Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12276
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorVaz, Higson do Nascimento
dc.date.accessioned2023-12-22T02:04:53Z-
dc.date.available2023-12-22T02:04:53Z-
dc.date.issued2019-08-22
dc.identifier.citationVAZ, Higson do Nascimento. Aplicativo para auxiliar no planejamento de avicultura. 2019. 55 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12276-
dc.description.abstractA educação é um terreno muito produtivo para o uso da tecnologia, com inúmeras possibilidades que apresenta, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e motivador. O presente projeto constitui-se de uma proposta de investigação sobre as potencialidades do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) na educação, no que se refere ao uso de celulares como ferramenta pedagógica, especificamente na turma de técnico em agropecuária do 1ª ano do ensino médio do IFAM-Campus Tefé. As bases bibliográficas dessa pesquisa serão norteadas pelos pensadores Jean Piaget, Paulo Freire e Seymour Papert. A metodologia utilizada foi aplicar questionários com perguntas abertas e fechadas, para obter dados quanto ao uso de tecnologia no processo de ensino aprendizagem em foi elaborado os modelos visuais e estruturadas as informações do aplicativo, ao termino desta etapa, os discentes puderam manusear em sala de aula a aplicação por eles planejadas, posteriormente foi aplicado o último questionário para diagnosticar a percepção, observou-se que entre outras respostas, constatou-se que eles gostaram bastante do projeto e demonstraram interesse por esse tipo tecnologia em sala de aula, além de facilitar o trabalho que o técnico em agropecuária quanto ao planejamento de aviários de posturapor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectInformáticapor
dc.subjectAndroidpor
dc.subjectAviculturapor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectTechnologyeng
dc.subjectComputingeng
dc.subjectAndroideng
dc.subjectAvicultureeng
dc.titleAplicativo para auxiliar no planejamento de aviculturapor
dc.title.alternativeApplication to assist in poultry farming planningeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherEducation is a very productive field for the use of technology, with numerous possibilities that it presents, making the teaching-learning process more dynamic and motivating. The present project consists of a research proposal on the potential of the use of Information and Communication Technologies (ICTs) in education, with regard to the use of cell phones as a pedagogical tool, specifically in the 1st year agricultural technician class high school at IFAM-Campus Tefé. The bibliographic bases of this research will be guided by the thinkers Jean Piaget, Paulo Freire and Seymour Papert. The methodology used was to apply questionnaires with open and closed questions, to obtain data regarding the use of technology in the teaching-learning process and visual models were elaborated and the application information was structured. At the end of this stage, the students were able to handle in the classroom. class the application they planned, later the last questionnaire was applied to diagnose the perception, it was observed that among other answers, it was found that they really liked the project and showed interest in this type of technology in the classroom, besides facilitating the work that the agricultural technician has to do with the planning of laying aviaries.eng
dc.contributor.advisor1Abreu, João Batista Rodrigues de
dc.contributor.advisor1ID854.161.427-15por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8615110424985448por
dc.contributor.referee1Abreu, João Batista Rodrigues de
dc.contributor.referee1ID854.161.427-15por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8615110424985448por
dc.contributor.referee2Gregorio, Sandra Regina
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0015837037500256por
dc.contributor.referee3Placido Júnior, Cristóvão Gomes
dc.contributor.referee3Lattesttp://lattes.cnpq.br/1099010967540977por
