Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12415
Tipo do documento: Dissertação
Title: Utilização da metodologia de projetos no processo de ensino-aprendizagem do IFES - Campus Santa Teresa-ES: uma experiência com adubação verde
Other Titles: Using the design methodology in the process of teachinglearning of the IfES - Campus Santa Teresa-ES: an experiment with green manure
Authors: Daleprane, Francisco Braz
Orientador(a): Espindola, José Antonio Azevedo
Keywords: escola;ensino;metodologia;aprendizado;school;teaching;methodology;learning
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 14-Dec-2009
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: DALEPRANE, Francisco Braz. Utilização da metodologia de projetos no processo de ensino-aprendizagem do IFES - Campus Santa Teresa - ES: uma experiência com adubação verde. 2009. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.
Abstract: A presente pesquisa teve como objetivo avaliar o grau de importância da metodologia de projetos como proposta de elevação da qualidade do ensino, melhoria do aprendizado e promoção do desenvolvimento de atributos essenciais à inserção dos formandos na sociedade e no mercado de trabalho. O ensaio experimental foi desenvolvido no período de março de 2007 a julho de 2008, envolvendo 29 alunos do curso de agricultura. Adotou-se como temática básica de estudos, a avaliação do comportamento de oito espécies de leguminosas utilizadas como adubo verde, cultivadas nos períodos de outono-inverno e primavera-verão, no sistema com e sem capina. Organizados em grupos de até três componentes, os estudantes implantaram e conduziram uma unidade experimental onde colheram informações periódicas sobre o comportamento das espécies estudadas, gerando variadas oportunidades de discussão e troca de informações. O nível de contribuição desta metodologia de ensino na vida escolar e profissional dos estudantes foi avaliado, após o término da pesquisa, através de questionário desenvolvido sob a forma de escalas numéricas aplicado aos alunos envolvidos na pesquisa. Os resultados revelaram a aquisição de um alto nível de conhecimento técnico pelos alunos sobre o assunto estudado, sendo capazes de identificar as espécies com melhor poder de adaptação às condições locais e aos diferentes tipos de manejo. Além disso, esta metodologia pelo seu caráter dinamizador proporcionou um maior inter-relacionamento entre teoria e prática, maior contextualização do ensino, interação entre os conteúdos e integração entre as áreas do conhecimento, o que possibilitou aos alunos o desenvolvimento de um conjunto de competências essenciais à sua inserção na sociedade e ao exercício das atividades profissionais. Concluiu-se que o ensino por meio da metodologia de projetos destacou-se das demais metodologias de ensino adotadas no campus Santa Teresa, tendo se constituído na melhor forma de resgatar o sucesso escolar, promovendo a elevação do nível de aprendizado dos alunos e melhorando a qualidade dos profissionais formados na instituição.
Abstract: This study aimed to evaluate the degree of importance of the projects methodology as a proposal to raise the quality of teaching, improving learning and promoting the development of key attributes to the insertion of students into society and the job market, has been developed from March 2007 to July 2008, involving 29 agriculture students.Was adopted as the basic theme of studies the evaluation of the behavior of eight species of legumes used as green manure, grown in the autumn-winter and spring-summer, on the system with and without weeding. Working arranged in groups of up to three components, the students began and conducted an experimental unit where collected periodic information about the behavior of the studied species, generating varied opportunities for discussion and exchange of information.The level of contribution from the use of this methodology of teaching in school life and professional of the students was evaluated through a questionnaire developed in the numerical scales form applied to students involved in this research, after its completion. The results revealed the acquisition of a high level of technical knowledge by the students on the studied subject, being able to identify the species with a better condition to adapt to local conditions and different types of management. Furthermore, this methodology, due its dynamic character, provided a greater interplay between theory and practice, higher teaching contextualization, interaction between the content and integration of knowledge areas, which allowed students to develop a set of essential skills for their insertion into society and the exercise of professional activities. It is therefore concluded, that teaching through the projects methodology differed from other methods adopted at the Santa Teresa campus, having been composed in the best way to rescue the academic success, promoting higher standards of student learning and improving the quality of the professionals trained in the institution.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12415
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009 - Francisco Braz Daleprane.pdf1.5 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.