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Tipo do documento: Dissertação
Title: Análise das relações desencadeadas pelos jogos cooperativos na educação física do Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira
Other Titles: Analisys of relationship developed by cooperative games on physical education subject at Senador Carlos Gomes de Oliveira Agricolae School
Authors: Pocera, Joverci Antonio
Orientador(a): Monteiro, Aloisio Jorge de Jesus
Keywords: jogo;competição;cooperação;educação física;game;competition;cooperation;physical education
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 19-Feb-2008
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: POCERA, Joverci Antonio. Análise das relações desencadeadas pelos jogos cooperativos na educação física do Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira. 2008. 8 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.
Abstract: Durante muito tempo acreditou-se que todo tipo de jogo era importante para promover cooperação, integração e união das pessoas. Hoje ainda é bastante comum encontrar nas escolas projetos descritos com a famosa frase através desses jogos pretendemos promover integração entre nossos alunos . Uma vez aprovado, a direção reúne os professores para organizar jogos com disputa acirrada entre as séries. Atitudes como estas também ocorrem diariamente nas aulas de educação física escolar ofuscadas pelo discurso da necessidade da competição para motivar os alunos. Por meio desta pesquisa realizada entre os alunos do Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira, instituição ligada à Universidade Federal de Santa Catarina, procuramos identificar de que forma poderemos trabalhar os jogos para exercitar a cidadania, a ética e os demais valores indispensáveis na formação do caráter que promove a integração e a socialização dos alunos das diferentes turmas da escola. As técnicas apresentadas evitam que os alunos sejam separados em grupos, duelando entre si para obter uma vitória (maior número de pontos), incentivados por uma platéia com os mesmos ideais, onde o mais importante é vencer o outro não importando as armas utilizadas. Esta estratégia promove apenas a disseminação dos ideais propagados pelo poder dominante e a elitização do esporte, deixando de lado pessoas com limitação de desempenho físico. A valorização excessiva da competição gera desavenças entre os alunos para serem superadas em situações futuras. Seguindo a filosofia do amor, propagada pelos jogos cooperativos poderemos desenvolver atividades que promovam a cooperação e integração dos alunos das diferentes séries para superar os desafios propostos. Ao incentiva r o trabalho cooperativo deixamos para um segundo plano as medalhas, troféus e placar final. Enfim, para seguir esta linha de trabalho, o profissional deverá lembrar que não existe integração, cooperação e afetividade num ambiente que valoriza apenas o primeiro colocado, da mesma forma que os valores presentes nos jogos fazem parte das atitudes das pessoas no seu convívio diário.
Abstract: For a long time, every kind of games was considered important for the promotion of cooperation, integration and the union of people. Today it is still very common to find some projects at schools that carry the famous sentence, through these games we intend to promote integration among our students . Once the project approved, the school s direction reuni te all teachersin order to organize games with an intransigent dispute between students of all grades. Attitudes like that also take place daily at school s Physical Education class, that is obfuscated by a speech on how competition motivates students. The present study, realized with students at Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira/SC an instituition bounded to the Federal University of Santa Catarina means to identify in which way it is possible to use games as a form of exercising citizenship, ethic and other values indispensable to one s character formation, which promotes integration and socialization of all students of the school. The presented techniques avoid students to be separated into groups, dueling over the so called victory (higher score), stimulated by an audience with those same ideals, where the most important thing is winning, no matter what weapons you may need to do so. This strategy only promotes the dissemination of the dominant power ideals and sports are only for the elite, leaving behind people with physical performace limitation. The excessive voluation of competition creates disagreements among students, left to be surpassed in future situations. Based on the philosophy of love, propagated by the cooperative games, it would be possible to develop activities that motivate cooperation of students of all grades, to surpass the proposed challenges. By stimulating the cooperative work, we leave to a second plain the medals, the trophies and the final score. In order to follow this line of work, the professional must remember that there is no cooperation, integration nor affectivity in an environment that only values the winner, the first place, the same way that values on a game exist into peoples attitudes in their daily conviviality.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12416
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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