Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12252
Tipo do documento: Dissertação
Title: Uma práxis interdisciplinar de ensino na língua inglesa, trabalhando com vídeos aulas
Other Titles: An interdisciplinary English language praxis working with video lessons
Authors: Sousa, Michelle Yokono
Orientador(a): Santos, Ana Cristina Souza dos
Primeiro membro da banca: Vasconcelos, Helena Correa de
Segundo membro da banca: Almeida, Nilma Figueiredo de
Keywords: gênero textual;tecnologia digital;vídeo aula;língua inglesa;interdisciplinaridade;Textual Genre;digital technology;video class;English;interdisciplinarity
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 31-Mar-2015
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: Sousa, Michelle Yokono. Uma práxis interdisciplinar de ensino na língua inglesa, trabalhando com vídeos aulas. 2015. [107 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .
Abstract: Esta pesquisa faz a análise da produção de vídeo-aula realizada pelos alunos do IFAP, com foco na interdisciplinaridade, e com o auxílio da professora. A pesquisa está baseada, no processo de escrita de roteiros pelos alunos, com o intuito de promover a apropriação dos conhecimentos do conteúdo da língua inglesa interligado com os diversos saberes das demais componentes curriculares que fazem parte da matriz curricular dos cursos de ensino médio integrado do IFAP, seguindo as propostas dos ParâmetrosCurriculares Nacional (PCN) da Língua Estrangeira Moderna. Esta pesquisa trata-se de um Estudo de caso com uma abordagem qualitativa de análise de dados, ambientado em no Instituto Federal do Amapá – IFAP, na turma de Redes de 3º. Ano do Ensino Médio Integrado. O trabalho foi realizado em duas fases. A primeira foi o início do projeto, momento este em que se analisa as questões relativas ao ensino da Língua Inglesa, fazendo a referenciação teórica sobre o trabalho com o gênero textual, fundamentado nas diretrizes dos PCN, resultando na análise dos trabalhos produzidos pelos alunos, qual seja, os roteiros e as vídeos-aulas. A segunda fase relata o processo de produção das vídeosaulas desenvolvidos a partir dos roteiros criado pelos alunos e a sua análise.
Abstract: This search analyses the video class production made by the students from IFAP, and it focused on interdisciplinarity, and with the teacher’s assistance. This search is based on script writing process made by the students, in order to promote the appropriation of English subject knowledge linking to diverse knowledge from other curriculum components that take part of course’s curriculum from integrated secondary school of IFAP, it follows the Modern Foreign Language’s National Curriculum Parameters (PCN). This search deals the Case Study with a qualitative approach of data analyses, of Federal Institute of Amapa – IFAP, in the networks class from integrated secondary school. This work was carried out in two stages. The first one was the beginning of the project, that analyses the issues relating to English, with theoretical reference about the textual genre work, based on PCN guidelines, resulting in the analysis of works produced by students: the scripts and videos classes. The second stage relates the video classes' production developed from the students’ scripts and their analyses
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12252
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Michelle Yokono Sousa.pdfMichelle Yokono Sousa5.55 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.