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Tipo do documento: Dissertação
Title: As Novas tecnologias e suas contribuições para o ensino de geometria plana na educação agrícola
Other Titles: The new technologies and their contributions to the teaching of plane geometry in agricultural education. 2012. 64p. Dissertation (Master of Science in Agricultural Education). Agronomy Institu
Authors: Lola, Josenilson Lopes
Orientador(a): Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
Primeiro coorientador: Mattos, José Roberto Linhares de
Primeiro membro da banca: Motta, Carlos Eduardo
Segundo membro da banca: Pereira, Pedro Carlos
Keywords: Aprendizagem Matemática, ,;Cabri Géomètre;Níveis de Pensamento Geométrico;Mathematics Learning;Cabri Géomètre;Geometric Levels Thought
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 24-Feb-2012
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: LOLA, Josenilson Lopes. As Novas tecnologias e suas contribuições para o ensino de geometria plana na educação agrícola. 2012. 64 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
Abstract: Este trabalho apresenta dados referentes a uma pesquisa, com o objetivo de analisar se o software de geometria dinâmica Cabri Géomètre II contribui para melhorar a aprendizagem em matemática, no Ensino Médio Integrado em Agropecuária do Instituto Federal do Sertão Pernambucano – Campus Floresta, numa perspectiva construtivista, fundamentando-se principalmente na teoria dos níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico de van Hiele. Para que fosse possível encontrar respostas para o problema de pesquisa assim como alcançar os objetivos propostos, nossa pesquisa foi dividida em quatro etapas: Na primeira etapa, fizemos levantamento bibliográfico, na segunda etapa coletamos dados por meio da aplicação do pré-teste de van Hiele. A terceira etapa foi desenvolvida em laboratório de informática através de oficinas com o software Cabri, e na quarta etapa, aplicamos o pós-teste, com o objetivo de verificar o avanço ocorrido nos níveis de van Hiele, e o questionário semi – estruturado com o intuito de analisar as concepções dos sujeitos da pesquisa verificando assim os impactos na aprendizagem após o processo investigativo. Ao iniciarmos os estudos, todos os alunos participantes, encontravam-se no nível inicial de van Hiele (visualização) e ao término, constatamos que a grande maioria desses alunos avançaram para o nível dois (análise) e para o nível três de van Hiele, denominado de abstração. Fazendo uma leitura dos resultados obtidos e das respostas apresentadas pelos alunos ao questionário semi estruturado, podemos perceber que ambientes informatizados ampliam cada vez mais nossas capacidades intelectuais de forma que redes de comunicação nos viabilizam os mais variados tipos de informação nos proporcionando um melhor ensino/aprendizagem.
Abstract: This work presents data from a research that objectived the analysis of the dynamic geometry software Cabri Géomètre II to check if it contributes to improve the learning process of Mathematics for high school students at Instituto Federal do Sertão Pernambucano – Campus Floresta, in a constructivist perspective, basing itself mainly in van Hiele’s theory of geometric level thought development. In order to make possible finding answers to the problem stated in the research as well as reach the proposed objectives, this work was divided into four parts: in the first moment, we had the bibliographic research, in the second step we collected data applying van Hiele’s pre-test. The third stage was developed through works in a computer laboratory using the software Cabri, and in the last phase we applied the pre-test aiming the improvement verification that occurred in van Hiele’s levels, and the semistructured questionnaire that intended to analyze the research conceptions in order to verify the impacts in the learning process after the investigation. When the studies were initiated, all the students involved were in van Hiele’s initial level (visualization) and at the end, it was possible to find that the majority of these students moved on to van Hiele’s levels two (analysis) and three, that we call abstraction. Examining the achieved results and the answers given by the students in the semi-structured questionnaire, it was possible to observe that computerized environments expand our intellectual capacities in a way that communication networks give us different types of information providing a better teaching/learning.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12199
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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