Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12306
Tipo do documento: Dissertação
Title: História de vida de uma aluna com baixa Visão: construção de itinerários de aprendizagem em Cursos Técnicos Agrícolas.
Authors: Pereira, Herika Renally Silva
Orientador(a): Naiff, Denis Giovani Monteiro
Primeiro coorientador: Marques, Valéria
Primeiro membro da banca: Damasceno, Alan Rocha
Segundo membro da banca: Alves, Priscia Pires
Keywords: Educação Inclusiva;História de vida;Narrativa;Deficiência visual;Baixa visão;Educação agrícola;Inclusive Education;Life History;Narrative;Visual disability;low vision;;Agricultural Education
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 13-Sep-2013
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: PEREIRA, Herika Renally Silva. História de vida de uma aluna com baixa visão: construção de itinerários de aprendizagem em Cursos Técnicos Agrícolas. 2014. 94 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
Abstract: Esta pesquisa buscou caracterizar os itinerários de aprendizagem de uma aluna com baixa visão em cursos técnicos agrícolas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT Campus Cáceres. Fundamentados em autores como Bardin (2011), Bruner (1997, 2001), Cyrulnik (2009) e Glat (2009), para alcançar tal objetivo partimos da análise da história de vida desta aluna, coletada por meio de dois relatos. No que diz respeito à compreensão da baixa visão, nos apoiamos em estudiosos como Amiralian (2004, 2009) Caiado (2006, 2011) e Gasparetto (2007, 2008). A pesquisa, de cunho qualitativo, é um estudo de caso, do qual eclodiram sete categorias de análise, que nos levaram a reflexões sobre aspectos como: atendimento médico, estudo, família, direitos das pessoas com deficiência e marcas emocionais e acadêmicas do IFMT Campus Cáceres. Sobressaiu-se na nossa análise o processo de resiliência que a aluna com baixa visão vivencia constantemente, construído a partir de características próprias e da influência de seu entorno.
Abstract: This study aimed to characterize the learning program of a student with low vision in Agricultural Technicians Courses Federal Institute of Education, Science and Technology thick bush - IFMT Campus Cáceres. Based on authors like Bardin (2011), Bruner (1997, 2001), Cyrulnik (2009) and Glat (2009), to achieve this we start from the analysis of the life history of this student, collected through two reports. As regards the understanding of low vision, we rely on scholars as Amiralian (2004), Caiado (2006, 2011) and Gasparetto (2007, 2008). The research, in a qualitative way, is a case study, which erupted seven categories of analysis that led to reflections on aspects such as: medical care, study, family, rights of persons with disability and emotional and academic marks the IFMT Campus Cáceres. Stands out in our analysis the process of resilience that the student with low vision, experiences constantly constructed from characteristics and influences of their surroundings.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12306
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013 - Herika Renally Silva Pereira.pdfHerika Renally Silva Pereira2.12 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.