachers to work in PROEJA without compromising the quality of implementation imposed by Decree? The goal is to verify if the teachers that work in integrated training programs offered in the Professional Education IFRS – CâmpusSertão and IFFarroupilhaCâmpus - Câmpus São Vicente do Sul, were qualified for the PROEJA, to act consciously in the program to train professionals and satisfactory qualified to enter in the labor market with conditions of entry and stay in this market. For the proposed research, we take as data collection instruments to the literature on the subject, primary literature sources, official documents and conduct the application interview to a group of teachers involved in order to see if had a chance of qualification, at what level and see the degree of motivation to act on its Câmpus in PROEJA
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12176
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012 - Nelson Duarte da Silva.pdfNelson Duarte da Silva1.35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.