Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12436
Tipo do documento: Dissertação
Title: Uma abordagem da Informática educativa utilizando o Microsoft Excel® no Curso Técnico em Agropecuária do CEFET Januária
Other Titles: An approach to educational informatics using Microsoft Excel® in the agriculture and livestock technical course at CEFET-Januaria
Authors: Castro, Valkennedy de Moura
Orientador(a): Bairral, Marcelo Almeida
Keywords: informática Educativa;Microsoft Excel®;matemática;educational informatics;mathematics
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 26-Sep-2008
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: CASTRO, Valkennedy de Moura. Uma abordagem da Informática Educativa utilizando o Microsoft Excel® no Curso Técnico em Agropecuária do CEFET Januária. 2008. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.
Abstract: Na sociedade atual, cada vez mais informatizada, ocorrem grandes transformações, em especial nas formas de comunicação e de acesso ao conhecimento. Estas transformações tecnológicas modificam o processo de ensino e aprendizagem, e é papel da escola acompanhar estas mudanças. Pesquisadores têm indicado possíveis caminhos variados, e uma das alternativas apresentadas para a melhoria deste processo tem sido o uso da Informática na prática pedagógica. Neste contexto, a presente dissertação teve como objetivo avaliar a influência de atividades com o uso do software MICROSFOT EXCEL® na aprendizagem de conceitos estatísticos por alunos do Ensino Médio e Técnico em Agropecuária do CEFET JANUÁRIA, localizado no município de Januária, Estado de Minas Gerais. Para chegar a este objetivo, foi elaborada, realizada e avaliada, pelo autor deste estudo, que desempenhou os papéis de pesquisador e de professor, uma intervenção pedagógica que se caracterizou pela organização de um curso envolvendo parte dos conteúdos estatísticos que os alunos teriam de estudar no curso de Técnico em Agropecuária. O curso foi realizado em um dos Laboratórios de Tecnologia (Informática) do CEFET com a participação de dez alunos. Os resultados mostraram que, além do impacto do uso do software MICROSOFT EXCEL® ter sido positivo, sua proposta favoreceu um aprendizado otimizado dos conceitos estatísticos e, conseqüentemente, contribuiu com melhoras na formação dos estudantes para um mundo cada vez mais mediado pela informática.
Abstract: At present society, which is more and more computerized, there are big transformations, especially in terms of communication and knowledge access. These technological transformations change the teaching and learning process, and the school needs to follow them. Researchers have pointed out possible various ways, and one of the choices presented to improve this process has been the use of informatics at pedagogical practice. At this context, the aim of the present dissertation is to evaluate the influence of activities using the MICROSOFT EXCEL® software by high school and agriculture and livestock technical course students when learning statistics concepts at CEFET JANUARIA, in Januaria, state of Minas Gerais. In order to reach this goal, a pedagogical intervention characterized by the organization of a course involving part of the statistics contents the students would have to study at the agriculture and livestock technical course was elaborated, accomplished and evaluated by the author of this study, who played the role of researcher and teacher. The course took place at one of the Technological (Informatics) Laboratories at CEFET with the participation of ten students. The result showed that, besides the impact of the use of MICROSOFT EXCEL® software has been positive, its purpose favo red an optimized learning of the statistics concepts and, consequently, contributed with improvements of students formations at a world which is more and more mediated by informatics.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12436
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008 - Valkennedy de Moura Castro.pdfDocumento principal8.08 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.