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Tipo do documento: Dissertação
Title: O projeto político pedagógico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá: Uma experiência do percurso
Other Titles: The political project pedagogical of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amapá: A journey experience
Authors: Silva, Tatiana Duarte da
Orientador(a): Cupolillo, Amparo Villa
Primeiro coorientador: Cupolillo, Amparo Villa
Primeiro membro da banca: Cupolillo, Amparo Villa
Segundo membro da banca: Soares, Ana Maria Dantas
Terceiro membro da banca: Jardim, Elizabete Cristina Ribeiro Silva
Keywords: Cultura colaborativa;Gestão democrática;Planejamento;Participação;Projeto político pedagógico;Collaborative culture,,, ,;Democratic management;Planning;Participation;Political pedagogical project
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 18-Jun-2019
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: SILVA, Tatiana Duarte da. O projeto político pedagógico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá: Uma experiência do percurso. 2019. 53f. Dissertação(Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
Abstract: Esta dissertação teve como objetivos analisar a experiência do percurso de produção de um elemento do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, do Instituto Federal do Amapá – IFAP, o seu Projeto Político Pedagógico; conceituar a gestão participativa e colaborativa; delimitar a realização de uma pesquisa-ação no âmbito do IFAP com atores que fazem parte do processo de elaboração do PPP/PDI/IFAP e analisar a coleta de dados sobre o processo de elaboração do PPP/PDI/IFAP. Partiu do pressuposto de que todo e qualquer planejamento de gestão precisa ter a participação, o efetivo envolvimento e o comprometimento das pessoas que fazem a empresa/instituição funcionar no dia-a-dia. O IFAP foi criado em 29 de dezembro de 2008, pela Lei nº 11.892, que transformou a Escola Técnica Federal do Amapá – ETFAP - em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - IFAP, vinculado ao Ministério da Educação. Diante da minha formação acadêmica inicial e experiência profissional, senti-me desafiada a apresentar dados e analisar o percurso dessa construção, da qual fiz parte como sujeito implicado. A metodologia utilizada foi embasada na pesquisa-ação (GIL, 2007 e Thiollent, 2009), utilizando as ferramentas do Diário de Bordo da pesquisadora e da coleta de dados, através de uma entrevista escrita, do tipo questionário aberto e fechado, com um grupo dos participantes. Para a análise também foi necessário recorrer ao PDI/IFAP. O trabalho teve como referência autores do campo da educação, que trabalham com planejamento educacional, bem como os que defendem a perspectiva de uma escola cidadã e participativa, além de autores que discutem o projeto político pedagógico em suas múltiplas dimensões. A pesquisa trouxe à tona as dificuldades na implementação de um processo de discussão participativa, sobretudo numa instituição ainda muito nova, em construção de seus quadros docente e técnico, em que muitos dos atores ainda estão se aproximando desses desafios, se apropriando das terminologias e dos processos de elaboração, mas demonstrou que o exercício da tomada de decisões coletivas deve ser permanente e avaliado para que se possa verificar se está surtindo o efeito desejado. Deixou claro ainda que o papel dos gestores é fundamental no sentido de criar as condições objetivas para que o processo de construção dos documentos que vão direcionar as ações presentes e futuras seja representativo da comunidade envolvida e possa, inclusive, propiciar novas formas de gestão numa perspectiva participativa
Abstract: This dissertation aimed to analyze the experience of the production path of an element of the Institutional Development Plan - PDI, of the Federal Institute of Amapá - IFAP, its Political Pedagogical Project; conceptualize participatory and collaborative management; delimit the conduct of an action research under the IFAP with actors that are part of the PPP / PDI / IFAP elaboration process and analyze the data collection on the PPP / PDI / IFAP elaboration process. It started from the assumption that any and all management planning needs to have the participation, effective involvement and commitment of the people who make the company / institution work on a daily basis. IFAP was created on December 29, 2008, by Law 11.892, which transformed the Federal Technical School of Amapá - ETFAP - into the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amapá - IFAP, linked to the Ministry of Education. In view of my initial academic training and professional experience, I felt challenged to present data and analyze the course of this construction, of which I was a part as an implicated subject. The methodology used was based on action research (GIL, 2007 and Thiollent, 2009), using the researcher's logbook and data collection tools, through a written interview, of the open and closed questionnaire type, with a group of the participants. For the analysis it was also necessary to use the PDI / IFAP. The work had as reference authors from the field of education, who work with educational planning, as well as those who defend the perspective of a citizen and participatory school, as well as authors who discuss the pedagogical political project in its multiple dimensions. The research brought up the difficulties in the implementation of a participatory discussion process, especially in a still very young institution, in the construction of its teaching and technical staff, in which many of the actors are still approaching these challenges, appropriating terminologies and elaboration processes, but demonstrated that the exercise of collective decision-making must be permanent and evaluated in order to verify if it is having the desired effect. He also made it clear that the role of managers is fundamental in order to create objective conditions so that the process of building documents that will guide present and future actions is representative of the community involved and can even provide new forms of management in a perspective participatory
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12429
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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