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dc.contributor.authorDalarme, Roberta Silva Leme
dc.date.accessioned2023-12-22T02:03:47Z-
dc.date.available2023-12-22T02:03:47Z-
dc.date.issued2015-08-25
dc.identifier.citationDalarme, Roberta Silva Leme. A pesquisa como princípio educativo: uma análise de práticas pedagógicas no Instituto Federal Fluminense. 2015. [116 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12203-
dc.description.abstractA presente dissertação buscou analisar a pesquisa em seus princípios educativo e estruturante da prática pedagógica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana. Devido à especificidade deste estudo, utilizou-se de uma abordagem qualitativa, em razão da possibilidade de melhor análise e interpretação das impressões registradas pelos participantes a partir de suas concepções. Como primeiro recurso e visando investigar as concepções teórico-metodológicas de pesquisa científica e práticas investigativas, evidenciando-se metodologias de ensino voltadas para a investigação científica, numa perspectiva crítica e reflexiva, utilizou-se da pesquisa bibliográfica que possibilitou ao estudo o aprofundamento teórico necessário. Dando continuidade, procedeu-se com uma pesquisa documental, a fim de analisar a produção científica do locus deste estudo, com base no triênio 2012-2014, a qual evidenciou: número de bolsistas; cursos envolvidos e agentes financiadores dos projetos. Para a pesquisa de campo, optou-se por utilizar como instrumento de coleta, questionário composto de perguntas abertas, em sua maioria. O questionário foi aplicado aos professores do Módulo II do Curso Técnico em Agroindústria Concomitante ao Ensino Médio e possibilitou identificar a percepção dos mesmos acerca do desenvolvimento da pesquisa como atividade pedagógica, destacando-se as principais dificuldades encontradas para sua efetiva realização. Os dados obtidos por meio da pesquisa de campo foram analisados a posteriori à luz da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2009). Os resultados foram apresentados por meio de gráficos e tabelas permeados por fecunda discussão e confirmaram as considerações realizadas no decorrer deste estudo, as quais enfatizaram a predominância do modelo cartesiano nos ambientes educacionais e as práticas pedagógicas fundadas, principalmente, no repasse de conteúdos. Portanto, metodologias que se utilizam de abordagens críticas e reflexivas corroboram com as reflexões acerca do propósito maior da educação: formar pessoas emancipadas, críticas, conscientes, comprometidas e atuantes, conforme preconizam Pedro Demo e Theodor Adorno, teóricos que embasaram e direcionaram esta pesquisa. O presente estudo não almejou esgotar a discussão sobre metodologias de ensino capazes de estimular o processo de apropriação do saber, mas objetivou sugerir sobre novos caminhos que pudessem articular de forma efetiva e indissociável o ensino, a pesquisa e a extensão, fortalecendo esse tripé e, através da pesquisa como princípio educativo, assim como, outras práticas pedagógicas reflexivas, contribuir para que os educandos alcancem sua emancipaçãopor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPesquisa como Princípio Educativopor
dc.subjectEmancipaçãopor
dc.subjectEducar pela Pesquisa.por
dc.subjectResearch as Educational Principle,,eng
dc.subjectEmancipationeng
dc.subjectTeaching through Researcheng
dc.titleA pesquisa como princípio educativo: uma análise de práticas pedagógicas no Instituto Federal Fluminensepor
dc.title.alternativeResearch as educational principle: an analysis of pedagogical practices in Fluminense Federal Instituteeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present dissertation intended to analyze research as educational and structuring principles for pedagogical practices in Fluminense Federal Institute of Education, Science and Technology, Campus Bom Jesus do Itabapoana. Due to this study specificity, a qualitative approach was used, considering the possibility of better analysis and interpretation of participants‟ impressions from their conceptions. As a first resource and in order to investigate the theoretical and methodological conceptions of scientific research and investigative practices, demonstrating teaching methodologies focused on scientific research, we used the literature which gave to this study the necessary theoretical basis. Continuing we proceeded with a documentary research in order to analyze the scientific production of the locus of this study, based on three-year period 2012-2014, which demonstrated: number of students; involved courses and financial agents of the projects. For the field research, we chose to use, as collection instrument, a questionnaire composed of open questions, mostly. The questionnaire was applied to the teachers of Module II of Technical Course in Agroindustry Concomitant to High School and allowed to identify their perception about the development of research as pedagogical activity, highlighting the main difficulties for its effective realization. Data obtained through field research were analyzed a posteriori in light of Content Analysis (BARDIN, 2009). The results were presented through graphs and tables permeated by fruitful discussion and confirmed the considerations made in the course of this study, which emphasized the dominance of the Cartesian model in educational environments and teaching practices based primarily on the transference of contents. Therefore, methods that use critical and reflective approaches corroborate on the main purpose of education: to form emancipated, critical, conscious, committed and acting people, as advocated by Pedro Demo and Theodor Adorno, who supported and directed this research. This study did not intend to finalize the discussion on teaching methodologies capable of stimulating the process of knowledge acquisition, but aimed to suggest new ways to articulate, in an effective and inseparable way, the teaching, research and extension, strengthening this tripod and, through research as an educational principle, as well as other reflective teaching practices, contribute to the students emancipation.eng
dc.contributor.advisor1Souza, Nádia Maria Pereira de
dc.contributor.advisor1ID73951455772por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3482614478463727por
dc.contributor.referee1Damasceno, Allan Rocha
dc.contributor.referee2Amâncio, Cristhiane Oliveira da Graça
dc.creator.ID10212602829por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8512142625517337por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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