Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12333
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBarbosa, Ricardo Tadeu
dc.date.accessioned2023-12-22T02:05:57Z-
dc.date.available2023-12-22T02:05:57Z-
dc.date.issued2010-03-25
dc.identifier.citationBARBOSA, Ricardo Tadeu. Identidades negras em narrativas: Culturas e Trajetórias Híbridas nas Vozes de Estudantes Negros/as Secundaristas do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais/Campus Januária. 2010.140 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12333-
dc.description.abstractO entendimento inequívoco de que a construção de identidades sociais e coletivas passa pelo conhecimento da própria História, não no sentido de resgatá-la idealisticamente, mas de fazê-la presente como referência cultural, é um dos pontos centrais deste estudo. Nessa perspectiva, esse trabalho investiga através das narrativas orais as especificidades das vivências de alunos e alunas negras secundaristas com o cotidiano racista que permeia a dinâmica social e o espaço escolar. Destarte, foram perscrutados os mecanismos e sutilezas do racismo no imaginário coletivo da sociedade e como ele se manifesta e se corporifica no cotidiano e no ambiente de formação humana. A sustentação teórica deste trabalho está pautada na perspectiva dos Estudos Culturais e nos caminhos das análises foucaultianas da genealogia do poder. A dinâmica da investigação foi alicerçada nas prerrogativas da pesquisa etnográfica e sistematizada através de entrevistas gravadas por meio eletrônico. A análise realizada objetivou entender as desigualdades raciais como um dado importante da realidade brasileira e como um subproduto das relações históricas e sociais. Os resultados destacam o entendimento de que construção da identidade e corporeidade negras, ainda não tem sido uma temática privilegiada pelo campo educacional e que a diversidade étnico-cultural é um dos caminhos que possibilitam o diálogo na busca da superação do preconceito racial. Não obstante, evidenciou-se a necessidade de que a escola caminhe na perspectiva de uma organização multicultural, educando as novas gerações na convivência, respeito e valorização das culturas plurais.por
dc.description.sponsorshipMinistério da Educação / Secretaria da Educação Tecnológica, MEC / SETEC, Brasil.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRacismopor
dc.subjectDiversidade culturalpor
dc.subjectNegritudepor
dc.subjectHistória afro-brasileirapor
dc.subjectRacismeng
dc.subjectCultural Diversityeng
dc.subjectNegritudeeng
dc.subjectAfrican-Brazilian Historyeng
dc.titleIdentidades negras em narrativas: Culturas e Trajetórias Híbridas nas Vozes de Estudantes Negros/as Secundaristas do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais/Campus Januáriapor
dc.title.alternativeBlack identities in narratives: Hybrid Cultures and Trajectories in the Voices of Black Students Secondary students of the Federal Institute of Northern Minas Gerais / Campus Januáriafra
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe misunderstanding that the collective and social identities construction passes through the knowledge of History itself, not in a sense of rescuing it, but making it present as cultural reference, is one of the main points of this work. This way, this work investigates, through the oral narratives, the specificities of high school black students (both boys and girls) with the racist quotidian that permeates the social dynamics and the scholar space. So, the mechanisms and subtleties of racism on the collective imaginary of society were scanned as well as how it is manifested and externalized on quotidian and human formation environment. The theoretical support of this work is based on the perspective of the Cultural Studies and on the ways of Foucault’s analysis of power genealogy. The investigation dynamics was based on the prerogative of the ethnographic research and systematized through interviews which were recorded by electronic means. The analysis aimed at understanding the racial differences as an important datum of Brazilian reality and as a byproduct of social and historical relations. The results detach the understanding that identity and black corporeity construction hasn’t been a privileged theme by the educational field and that the ethnic-cultural difference is one of the ways that allow the dialogue on the search of racial prejudice overcoming. However, the necessity that school follow a multicultural organization was pointed out, by educating the new generations on coexistence, respect and plural cultures valorization.eng
