Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12282
Tipo do documento: Dissertação
Title: Os sentidos da “formação integrada” pela óptica de egressos de um curso técnico em agropecuária capixaba
Other Titles: The meaning of “integrated education” through the eyes of former agricultural technique students in the State of Espirito Santo, Brazil
Authors: Milanezi, Márcia Helena
Orientador(a): Santos, Akiko
Primeiro membro da banca: Santos, Akiko
Segundo membro da banca: Vasconcelos, Helena Correa de
Terceiro membro da banca: Almeida, Nilma Figueiredo de
Keywords: Formação integrada;Trabalho;Identidade do egresso;Sentido;Integrated education;Work;Former students’ identity;Meaning
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 16-Oct-2015
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: MILANEZI, Márcia Helena. Os sentidos da “formação integrada” pela óptica de egressos de um curso técnico em agropecuária capixaba. 2015. 74 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ. 2015.
Abstract: Este trabalho por objetivo conhecer os sentidos da formação integrada para os egressos do curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Santa Teresa. Considerando as impressões e experiências dos egressos relacionadas ao curso realizado, a análise da estrutura curricular do curso técnico em agropecuária, a contextualização dos conceitos e práticas de educação integrada na relação com o desempenho dos egressos no mercado de trabalho e a identificação das conexões existentes entre formação integrada e atuação profissional dos egressos, a integração entre Ensino Médio e Ensino Técnico foi abordada nas concepções da complexidade e da transdisciplinaridade e na perspectiva da educação como preparação para o trabalho. Os dados foram obtidos por meio dos instrumentos de questionário, analisados qualitativa e quantitativamente e de entrevistas expostas pela análise de conteúdo. O universo total de egressos foi de 221 sujeitos, que concluíram o curso nos anos de 2011, 2012, 2013 e 2014, sendo que 46 responderam a questionário misto e 06 participaram de entrevista semiestruturada. Os resultados possibilitaram o acesso às informações acerca da situação atual dos egressos em relação à sua vida profissional, em termos de prosseguimento de estudos e da influência da formação integrada neste processo. Neste contexto, identificou-se a importância da formação como instrumento de tomada de decisão e construção de identidade do egresso, as aprendizagens para além dos conteúdos desenvolvidos durante o curso, a dualidade existente entre ensino médio e ensino técnico como fatores presentes na formação integrada na trajetória e no contexto social vivido pelo egresso.
Abstract: This study aims at understanding the meaning of integrated education to former students of Agricultural Technique integrated to high-school at the Federal Institute of Espírito Santo, Santa Teresa Campus. This study takes into account the impressions and experiences of former students about the course taken; the analysis of the curricular structure of the agricultural technique course; the context of concepts and practice of integrated education regarding performance of former students in the labor market and the identification of existing connections between integrated education and professional performance of former students. Thus it verifies the integration between high-school and technical education based on the concepts of complexity and transdisciplinarity from the perspective of education as preparation to the labor market. The data were obtained by means of questionnaires, which were analyzed qualitative and quantitatively; and interviews that were exposed through content analysis approach. The universe of former students was made up of 221 individuals, who finished their courses in 2011, 2012, 2013 and 2014. Forty-six (46) of them answered the mixed questionnaire and 6 participated in semistructured interviews. The results allowed us to access information about the former students’ current professional situation, their possible continued education, and the influence of integrated education in this process. In this setting, we identified the importance of education as an instrument for decision-making and building former students’ identities. We also verified the significance of learning beyond the school curriculum and the duality between high-school and technical education as factors present in integrated education, in the path and context experienced by former students.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12282
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Márcia Helena Milanezi.pdf1.62 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.