Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12300
Tipo do documento: Dissertação
Title: Síndrome de burnout e sentimento de autoeficácia nos docentes do IFRR.
Other Titles: Burnout syndrome and self-efficacy in IFRR teachers.
Authors: Silva, Roselis Bastos
Orientador(a): Souza, Marcos Aguiar de
Primeiro membro da banca: Souza, Marcos Aguiar de
Segundo membro da banca: Oliveira, Valéria Marques de
Terceiro membro da banca: Santos, Roseli Bernardo Silva dos
Keywords: Síndrome de Burnout;Docentes;Autoeficácia
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 11-Sep-2015
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: SILVA, Roselis Bastos. Síndrome de burnout e sentimento de autoeficácia nos docentes do IFRR. 2019. 66 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2015.
Abstract: A questão da saúde mental, qualidade de vida estresse laboral, Síndrome de Burnout e o sentimento de autoeficácia e sua relação com o trabalho, bem como os seus desdobramentos para os indivíduos/sujeitos/trabalhadores, no caso do presente estudo, os docentes/profissionais da educação, especificamente no contexto organizacional, representado pelos campi ou unidades administrativas do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Roraima - IFRR, considerando a inexistência ou precária literatura, dados imprecisos e desatualizados, que comprometem a implantação e implementação de políticas e programas públicas e institucionais, que venham a minimizar os efeitos do sofrimento e adoecimento nas organizações no tocante a saúde mental dos mesmos. Assim, o objetivo precípuo desta pesquisa consistiu na investigação da Síndrome de Burnout e o Sentimento de Autoeficácia nos docentes do IFRR. Uma vez que, ambas as variáveis têm sido norteadoras em estudos da área, considerando a associação/correlação das variáveis entre si, no caso do referido estudo com questões da idade, campus de origem, função - gestor e não gestor - e gênero/sexo. A Síndrome de Burnout é entendida como uma Síndrome de Desistência, que surge após prolongados períodos de tentativas malsucedidas de enfrentamento de situações estressantes. A síndrome pode se caractarizar pela exaustão emocional, despersonalização e falta de realização no trabalho. A autoeficácia é definida como a percepção que o indivíduo tem a respeito das condições de ser bem-sucedido nos diversos desafios profissional e pessoal que enfrenta no cotidiano. Logo, a Síndrome de Burnout e a Autoeficácia foram consideradas enquanto variáveis no presente estudo a partir de indicadores, dentre os quais destacamos: 1) a autoeficácia na vida em geral; 2) a autoeficácia como docente e finalmente, 3) a autoeficácia a partir da crença do docente quanto ao impacto que o ensino tem na vida dos estudantes. Então, para uma maior compreensão dos problemas enfrentados pelos docentes laboral/organizacional, que o presente estudo foi realizado, inicialmente, a partir de um estudo piloto com 30 (trinta) docentes dos 03 (três) campi do IFRR em funcionamento, a saber: Campus Amajari, Campus Boa Vista e Campus Novo Paraíso, com a seleção de 10 (dez) docentes. Posteriormente, foram aplicados 03 (três) Escalas Likert compreendendo os instrumentos a seguir: o MBI (Maslash Burnout Inventary), a Escala de Autoeficácia Geral Percebida e Escala de Autoeficácia Docente a 126 (cento e vinte e seis) docentes e técnicos/pedagogos do IFRR lotados nos campi supracitados, que voluntariamente aceitaram participar deste estudo. Os resultados indicaram conforme hipótese do estudo estudo, uma associação negativa da Síndrome de Bunout com a Autoeficácia. Isto implica dizer que, não foram encontrados diferenças significativas entre homens e mulheres nas variáveis de estudo. E os gestores apresentaram níveis expressivamente superiores de despersonalização, enquanto os participantes/sujeitos mais velhos apresentaram menores índices de despersonalização e maiores índices de autoeficácia como docentes. Neste sentido, a pesquisa pretende dar visibilidade a saúde mental na perspectiva dos construtos psicológicos - Síndrome de Burnout e o Sentimento de Autoeficácia - dos docentes/profissionais de educação do IFRR a partir das relações e interações no contexto organizacional ou laboral. Logo, a pesquisa privilegiou a abordagem quantitativa, sendo que a coleta de dados baseou-se na pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, mediante aplicação de questionário e das escalas tipo Lickert aos 156 (cento e cinquenta e seis) participantes/sujeitos da pesquisa nos anos de 2013 e 2015.
Abstract: The issue of mental health, quality of life, work stress, Burnout Syndrome and a sense of Selfefficacy and it’s relation to the work, as well as it’s impact on individuals/subjects/workers in the case of this teachers/professionals education, specifically in the organizational context, represented by the campuses or administrative units of the Federal Institute of Education, Science and Roraima Technology - IFRR, considering the failure or poor literature, inaccurate and outdated data, that compromise the establishment and implementation of policies and programs institutional public, which may minimize the effects of suffering and illness in organizations regarding the mental health of them. Like this, the main objective of this research, was the investigation of Burnout Syndrome and Self-efficacy Feeling in IFRR faculty. Since both variables have been noteadoras in area studies, considering the association/correlation of variables with each other, in the case of this study with issues of age, campus of origin, function - manager and no manager - and gender/sex. Burnout Syndrome is understood as withdrawal syndrome, which appears as a prolonged period of unsuccessful attempts to cope with stressful situations. The syndrome can be characterized by emotional exhaustion, depersonalization and lack of fulfillment at work. Self-efficacy is defined as the perception that the individual has the conditions to be successful in many professional and personal challenges they face in everyday life. Therefore, the Burnout Syndrome and Self-efficacy were considered as variables in this study based on indicators, among that we highlight: 1) self-efficacy life in general; 2) self-efficacy as a teacher and finally 3) the self-efficacy of teachers from the belief about the impact that education has on the lives of students. So, to a greater understanding of the problems faced by labor/organizational teachers, which this study was performed, initially, from a pilot study with 30 (thirty) teachers of 03 (three) campuses IFRR in operation, namely: Amajari Campus, Campus Boa Vista and Campus Novo Paraíso, with the selection of ten (10) teachers. Subsequently, they were applied three (03) Likert Scales comprising the following instruments: MBI (Maslash Burnout Inventary), Perceived Self-Efficacy General Scale and Teaching Self-Efficacy Scale in 126 (one hundred twenty-six) technical teaching/educators of IFRR crowded in the aforementioned campuses, which voluntarily agreed to participate in this study. The results indicated as hypothesis of the study, a negative association with the burnout syndrome Self-Efficacy. This implies that there were no significant differences between men and women in the study variables. And managers have significantly higher levels of depersonalization, while participants/subjects have lower indices of depersonalization and higher self-efficacy rates as teachers. In this sense, the research aims to give visibility to mental health from the perspective of psychological constructs - Burnout Syndrome and Selfefficacy Feeling - teachers/professionals IFRR education, from the relationships and interactions in organizational or labor context. Therefore, the research focused quantitative approach, and the data collection was based on the bibliography and field research, applying questionnaire and Likert-type scales to 156 (one hundred and fifty-six) participants/subjects in the years 2013 and 2015.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12300
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Roselis Bastos da Silva.pdf2015 - Roselis Bastos da Silva2.28 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.