Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12456
Tipo do documento: Dissertação
Title: O uso da planilha eletrônica como ferramenta na Matemática do Ensino Médio do Centro Federal de Educação Tecnológica de Januária-MG
Other Titles: The use of the electronic spread sheet in Excel as a tool for teaching Mathematics in the secondary level of CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica) - Januária, MG
Authors: Braga, Julio César Pereira
Orientador(a): Bairral, Marcelo Almeida
Keywords: educação matemática;estatística;informática;planilha eletrônica excel;mathematics teaching;statistics;informatics;electronic spread Ssheet in Excel
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 26-Sep-2008
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: BRAGA, Julio César Pereira. O uso da planilha eletrônica como ferramenta na Matemática do Ensino Médio do Centro Federal de Educação Tecnológica de Januária-MG. 2008. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.
Abstract: A realidade atual se apresenta como um momento singular para a utilização de novas tecnologias no ensino e o computador passou a fazer parte do cotidiano escolar. As investigações sobre possíveis vantagens do uso das tecnologias no ensino são importantes para subsidiarem os professores no processo de preparação de novas formas de abordagem dos conteúdos e ao mesmo tempo poderão apontar para um atraente instrumento facilitador da aprendizagem para os alunos. Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver atividades que promovam habilidades na construção de conhecimentos matemáticos dos alunos do Curso Técnico em Agropecuária e Ensino Médio do Centro Federal de Educação Tecnológica de Januária-MG. Trata-se de uma inovação abordando Estatística e Matemática com a planilha eletrônica Excel. As análises a posteriori apontam ser adequada a utilização da planilha Excel como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem de conceitos matemáticos. A pesquisa proporciona uma reflexão sobre a necessidade de se democratizar o acesso ao computador, fazendo com que o mesmo seja mais uma ferramenta na busca por uma escola que desenvolva um currículo voltado para uma educação de qualidade.
Abstract: The present reality is a singular moment for the use of new technologies on teaching and the computer has become part of everyday school life. The investigations over possible advantages in the use of technology in teaching are important to subsidize teachers in the process of preparing new forms of approaching subject contents and at the same time show a more attractive facilitating tool for teaching. This research aims to develop activities that promote abilities in the construction of mathematics knowledge on students of the Technical Course in Agriculture and livestock and Secondary Level of the Federal Center of Technological Education (CEFET) in the city of Januária-MG. This experience is about using computer as a tool to teach elementary level Statistics, more specifically, with the spread sheet in Excel. The a posteriori analyses show that the use of this spread sheet in Excel as a pedagogical tool in the process of learning and teaching elementary Statistics is adequate. This research guides people to reflect over the need of a democratic access to computer, making it another tool for schools to develop a syllabus which aims quality on education.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12456
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008 - Julio Cesar Pereira Braga.pdf5 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.