dc.contributor.advisor1Monteiro, Aloisio Jorge de Jesus
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3934201639828808por
dc.contributor.referee1Cupolillo, Amparo Villa
dc.contributor.referee2Amâncio, Iris Maria da Costa
dc.creator.ID932.941.076-68por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6650708594631518por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciencias naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 1999. ANDRE, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da pratica escolar. 14. ed. Campinas: Papirus, 2008. AQUINO, Rubim Santos Leão de. et. al. Sociedade brasileira: uma história através dos movimentos sociais. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 2000. ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo: anti-semitismo, imperialismo, totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. BARRET-DUCROCQ, Françoise. Globalização para quem? Uma discussão sobre os rumos da globalização. São Paulo: Futura, 2004. BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Tradução de Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001. BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução Sérgio Paulo Rouanet; prefácio Jeanne Marie Gagnebin. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Obras escolhidas; v. 1) BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. 13. ed. Petropolis: Vozes, 1996. BERND, Zilá. Racismo e anti-racismo. São Paulo: Moderna, 1994, (Coleção polêmica). BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; ESPOSITO, Vitoria Helena Cunha. Pesquisa qualitativa em educação: um enfoque fenomenologico. 2. ed. Piracicaba: UNIMEP, 1997. BOURDIEU, Pierre. Le plaisir de savoir. Le Monde, 27, juin, 1984. ______________. O poder simbólico. Rio de Janeiro, Lisboa: Difel e Bertrand Brasil, 1989. 130 BRANCO, Guilherme Castelo. Ontologia do presente, racismo, lutas de resistência. In: PASSOS, Izabel C. Friche. (org.). Poder, normalização e violência: incursões foucaultianas para a atualidade. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008. (Coleção Estudos Foucaultianos). p-p. 83-89. BRASIL. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico de 2000. Disponibiliza informações sobre as estatísticas nacionais. Disponível em: http://www.ibege.gove.br/cidadesat/default.php. Acesso em 18 de novembro de 2008. BRASIL. Lei 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Estabelece as diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências, Brasília, jan. 2003. BRASIL. Políticas públicas para a educação profissional e tecnológica. Brasília, 2004. BRASIL. Secretaria Especial de Políticas de Promoção de Igualdade Racial. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnicos-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília: Ministério da Educação, 2005. BRASIL. Lei 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei 10.639, de 09 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Brasília, 2008. BURKE, Peter. Cultura Popular na Idade Moderna: Europa, 1500-1800. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Tradução de Heloísa Pezza Cintrão, Ana Regina Lessa; tradução da introdução: Gênese Andrade. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006. (Ensaios Latinoamericanos, 1) CARDOSO, Ciro Flamarion S. A Afro-America: a escravidão no novo mundo. 2a ed. São Paulo: Brasiliense, 1984. (Tudo é história 44) CEFET-JANUÁRIA. Manual do candidato: Processo Seletivo 2007. Januária-MG, 2006. 131 ______________. Proposta Para Constituição do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte De Minas Gerais: Ifet do Norte de Minas. Januária-MG, 2008. CHAUÍ, Marilena de Souza. Filosofia: ensino médio, volume único. São Paulo: Ática, 2005. COLEMAN, James Samuel. Foundations of social theory. Cambridge: Belknap Press of Harvard University Press, 1990. 