dc.creator.ID889.557.612-87por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2098764613981826por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesAAMOTH, D. First Smartphone Turns 20: Fun Facts About Simon. Publicado em: 18 de Agosto de 2014. Disponível em <https://time.com/3137005/first-smartphone-ibm-simon/>. Acesso em: 13 de Março de 2018. ABPA, Associação Brasileira de Proteína Animal. Relatório Anual 2018. Disponível em <http://abpa-br.com.br/storage/files/relatorio-anual-2018.pdf>. Acesso em 19/10/2018. ABREU, P.G. de. V.M.N. Ventilação na avicultura de corte. Concórdia: Embrapa Suínos e Aves, p. 50. 2000. ABREU, P.G. de. Sistema de Produção. Embrapa Suínos e Aves. Disponível em : <http://www.cnpsa.embrapa.br/SP/aves/Orienta.html >. Acesso em 19/10/2018. ALBINO, L. F. T. Criação de frango e galinha caipira: Avicultura alternativa. Viçosa - MG. Aprenda fácil. p. 208. 2005. AMAZONAS. Governo do Amazonas lança projeto "Professor na era digital". disponível em <http://www.amazonas.am.gov.br/2010/06/governo-do-amazonas-lana-projeto-professor-na-era-digital/>. Acesso em 25/06/2018. Publicado em 21/06/2010. AVILA. V. S. de. Produção Frangos de Corte. Disponível em <http://www.cnpsa.embrapa.br/SP/aves/index.html>. Acesso em 26/08/2018. Publicado em: Julho de 2003 BARRETO, J. M. Introdução à Administração. UFBA. Faculdade de Ciências Contábeis, Superintendência de Educação a Distância: Salvador. p. 95. 2017. BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Programa Nacional de informática educativa /MEC/SEMTEC .Brasília: PRONINFE, p. 39. 1994. CARRETERO, M. Construtivismo e Educação. Porto Alegre, RS: Artes Médicas. p. 108. 1997. CARNEIRO, N. W. O uso do tablet educacional como ferramenta de ensino-aprendizagem no quinto ano do Ensino Fundamental do município de Pato Branco: Um estudo de Caso. 2014. 57 p. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Tecnologica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014. CORRER, R.; FAIDIGA M.T.B. O uso do celular por adolescentes: impactos nos relacionamentos. Rio de Janeiro. v.14. n. 2. p. 24-39. 2017. COOPERMITI. Museu Tecnologico | Coopermiti. Aparelho celular Motorola PT 550 ou Motorola MicroTAC 9800X. Disponível em: <http://museu.coopermiti.com.br/museu/?MuseuId=1135&CategoriaId=21>. Acesso em: 15 de Fevereiro de 2019. 50 CRUZ, F.; GUIMARÃES, G.. Avicultura Caipira na Amazônia. 2ª ed. Manaus-AM: Grafisa. p. 114. 2011. DUTRA, F. A história do telefone celular como distinção social no Brasil. Da elite empresarial ao consumo da classe popular. Revista Brasileira de História da Mídia. 2016. vol. 05. nº 02. p. 102-116. Jul/Dez. 2016. EMBRAPA. Poedeira Embrapa 051 - Guia de manejo das Poedeiras Coloniais. Disponível em <https://www.embrapa.br/documents/1355242/0/Manual+Poedeira+051+Embrapa.pdf> acesso em 20/11/2018. FIEPR. Nova lei regula a produção de frangos e galinha caipira no Brasil. disponível em: <http://www.fiepr.org.br/observatorios/biotecnologia-animal/FreeComponent21755content300005.shtml>. Publicado em 14/10/2015. Acessado em 20/09/2018. FREIRE. P. Pedagogia do Oprimido. 17ª.ed . Rio de Janeiro: Paz e Terra. p. 107 .1987. FREIRE. P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo. UNESP. p. 63. 2000. FREIRE. P. Educação e Mudança. Tradução de Moacir Gadotti e Lillian Lopes Martin. Rio de Janeiro. Paz e Terra. p. 46 . 1979. GREGORIO, M. P. F. PEREIRA, Patrícia da Silva. Construtivismo e aprendizagem: uma reflexão sobre o trabalho docente. Educação v. 2, n. 1, p. 51-66, Batatais-SP. 2012. GROSSMAN, L. Invention Of the Year: The iPhone. Publicado em: 01 de Novembro de 2007. Disponível em: <http://content.time.com/time/specials/2007/article/0,28804,1677329_1678542_1677891,00.html> Acesso em 20 de Março de 2018. GULLO. J. Administração: Para Quem Estuda, Ensina e Pratica. Bom Dia. São Paulo. p. 147. 2016. JADHAV, Nv. Manual Prático para Cultura das Aves. Andrei. São Paulo. p. 174. 2006. KAUARK, F; MANHÃES F. C; MEDEIROS C. H. Metodologia da Pesquisa : Guia prático. Itabuna. Via Litterarum. p. 88. 2010. LACOMBE, F. J. M. Teoria Geral da administração. São Paulo. Saraiva. p. 351. 2009. LAURINDO, A. K. S.; SOUZA, P. H. S. de. Aplicativos Educacionais: Um estudo de caso no desenvolvimento de um aplicativo na plataforma app inventor2 para auxílio no ensino de produção textual nas aulas de português. 2017. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal de Santa Catarina, Araranguá, 2017. LECHETA, R.R. Google Android: Aprenda a criar aplicações para dispositivos móveis com Android SDK. 3ª Ed. São Paulo. Novatec. p. 821. 2013. 51 LIMA, L. O. Piaget para principiantes. São Paulo, SP: Summus. p. 288. 