Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12333
Tipo do documento: Dissertação
Title: Identidades negras em narrativas: Culturas e Trajetórias Híbridas nas Vozes de Estudantes Negros/as Secundaristas do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais/Campus Januária
Other Titles: Black identities in narratives: Hybrid Cultures and Trajectories in the Voices of Black Students Secondary students of the Federal Institute of Northern Minas Gerais / Campus Januária
Authors: Barbosa, Ricardo Tadeu
Orientador(a): Monteiro, Aloisio Jorge de Jesus
Primeiro membro da banca: Cupolillo, Amparo Villa
Segundo membro da banca: Amâncio, Iris Maria da Costa
Keywords: Racismo;Diversidade cultural;Negritude;História afro-brasileira;Racism;Cultural Diversity;Negritude;African-Brazilian History
Área(s) do CNPq: História
Idioma: por
Issue Date: 25-Mar-2010
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: BARBOSA, Ricardo Tadeu. Identidades negras em narrativas: Culturas e Trajetórias Híbridas nas Vozes de Estudantes Negros/as Secundaristas do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais/Campus Januária. 2010.140 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
Abstract: O entendimento inequívoco de que a construção de identidades sociais e coletivas passa pelo conhecimento da própria História, não no sentido de resgatá-la idealisticamente, mas de fazê-la presente como referência cultural, é um dos pontos centrais deste estudo. Nessa perspectiva, esse trabalho investiga através das narrativas orais as especificidades das vivências de alunos e alunas negras secundaristas com o cotidiano racista que permeia a dinâmica social e o espaço escolar. Destarte, foram perscrutados os mecanismos e sutilezas do racismo no imaginário coletivo da sociedade e como ele se manifesta e se corporifica no cotidiano e no ambiente de formação humana. A sustentação teórica deste trabalho está pautada na perspectiva dos Estudos Culturais e nos caminhos das análises foucaultianas da genealogia do poder. A dinâmica da investigação foi alicerçada nas prerrogativas da pesquisa etnográfica e sistematizada através de entrevistas gravadas por meio eletrônico. A análise realizada objetivou entender as desigualdades raciais como um dado importante da realidade brasileira e como um subproduto das relações históricas e sociais. Os resultados destacam o entendimento de que construção da identidade e corporeidade negras, ainda não tem sido uma temática privilegiada pelo campo educacional e que a diversidade étnico-cultural é um dos caminhos que possibilitam o diálogo na busca da superação do preconceito racial. Não obstante, evidenciou-se a necessidade de que a escola caminhe na perspectiva de uma organização multicultural, educando as novas gerações na convivência, respeito e valorização das culturas plurais.
Abstract: The misunderstanding that the collective and social identities construction passes through the knowledge of History itself, not in a sense of rescuing it, but making it present as cultural reference, is one of the main points of this work. This way, this work investigates, through the oral narratives, the specificities of high school black students (both boys and girls) with the racist quotidian that permeates the social dynamics and the scholar space. So, the mechanisms and subtleties of racism on the collective imaginary of society were scanned as well as how it is manifested and externalized on quotidian and human formation environment. The theoretical support of this work is based on the perspective of the Cultural Studies and on the ways of Foucault’s analysis of power genealogy. The investigation dynamics was based on the prerogative of the ethnographic research and systematized through interviews which were recorded by electronic means. The analysis aimed at understanding the racial differences as an important datum of Brazilian reality and as a byproduct of social and historical relations. The results detach the understanding that identity and black corporeity construction hasn’t been a privileged theme by the educational field and that the ethnic-cultural difference is one of the ways that allow the dialogue on the search of racial prejudice overcoming. However, the necessity that school follow a multicultural organization was pointed out, by educating the new generations on coexistence, respect and plural cultures valorization.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12333
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010 - Ricardo Tadeu Barbosa.pdf2010 - Ricardo Tadeu Barbosa2.57 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.