993p. COSTA, João Batista de Almeida. Cultura, natureza e populações tradicionais: o Norte de Minas como síntese da nação brasileira. Revista Verde Grande. Montes Claros: Ed. Unimontes, 2005. v. 1, n.3, p. 8-47. _______________. Minas Gerais na contemporaneidade: identidade fragmentada, a diversidade e as fronteiras regionais. Cadernos da Escola do Legislativo, v. 11, p. 117-137, 2009. CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. Tradução de Viviane Pacheco. 2. ed. Bauru: EDUSC, 2002. 256p.; (Verbum) DEL PRIORE, Mary; VENÂNCIO, Renato Pinto. Ancestrais: uma introdução à história da África Atlântica. 4. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2004. BARRET-DUCROCQ, Françoise. Globalização para quem?: uma discussão sobre os rumos da globalização. São Paulo: Futura, 2004. DUARTE, André. Biopolítica e resistência: o legado de Michel Foucault. In. RAGO, Margareth e VEIGA-NETO, Alfredo. Figuras de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p-p.45-55. FERNANDES, Fernandes. O significado do protesto negro. São Paulo: Editora Cortez, 1989. FERRO, Marc. A manipulação da história no ensino e nos meios de comunicação. São Paulo: IBRASA - Instituição Brasileira de Difusão Cultural, 1983. FOUCAULT, Michel 1996 apud BRANCO, Guilherme Castelo. Ontologia do presente, racismo, lutas de resistência. In: PASSOS, Izabel C. Friche. (org.). Poder, normalização e violência: incursões foucaultianas para a atualidade. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008. p-p. 83-89. (Coleção Estudos Foucaultianos). 132 FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975-1976) / Michel Foucault; tradução de Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1999. – (Coleção Tópicos) _______________. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. 24. Ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2007a. _______________. História da sexualidade: a vontade de saber. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. 18. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2007b. _______________. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. 34. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007c, 288p. FRANCISCO, Dalmir. Comunicação, Identidade Cultural e Racismo. In: FONSECA, Maria Nazareth Soares. (Org.) Brasil Afro-Brasileiro. Autêntica, 2000, p. 117-151. FRANÇOIS, Etienne. A fecundidade da história oral. In: AMADO, Janaína. FERREIRA, Marieta de Moraes. Usos e Abusos da História Oral. 3ª ed. Rio de Janeiro: Editora: FGV, 2000. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2004. FREITAS, Decio. Palmares: a guerra dos escravos. 5a ed. reescrita, rev. e ampliada. Porto Alegre: Mercado Aberto Ed., 1984. (Série Novas perspectivas;12) FRISCH, Michael; HAMILTON, Paul; THOMSON, Alistair. Os debates sobre a memória e a história alguns aspectos internacionais. In: AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Moraes. Usos e Abusos da História Oral. 3ª ed. Rio de Janeiro: Editora: FGV, 2000. GARCIA, Renísia Cristina. Identidade fragmentada: um estudo sobre a história do negro na educação brasileira: 1993-2005. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2007. GASKELL, George. Entrevistas individuais e grupais. In: BAUER, Martin W; GASKELL, George; GUARESCHI, Pedrinho A. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2007. p. 65-79. 133 GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC - Livros Técnicos e Científicos, 1989. 213 p. (Antropologia social (J. Zahar) GIDDENS, Anthony. As Conseqüências da Modernidade. São Paulo, UNESP, 1991. GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes: o cotidiano e as idéias de um moleiro perseguido pela inquisição. Tradução Betânia Amoroso. São Paulo: Companhia das Letras, 1987. GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 9. ed. Rio de Janeiro: Record, 2005. GOMES, Nilma Lino. Educação cidadã, etnia e raça: o trato pedagógico da diversidade. In.: CAVALLEIRO, Eliane. Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Selo Negro, 2001. p. 83-96. _______________. Cultura negra e educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n.23, p. 75-85, maio/ago. 2003. _______________. et al. Identidades e corporeidades negras: reflexões sobre uma experiência de formação de professores(as) para a diversidade étnico-racial. