Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12367
Tipo do documento: Dissertação
Title: Projeto Partilhando Conhecimentos: uma proposta metodológica interdisciplinar
Other Titles: Project Sharing knowledge: an interdisciplinary methodological proposal
Authors: Monteiro, Alcelio
Orientador(a): Sanchez, Sandra Barros
Keywords: educação agrícola;ensino-aprendizagem;interdisciplinaridade;conhecimento;agricultural education;teaching-learning;Interdisciplinary;knowledge
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 8-Nov-2006
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: MONTEIRO, Alcelio. Projeto Partilhando Conhecimentos: uma proposta metodológica interdisciplinar. 2006. 78 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2006.
Abstract: Esta pesquisa foi realizada na Escola Agrotécnica Federal de Alegre (EAFA ES) com cento e sete alunos (público alvo) concludentes das terceiras séries do ensino médio profissionalizante dos Cursos Técnicos em Agropecuária e Agroindústria no ano letivo de 2005, com a colaboração e a participação de sete professores e, de cinco profissionais da área pedagógica. Tendo como principal objetivo desenvolver com os mesmos o Projeto Partilhando Conhecimentos : uma proposta metodológica interdisciplinar. Visando atingir com esses educandos não somente a compreensão e o domínio dos conteúdos das disciplinas curriculares, mas, principalmente, o desenvolvimento de suas capacidades de articular os diversos saberes e contextualizá-los em suas ações práticoreflexivas de linguagens e corporais. Para comprovação de que houve êxito ao cumprimento dessa pesquisa e de que ela possa ter continuidade nessa mudança de paradigma no processo ensino-aprendizagem da EAFA - ES utilizou-se a metodologia de aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas. Foram aplicados 101 questionários para os alunos ao final do 1º semestre e, 88 questionários ao final do 2º semestre, após a conclusão dos cursos. Foram questionados também 07 professores do ensino médio e 05 profissionais da área pedagógica. Quando comprovamos que o projeto é viável e que merece ter continuidade para os próximos anos, tentando envolver cada vez mais atores que ainda não participam e outros cursos da própria Escola.
Abstract: This search was done at the Agrotecnical Federal School of Alegre (EAFA ES) for that we selected up a hundred and seven students (target) who were at this last year at their high school. The search was done in 2005 and we had a cooperation of seven teachers and five professionals of the Education field. The main goal for this search was to develop with then the project called sharing knowledge with is an methodology of interdisciplinary proposal to get with them understanding and knowledge from the contents offered by the subjects as well as to develop their abilities to connect what they have had and what they are going to receive in order to use daily. To proof that the search succeded and that it can be continued for the process of changing teachinglearning to the EAFA ES, was used a questionnaire with opened and closed questions. It was applied a hundred one questionnaires for the students at the end of the first semester and eighty eight at the end of the second semester after they have concluded their courses. Seven teachers were interviewed from the same school as well as five professionals from the pedagogic area. It was concluded that the project is feasible and deserved to continue for the next years to try to get as many as different people involved as well as other courses from the same school.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12367
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2006 - Alcelio Monteiro.pdfDocumento principal985.63 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.