1980. MEC. Ministério distribuirá tablets a professores do ensino médio. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/215-568057805/17479-ministerio-distribuira-tablets-a-professores-do-ensino-medio>. Acesso em 15/08/2018. Publicado em 02/02/2012. MORAES, M. C. Informática educativa no Brasil: uma história vivida, algumas lições aprendidas. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 1, n. 1, p. 19-14. 1997. NASCIMENTO, J. K. F. Informática aplicada à educação, Universidade de Brasília: Brasília, 84 p. 2007. NAGUMO, E. O uso do aparelho celular dos estudantes na escola. 2014. 100 p. Dissertação de Mestrado. Universidade de Brasilia, 2014. NIED. Núcleo de Informática Aplicada à Educação / Universidade Estadual de Campinas. 1º Memorando Projeto Educom: Proposta Original. Disponível em <https://www.nied.unicamp.br/revista/index.php/memos/article/download/57/56>. acesso em 22/05/2018. 1983. NOKIAMUSEUM. Nokia 9000. Disponível em: <http://nokiamuseum.info/nokia-9000/>. Acesso em 20 de Março de 2018. OLIVEIRA, D. R.; MAIA, L. S. L. Tecnologias móveis e práticas pedagógicas: uma análise sobre as formas de uso dos dispositivos móveis na rede pública de ensino. Atas do 3.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning. Coimbra. p. 110-118. 2016 OLIVEIRA. R. Informática educativa: Dos planos e Discursos à sala de aula. Campinas, SP: Papirus. p. 176. 1997. PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Ed. Revisada. Porto Alegre, Artmed.. 2008. PILOTTO, F. et al. Efeito da transformação do ninho manual modelo holandês em mecânico na postura de ovos de cama em matrizes de frangos de corte. Revista Brasileira de Zootecnia. v.39, n.10, p.2310-2314. 2010. PINHEIRO, R. C.; RODRIGUES, M. L. N. Revista Philologus, v. 18, n. 52, p. 119- 128, jan.-abr., 2012 QUEIROZ, L. R. IPhone, Android, e a consolidação da cultura do smartphone: o papel do IPhone e do Sistema Operacional Android como catalisadores da consolidação no mercado de smartphones em escala global. Revista Tecnologia e Sociedade, Curitiba, v. 14, n. 30, p. 47-70 jan./abr. 2018. RESUMOKOBS, F. F. Os possíveis efeitos do uso dos dispositivos móveis por adolescentes: análise de atores de uma escola pública e uma privada. 2017. 243 p. Tese, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, 2017. 52 RUIC, G. Primeira ligação de celular completa 40 anos. Publicado em: 03 e Abril de 2013. Disponível em <https://exame.abril.com.br/tecnologia/primeira-ligacao-de-celular-completa-40-anos/>. Acesso em: 30 de Outubro de 2018. SILVA FILHO, A. M. Usabilidade de Software. Engenharia de Software, Rio de Janeiro, ano I, v. 5ª, p. 24-29, 2008. SILVA, R. O. Teorias da administração. 2ª ed. São Paulo. Pearson Education do Brasil. p. 504. 2013. SOARES, L. C. Sa. Dispositivos Móveis na Educação: Desafios ao Uso do Smartphone como Ferramenta Pedagógica. In: 9° ENCONTRO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES 10 FÓRUM PERMANENTE DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL.2016. Aracaju. Anais... Aracaju. 2016. v. 9. n.1. THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 2ª ed. São Paulo. Cortez Editora. p. 108. 1986. VALENTE, J. A. Diferentes usos do Computador na Educação. Disponível em <http://usuarios.upf.br/%7Ecarolina/pos/valente.html> publicado em 04/11/2011 e Acesso em 04/05/2018. VIOLA, E. S.; VIOLA, T. H.; LIMA, G. J. M. M. de; AVILA, V. S. de. Água na avicultura: importância, qualidade e exigências. Disponível em < https://www.embrapa.br/suinos-e-aves/busca-de-publicacoes/-/publicacao/920814/agua-na-avicultura-importancia-qualidade-e-exigencias >. p. 89. 2011.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/69780/2019%20-%20Higson%20do%20Nascimento%20Vaz.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5773
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2022-06-23T12:54:47Z No. of bitstreams: 1 2019 - Higson do Nascimento Vaz.pdf: 2743826 bytes, checksum: 3aee5ef99826d340734605cc55f75bbc (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-23T12:54:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Higson do Nascimento Vaz.pdf: 2743826 bytes, checksum: 3aee5ef99826d340734605cc55f75bbc (MD5) Previous issue date: 2019-08-22eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Higson do Nascimento Vaz.pdf2019 - Higson do Nascimento Vaz2.68 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.