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. GUIMARÃES, Antônio Sérgio Alfredo. Acesso de negros às universidades públicas. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, 2003, n. 118, p. 247-268. HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomaz Tadeu da Silva, Guacira Lopes Louro – 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. HOBSBAWM, Eric. Nações e nacionalismo desde 1870: programa, mito e realidade. Tradução: Maria Célia Paoli, Anna Maria Quirino. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. ______________. A era das revoluções: Europa 1789-1848. Tradução de Maria Tereza Lopes Teixeira e Marcos Penchel. 17. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS (IFNMG). Proposta para constituição do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais. Januária, 2007. 134 JONHSON, Allan G. Dicionário de sociologia: guia prático da linguagem sociológica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997. KLEIN, Herbert. Escravidao africana: América latina e Caribe. São Paulo: Brasiliense, 1987. KUPPER, Agnaldo. Malês: uma passagem a ser concretizada. Revista Terra e Cultura, Unifil, Londrina, n. 42, p. 85-93, jan. jul. 2006. LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 21. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar., 2007. LESSER, Jeff. A negociação da identidade nacional: imigrantes, minorias e a luta pela etnicidade no Brasil. São Paulo: Ed. UNESP, 2001. LODY, Raul Giovanni da Motta. Cabelos de axé: identidade e resistência. Rio de Janeiro: Ed. Senac Nacional, 2004. LOPES, Luiz Paulo da Moita. Identidades fragmentadas: a construção discursiva de raça, gênero e sexualidade em sala de aula. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2002. (Coleção Letramento, Educação e Sociedade) LOZANO, Jorge Eduardo Aceves. Práticas e estilo de pesquisa histórica oral contemporânea. In: AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Moraes. Usos e Abusos da História Oral. 3ª ed. Rio de Janeiro: Editora: FGV, 2000, p. 15-25. MACEDO, Roberto Sidnei. Etnopesquisa critica, etnopesquisa-formação. Brasília: Liber Livro Editora, 2006. MACHADO, Roberto. Por uma genealogia do poder. In: FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. 24. Ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2007. MARTINS, Roberto Borges. Desigualdades raciais e ações afirmativas no Brasil: o papel estratégico da educação. In: I Ciclo de Estudos Sobre Educação e Exclusão na PUC Minas, 2004. CD-Rom. 135 MATA-MACHADO, Bernardo. História do sertão noroeste de Minas Gerais (1690-1930). Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 1991. MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Manual de História Oral. 2ª ed. São Paulo: Loyola, 1998. _______________. História Oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto, 2007. MONTEIRO, Aloísio Jorge de Jesus. Sobreviventes da Fronteiras: cultura, violência e valores na educação. Portal ANPEd: 28ª Reunião Anual, trabalhos GT 06: Educação Popular. Caxambu/MG. 16 a 19 de outubro de 2005. Disponível em: http://www.anped.org.br/reunioes/28/inicio.htm. Acesso em 17 de novembro de 2008. MOURA, Clóvis. Rebeliões da senzala: Quilombos, insurreições, guerrilhas. 3. ed. São Paulo: Ciências Humanas, 1981. _______________. Dicionário da escravidão negra no Brasil. São Paulo: Edusp, 2004 MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil. São Paulo: Vozes, 1999. _______________. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade, etnia. Niterói: EDUFF, 2000. _______________. Superando o Racismo na Escola. 2ª edição revisada. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. NOBRE, Renarde Freire. Racionalidade e tragédia cultural no pensamento de Max Weber. Tempo Social: Revista de Sociologia da USP. São Paulo, 12(2): 85-108, novembro de 2000. OLIVEIRA, Dennis de. A utopia possível na sociedade líquida. CULT – Revista Brasileira de Cultura, São Paulo, nº 138, p. 14-8, ago. 2009. OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. Reconsiderando etnia. Sociedade e cultura: Revista de Pesquisa e Debates em Ciências Sociais, UFG, Goiânia, v. 6, n. 2, p. 133-147, jul/dez. 2003. 