Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12359
Tipo do documento: Dissertação
Title: Vida Acadêmica dos Alunos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio no Sistema de Internato: Percepções e Desafios.
Other Titles: Academic Life of Students of the Technical Course in Agriculture Integrated with High School in the Boarding System: Perceptions and Challenges.
Authors: Salvador, Denilce
Orientador(a): Gonçalves, Sílvia Maria Melo
Primeiro membro da banca: Monteiro, Rosa Cristina
Segundo membro da banca: Holtz, Anderson Mathias
Keywords: Sistema de Internato.;Relações Interpessoais;Interações Sociais;System of Boarding School;Interpersonal Relationships;Social Interactions
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 28-Apr-2011
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: Salvador, Denilce. Vida Acadêmica dos Alunos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio no Sistema de Internato: Percepções e Desafios.. 2011. [58 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica - RJ] .
Abstract: Este trabalho investigou a vida acadêmica dos alunos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio no sistema de internato e sua trajetória n esse tipo de regime esco lar, avaliando o próprio sistema de internato e a influência deste em sua vida pessoal e acadêmica. Participaram desta pesquisa 40 alunos internos, de 1ª série, do sexo masculino, de 14 a 18 anos e 16 professores. Para os alunos fo i utilizado um questionário semiestruturado versando sobre número de ocupantes do quarto, opinião sobre o internato, o de que mais gostavam e o de que menos gostavam, influência para o desempenho escolar, o que mudariam e o que deveria ser mantido. Para os professores foi utilizado questionário abordando as diferenças no rendimento escolar dos i nternos e dos não internos e as diferenças nas relações interpessoais entre eles . As respostas foram categorizadas à luz da análise de conteúdo de Bardin. Dos alunos pesquisados, 80% afirmaram que essa é uma experiência boa; 90,48% consideraram no positivo para o desempenho escolar; para 65%, as interações sociais são o que mais gostavam; aspectos negativos como calor nos quartos e dese ntendimentos representaram 48% d os entrevistados ; 31,37% gostariam de mudar a infraestrutura, enquanto 19,21% di minuiriam o número de colegas por quarto; 31,82% afirmaram que não mudariam as regras; e 20,45% não trocariam os colegas do quarto. Dos professores pesquisados, 75% afirmaram q ue há difere nças entre os internos e os não internos; 45% destacaram o valor positivo deste sistema de ensino; 20% destacaram o compromisso que deveriam ter com os est udos; 15% ressaltaram que o não interno tem um maior rendimento escolar. Nas relações int erpessoais, 65% dos docentes afirmaram que os internos são mais amigos entre si e com demais; 20% confirmaram que os internos são mais caren tes de família; para 10% os não internos são mais segur os nas relações de amizades. Ess es resultados indicam que as relações interpessoais foram valorizadas pelos alunos e professores e o valor positivo dess a condição de vida par a o desempenho escolar, pois ess es adolescentes não possuem laços familiares próximos, ficando sujeitos a depender de amizades.
Abstract: This study investigated the academic life of students of the Integrated Farming Technician School in residential school and its course in such school system, evaluating the system of the internship and its influence on their academic and personal life. 40 students participated in this research internal, grade 1, male, 14 to 18 years and 16 teachers. For students semistructured que stionnaire was used to dealing occupants of the room, review abaut the internship, the most liked and least liked, influence for the school performance, what would they change and what should be retained. For the teachers was used questionnaire addressing the differences in educational achievement of inmates to non inmate and the differences in interpersonal relations among them. The answers were categorized in the light of the content analysis of Bardin. Of the students surveyed, 80% said that this is a g ood experience, 90.48% found it positive for the school performance, to 65%, social interactions are what they liked best; negative aspects such as friction and heat in rooms accounted for 48 % of respondents, 31.37% would like to change the infrastructure , while 19.21% would decrease the number of colleagues in the room, 31.82% said they would not change the rules, and 20.45% would not exchange our room's colleagues. Of the teachers surveyed, 75% said that there are differences between inmate and non domes tic, 45% highlighted the positive value of this system of education, 20% highlighted the commitment we should have with the studies, 15% pointed out that the non domestic has a higher school performance. In interpersonal relationships, 65% of teachers said that inmates are more friends together and with others, 20% confirmed that inmates are more needy family, for 10% non inmates are safer in the relations of friendship. These results indicate that interpersonal relationships were valued by students and tea chers and the positive value of the condition of life for school performance, as these teenagers do not have close family ties, and are subject to rely on friendships
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12359
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011 - Denilce Salvador.pdf2011 - Denilce Salvador1.28 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.