Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12191
Tipo do documento: Dissertação
Title: Obstáculos à educação: as representações sociais de pais, alunos e profissionais da educação
Other Titles: Obstacles to education: the social representations of parents, students and education professionals
Authors: Batista, Adnelson Jati
Orientador(a): Souza, Marcos Aguiar de
Primeiro membro da banca: Souza, Marcos Aguiar de
Segundo membro da banca: Oliveira, Valéria Marques de
Terceiro membro da banca: Santos, Roseli Bernardo Silva dos
Keywords: Contexto escolar;Dificuldades Financeiras;Ensino Profissionalizante;Representação Social;Rotina Desgastante;School context;Financial difficulties;Vocational Education;Social representation;Exhausting routine
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 11-Sep-2015
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: BATISTA, Adnelson Jati. Obstáculos à educação: as representações sociais de pais, alunos e profissionais da educação. 2015. 63 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2015.
Abstract: Este resumo apresenta o resultado final da pesquisa sobre a Representação Social dos discentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, concernentes às barreiras à Educação Profissional Agrícola. Embasou-se o estudo pela Teoria da Representação Social proposta inicialmente por Moscovici. Utilizou-se para coleta de dados o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e aplicou-se questionário semiestruturado do tipo evocações livres, contendo cinco questões abertas. Organizou-se os dados pela técnica de Análise de Conteúdos nos termos de Bardin, pela qual, classificou-se sete categorias, assim nomeadas: Valor Fisiológico; Valor Cognitivo; Valor Pessoal; Valor Lúdico e de Sensação de Bem Estar; Valor Pragmático; Valor Social e; Percepção do Ambiente Geográfico. A estas, agruparam-se vinte e sete subcategorias, organizadas pelo critério semântico. A designação das categorias ocorreu em uma associação entre as evocações e a elaboração pessoal vivenciada pelo discente. Observamos que os obstáculos presentes no percurso formativo, na perspectiva dos alunos do CNP, que implicam na conclusão do curso, estão ligados a barreiras internas e externas. Percebemos ao longo da análise que essas barreiras se impõem e são decisivas na hora do aluno optar pela EPA. Com o resultado desse estudo pretendemos orientar ações futuras que minimizem tais obstáculos educacionais, haja vista que, das dezoito subcategorias de palavras evocadas organizadas e analisadas, 94,44% delas referem-se a obstáculos internos a escola. E de maneira mais particular, 77,78% das dificuldades que os alunos enfrentam são genuinamente pertencentes ao contexto escolar, como visto em: qualidade do alimento, atenção à saúde, energia elétrica, laboratórios, falta de armário, entre outras afins.
Abstract: This summary presents the final results of research on the Social Representation of the students of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Roraima, concerning the barriers to the Agricultural Vocational Education. Underwrote up the study by the Theory of Social Representation first proposed by Moscovici. It was used for data collection, the Consent Agreement and Informed and applied semi-structured questionnaire type free evocations, with five open questions. Organized the data by content analysis technique according to Bardin, why, ranked number seven categories, so named: Value Physiological; Cognitive value; Personal value; Playful value and sensation of wellness; Pragmatic value; Social value and; Perception of Geographical Environment. These schools were grouped twenty-seven subcategories, organized by semantic criteria. The description of the goods occurred in an association between the evocations and personal development experienced by the students. We note that the obstacles present in the training course, from the perspective of students of the CNP, which imply the completion of the course are linked to internal and external barriers. Realized in the analysis that these barriers are imposed and are decisive at the time the student opt for the EPA. With the result of this study we intend to guide future actions to minimize such educational obstacles, given that, of the eighteen words evoked subcategories organized, 94.44% of them refer to internal obstacles to school. And more particular way, 77.78% of the difficulties that students face are genuinely belonging to the school context, as seen in: quality of food, health care, electricity, laboratories, lack of closet, and others like.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12191
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Adnelson Jati Batista.pdfDocumento principal1.14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.