136 PAULA, Adilton de. Educar o Brasil com raça: das raças ao racismo que ninguém vê. In.: SANTOS, Gevanilda; SILVA, Maria Palmira da; VENTURI, Gustavo. Racismo no Brasil: percepções da discriminação e do preconceito racial no século XXI. São Paulo, SP: Fundação Perseu Abramo, 2005. PERROT, Michelle. In: FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. 24. Ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2007. PRADO JÚNIOR, Caio. Formação do Brasil contemporâneo. 23 ed. São Paulo: Brasiliense, 2006. RAMOS, Alcida Rita. Nações dentro da nação: um desencontro de ideologias. In: Série Antropológica 147. Brasília: DAN/UnB, 1993. REIS, Geraldo Antônio dos. Algumas considerações sobre o processo de desenvolvimento recente da região mineira do nordeste. In.: SANTOS, Gilmar Ribeiro dos. (Org.). Trabalho, cultura e Sociedade no Norte/Nordeste de Minas. 1 ed. Montes Claros: Best Comunicação e Marketing, 1997, v. 1, p. 37-76. REIS, José Carlos. As identidades do Brasil: de Varnhagem a FHC. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 2000. REIS, Liana Maria; BOTELHO, Angela Vianna. Dicionário histórico Brasil: Colônia e Império. Belo Horizonte: Dimensão, 1998. RODRIGUES, José Carlos. O tabu do corpo. Rio de Janeiro:Dois Pontos, 1996. ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. 27. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988. ROUSSO, Henry. A memória não é mais o que era. In: AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Moraes. Usos e Abusos da História Oral. 3ª ed. Rio de Janeiro: Editora: FGV, 2000, p. 93-101. SAINT-HILAIRE, Auguste de. Viagem pelo distrito de diamantes e litoral do Brasil. São Paulo: Edusp, Belo Horizonte: Itatiaia, 1974. 137 SANTOS, Ana Flávia Moreira. Do terreno dos caboclos do Sr. João à Terra indígena Xakriabá. 1997, 304f. Dissertação (mestrado) - Universidade de Brasília, Programa de Pós- Graduação em Antropologia Social. SANTOS, Hélio. Negro não é Problema: é solução. Revista Caros Amigos. São Paulo, n. 69, ano VI, p. 30-37, dez. 2002. SANTOS, Jair Ferreira dos. O que é pós-moderno. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1986. 111p. (Coleção primeiros passos, nº 165) SANTOS, Maria Elisabete Gontijo dos; CAMARGO, Pablo Matos. Comunidades quilombolas de Minas Gerais no Século XXI: história e resistência. Belo Horizonte: Autêntica: CEDEFES, 2008. 391 p. (Coleção cultura negra e identidades) SANTOS, Milton. As exclusões da globalização: pobres e negros. In: FERREIRA, Antônio Mário (Org). Na própria pele: os negros no Rio Grande do Sul. Porto Alegre, CORAG/Secretaria de estado da Cultura, 1999. SARTRE, Jean-Paul. Prefácio. In: FANON, Frantz. Os Condenados da terra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979. SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da; HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 200. SKIDMORE, Thomas E. Preto no branco: raça e nacionalidade no pensamento brasileiro. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001. SOUZA, Marina de Mello e. África e Brasil africano. São Paulo: Ática, 2008. THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1992. VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault & a Educação. 2. ed. 1 reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 160 p. (Pensadores & Educação, 5). WEBER, Max. Metodologia das ciências sociais (parte II). São Paulo: Cortez, 1995por
dc.subject.cnpqHistóriapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/61716/2010%20-%20Ricardo%20Tadeu%20Barbosa.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3832
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2020-08-20T22:42:43Z No. of bitstreams: 1 2010 - Ricardo Tadeu Barbosa.pdf: 2634565 bytes, checksum: 405edbb2b83d8ade1fa42b2872ad1273 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-08-20T22:42:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010 - Ricardo Tadeu Barbosa.pdf: 2634565 bytes, checksum: 405edbb2b83d8ade1fa42b2872ad1273 (MD5) Previous issue date: 2010-03-25eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010 - Ricardo Tadeu Barbosa.pdf2010 - Ricardo Tadeu Barbosa2.57 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.