Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12273
Tipo do documento: Dissertação
Title: Satisfação dos alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio nas relações interpessoais: contribuições da Psicologia Positiva
Other Titles: Satisfaction student course integrated Technical High School in the interpersonal relations: contributions of Positive Psychology
Authors: Cruz, Saionara Rosa da
Orientador(a): Gonçalves, Sílvia Maria Melo
Primeiro membro da banca: Gonçalves, Sílvia Maria Melo
Segundo membro da banca: Damasceno, Allan Rocha
Terceiro membro da banca: Rocha, Fátima Niemeyer da
Keywords: Satisfação;Relações interpessoais;Psicologia Positiva;Flow;Satisfaction;Interpersonal relations;Positive Psychology
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 10-Sep-2015
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: CRUZ, Saionara Rosa da. Satisfação dos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio nas relações interpessoais: contribuições da Psicologia Positiva. 2015. 71 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, Rio de Janeiro, 2015.
Abstract: Estapesquisa ocorreu no Instituto Federal Fluminense –campus Bom Jesus do Itabapoana e teve como objetivo investigar a satisfação dos alunos nas relações interpessoais, dentro do campus, a partir das contribuições da Psicologia Positiva.As preocupações existentes no ensino técnico profissional agrícola com a finalidade de amenizar o distanciamento entre a teoria e a prática e entre as realidades da escola e as do mundo do trabalho vêm alcançando destaques entre os profissionais de ensino que atuam nas escolas técnicas agrícolas brasileiras. A escola precisa ser dinâmica, atraente e estar preparada para formar cidadãos criativos e críticos dispostos a assumir desafios. Além disto, o espaço escolar é palco e constrói algo muito valioso: as relações. A Psicologia Positiva volta-se para as emoções positivas, virtudes e forças pessoais, tornando-se uma ciência que se ocupa com as características individuais, com as instituições positivas, e com a experiência positiva dos seres humanos, priorizando seus aspectos funcionais. Como consequência, melhoram-se as relações de amizade, a saúde física, o amor e a realização pessoal, pois, quando estamos felizes, pensamos menos em nós mesmos e passamos a olhar o outro e partilhamos aquilo que temos de melhor. A fundamentação teórica baseou-se em pesquisadores sobre Psicologia Positiva. A pesquisa foi de abordagem qualitativa na medida em que busca a subjetividade nas respostas dos participantes. A metodologia contou com 60 alunos, de ambos os sexos, faixa etária entre 15 e 18 anos, das 2ª e 3ª séries dos Cursos Técnicos Integrados. O instrumento utilizado foi um questionário com perguntas abertas. As respostas foram categorizadas de acordo com a análise de conteúdo de Bardin. Foram resguardados todos os princípios éticos de pesquisa com seres humanos. Dos alunos pesquisados, 47,00 % mostraram satisfeito, enquanto 33,00% afirmaram que não estão satisfeitos com as relações interpessoais dentro do campus, e que precisam melhorar. Outras respostas apontaram que as atividades de lazer ativo geram satisfação, num total de 45,90%, corroborando com a literatura, que aponta que estas ocupações são prazerosas, facilitam atingir o flow. O resultado teve significação prática para aplicação de estratégias interventivas que possam utilizar as experiências positivas, como recurso para a melhoria das relações dentro do campuse garantia de avanços na qualidade de vida pessoal e profissional da comunidade escolar.
Abstract: This research took place in the Federal Fluminense Institute - campus Bom Jesus do Itabapoana and aimed to investigate the satisfaction of students in interpersonal relationships within the campus, from the contributions of Positive Psychology. The existing concerns in the agricultural vocational technical education in order to alleviate the gap between theory and practice and between the school and the realities of the working life have achieved highlights among education professionals working in Brazilian's technical education farming schools. The school needs to be dynamic, flexible and attractive. It also must be prepared to form creative and critical citizens who are willing to take challenges. The school should be well structured too and perform functions that meet the needs of their students. And in addition to these features, the school is an area where something very valuable is built: relationships. The Positive Psychology turns itself to the positive emotions, virtues and personal strengths to become a science that deals with the individual characteristics with the positive institutions, and the positive experience of human beings, prioritizing its functional aspects. Thus, improve the relations of friendship, physical health, love and personal fulfilment, because when we are happy we think less of ourselves and start to look each other and share what we have to offer. The theoretical framework was based on researchers on Positive Psychology. The research had a qualitative approach seeking subjectivity in the responses of the participants. The methodology included 60 students, of both sexes, aged between 15 and 18, from 2nd and 3rd year of the Technical Integrated Education. The instrument was a questionnaire with open questions. Responses were categorized according to Bardin's content analysis. All ethical principles of human research were respected during this research. From the students surveyed, 47.00 % showed satisfaction while 33.00% said they are not satisfiedwith the interpersonal relationships within the campus, and they need to improve.Other responses indicated that the active leisure activities generate satisfaction, totaling 45.90%, supporting the literature which suggests that these occupations are pleasurable, facilitate reaching the flow. The result had practical significance for application of interventional strategies that could use the positive experiences as a resource for improving relations on campus and to guarantee the improvement of personal and professional life of the whole school community.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12273
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Saionara Rosa da Cruz.pdfDocumento principal1.5 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.