Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12322
Tipo do documento: Dissertação
Title: Saberes Docentes na Educação Profissional: uma pesquisa autobiográfica no Instituto Federal do Espírito Santo.
Other Titles: Teacher Knowledge in Vocational Education: an autobiographical research at the Federal Institute of Espírito Santo
Authors: Silva, Maria da Penha Tresena da.
Orientador(a): Santos, Ana Cristina Souza dos
Primeiro membro da banca: Vasconcelos, Helena Corrêa
Segundo membro da banca: Anjos, Maylta Brandão dos
Keywords: Educação Profissional;;;Formação de Professores;Saberes Docentes;Vocational Education;Teacher training;Teacher knowledge
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 19-Nov-2015
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: Silva, Maria da Penha Tresena da.. Saberes Docentes na Educação Profissional: uma pesquisa autobiográfica no Instituto Federal do Espírito Santo.. 2015. [73 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .
Abstract: Este estudo está articulado à educação profissional, especialmente, à formação de professores que atuam nessa modalidade de ensino, no campus Serra do Instituto Federal do Espírito Santo e apresenta como objetivo geral: identificar quais os aspectos da constituição de ser professor da educação profissional e os saberes docentes que influenciam esse processo. Como orientação teórica, baseio-me nos estudos de Burnier e Garilgio (2010), Franco (2008), Nóvoa (1992; 2011), Imbernón (2011), Josso (2004; 2007), Silva e Maia (2014), Freire (1970; 2003), Nóvoa e Finger (1988), Souza (2004; 2007), entre outros. Para tanto, optou-se, pela pesquisa qualitativa baseada na história de vida com uma abordagem narrativa autobiográfica como orientação teórico-metodológica. Essa abordagem possibilitou a investigação dos saberes, os processos de constituição docente do professor da educação profissional, enfatizando a singularidade das histórias narradas por sujeitos históricos e socialmente situados. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e relatos escritos pelos professores. Participaram da pesquisa professores e professoras dos cursos Técnicos em Automação Industrial e em Informática do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Serra. Os resultados da pesquisa apontam que os entrevistados “descobrem” a docência durante a Pós-Graduação, no mestrado. Consideram que ser professor é desenvolver a habilidade de organizar o conhecimento numa relação dialógica com a humanidade do aluno. Os professores, que atuam nessa modalidade de ensino, reconhecem sua origem social, sua formação acadêmica, a presença ou não de uma formação pedagógica para a docência, ou seja, identificam a própria história de vida como fator que favorece a construção dos saberes que influenciam suas práticas em sala de aula. Conclui-se que a história de vida dos professores, a partir das narrativas autobiográficas favorece a reflexão sobre as concepções e saberes desses profissionais identificando-os como um ser social e relacional que procuram responder às questões e desafios no cotidiano da Instituição escolar.
Abstract: This study is articulated to vocational education, especially to the training of teachers who work in this type of education, in Serra Campus of the Federal Institute of Espírito Santo and it presents as overall goal: to identify which aspects of the constitution of being teacher of vocational education and the teacher knowledge that influence this process. As theoretical orientation, the studies are based on Burnier and Garilgio (2010), Franco (2008), Nóvoa (1992; 2011), Imbernón (2011), Josso (2004; 2007), Silva and Maia (2014), Freire (1970; 2003) Nóvoa e Finger (1988), Souza (2004; 2007), among others. For this purpose, the option was for the qualitative research based on the life story with an autobiographical narrative approach as a theoretical and methodological orientation. This approach enabled the investigation of knowledge, the teaching formation processes of the vocational education teacher, emphasizing the uniqueness of the stories narrated by historical and socially situated subjects. For data collection, semi-structured interviews and reports written by teachers were carried out. The participants were teachers of the Technician Courses in Industrial Automation and Information Technology at the Federal Institute of the Espírito Santo, Serra Campus. The research results show that respondents "discover" the teaching during the graduate, in the master course. They consider that being a teacher is to develop the ability to organize knowledge in a dialogical relation with the humanity of the student. Teachers engaged in this type of education, recognize their social background, their academic education, the presence or absence of a pedagogical training for teaching, thus they identify their own life story as a factor that favors the construction of knowledge that influence their practices in the classroom. This concludes that the life story of teachers, from the autobiographical narratives encourages reflection about concepts and knowledge of these professionals, identifying them as a social and relational being who seeks answers to questions and challenges in everyday of the school institution.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12322
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Maria da Penha Tresena Silva.pdfMaria da Penha Tresena Silva1.91 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.