Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12319
Tipo do documento: Tese
Title: Educação ambiental e conservação de recursos hídricos: a problemática do processo de ensino-aprendizagem do Instituto Federal Goiano – campus Urutaí ao córrego Palmital.
Other Titles: Environmental education and conservation of water resources: the problem of the teaching-learning process of the Federal Institute Goiano - campus Urutaí the stream Palmital.
Authors: Costa, Pável Correia da
Orientador(a): Gonçalves, Lenicio
Primeiro coorientador: Monteiro, Rosa Cristina
Primeiro membro da banca: Zau, André Scarambone
Segundo membro da banca: Pereira, Isabel Brasil
Keywords: Suinocultura;Interdisciplinaridade;Degradação Hídrica;Swine;Interdisciplinary;Water Degradation
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 24-Sep-2012
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: COSTA, Pável Correia da. Educação ambiental e conservação de recursos hídricos: a problemática do processo de ensino-aprendizagem do Instituto Federal Goiano - campus Urutaí ao córrego Palmital. 2012. 96 f. Tese ( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
Abstract: O objetivo desse trabalho foi promover uma educação ambiental voltada para a conservação de recursos hídricos, utilizando o processo de ensino-aprendizagem, referente a prática da suinocultura, aplicados aos alunos do ensino médio integrado a pecuária. O presente trabalho é constituído por três fases. Na primeira fase foi realizado um questionário semi-estruturado para avaliação do nível de conhecimento dos alunos a respeito da degradação sofrida pelo córrego Palmital, decorrente dos dejetos produzidos pelos suínos, sendo realizada uma apreciação e discussão a respeito da degradação sofrida pelos recursos hídricos na atualidade, utilizando como exemplo os impactos gerados pelo setor suínicola da instituição. Na segunda fase implantou-se um sistema de educação ambiental, de forma interdisciplinar, voltada para a conservação dos recursos hídricos, trabalhada nas disciplinas de biologia, química, geografia e suinocultura. Esse trabalho de interdisciplinaridade foi realizado no período de agosto a dezembro de 2011, com visitações frequentes ao setor dos suínos e córrego Palmital, com o objetivo de se observar possíveis impactos gerados ao córrego pela prática da suinocultura, para fins de ensino. Foram realizadas ministrações pelos professores das disciplinas envolvidas, de conteúdos relacionados com as problemáticas da degradação dos recursos hídricos, cada um na sua área de conhecimento. Também nessa fase foram feitas análises físico-químicas em vários pontos do córrego Palmital, com o objetivo de demonstrar aos alunos uma possível contaminação do córrego pelos dejetos dos suínos. Na terceira fase desse trabalho, foi realizado novo questionário com o objetivo de se avaliar novamente o nível de conhecimento dos alunos envolvidos no trabalho, após as ações promovidas durante a segunda fase.
Abstract: The aim of this work was to promote an environmental education focused on water conservation, using the teaching-learning process, regarding the practice of swine, applied to high school students integrated to livestock. This work consists of three phases. In the first phase was carried out semi-structured questionnaire to assess the level of students' knowledge about the degradation suffered by the stream Palmital, resulting from manure produced by pigs who had undergone a review and discussion regarding the degradation suffered by the water resources in actually using the example of the impact caused by the pig sector institution. In the second phase they implemented a system of environmental education in an interdisciplinary way, toward the conservation of water resources, worked in the disciplines of biology, chemistry, geography, and swine. This interdisciplinary work was conducted from August to December 2011, with frequent visitations to the swine industry and stream Palmital, in order to observe possible impacts to the stream generated by the practice of pork, for teaching purposes. Were performed ministrations by the teachers of the disciplines involved, relationship content with the problems of degradation of water resources, each in his area of expertise. Also at that stage physicochemical analyses were made at various points of the stream Palmital, aiming to demonstrate to students a possible contamination by swine waste stream. In the third phase of this work, we carried out another questionnaire in order to reassess the level of knowledge of the students involved in the work, after the actions taken during the second phase
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12319
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012 - Pável Correia da Costa.pdfPável Correia da Costa1.87 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.