Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12461
Tipo do documento: Dissertação
Title: Interdisciplinaridade aplicada à educação agrícola: a relação entre o discurso e a prática no Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges - RJ
Other Titles: Interdisciplinarity applied to agriculture education: the relation between speech and practice at Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges
Authors: Zanon, Sebastião Reis Teixeira
Orientador(a): Barbosa, Claudio Luis de Alvarenga
Keywords: educação agrícola;atitude interdisciplinar;pedagogia crítica;agriculture education;interdisciplinary attitude;critical pedagogy
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 17-Aug-2009
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: ZANON, Sebastião Reis Teixeira. Interdisciplinaridade aplicada à educação agrícola: a relação entre o discurso e a prática no Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges - RJ. 2009. 73 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.
Abstract: Este estudo pretende investigar de que forma se dá a aplicação da interdisciplinaridade no Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges CTAIBB. Tem como objetivo analisar a relação entre o discurso docente e a prática efetiva da interdisciplinaridade e identificar as principais dificuldades encontradas na adoção de uma pedagogia interdisciplinar no cotidiano escolar. A interdisciplinaridade vem sendo apontada por pesquisadores como um importante recurso didático-pedagógico na contextualização do ensino, em busca de um saber integrado, capaz de conferir maior significado à realidade sócio-cultural do educando. Para tal, deve ser compreendida e assumida pelos educadores como uma questão de atitude , marcada pelo comprometimento profissional, pela coletividade, pela abertura para novas descobertas, pelo desejo de superação de uma educação tradicional, centrada na fragmentação curricular e na divisão em disciplinas. Assim, a adoção de uma pedagogia interdisciplinar pode constituir-se em um valioso instrumento na busca de maior democratização na formação profissional agrícola de nível médio e, consequentemente, proporcionar maior inserção social do indivíduo. Nesse contexto, ressalta-se o papel da interdisciplinaridade na constituição de um ensino crítico, fundamental na formação da cidadania e do profissional apto a ingressar no mundo do trabalho. A metodologia utilizada fundamenta-se na modalidade estudo de caso , sob a abordagem qualitativa, tendo como sujeitos da pesquisa vinte e oito professores, duas pedagogas e vinte e oito alunos distribuídos proporcionalmente pelas turmas de primeira, segunda e terceira séries dos cursos Técnico Agrícola Habilitação em Agropecuária e Técnico Agrícola Habilitação em Agroindústria. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram questionários com perguntas abertas, fechadas, e semiabertas (aplicados aos docentes) e com perguntas fechadas (aplicados aos discentes) e a análise da matriz curricular dos cursos citados. Os resultados apontam para uma prática interdisciplinar frágil no cotidiano do CTAIBB e a existência de um distanciamento entre o discurso e a prática docente na adoção de uma pedagogia interdisciplinar.
Abstract: This study intends to investigate how the application of interdisciplinarity occurs at Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges CTAIBB. Its purpose is to analyze the relation between teaching speech and the effective practice of interdisciplinarity and to identify the main difficulties found in the adoption of an interdisciplinary pedagogy in the school s routine. Interdisciplinarity has been pointed out by some researchers as an important pedagogical resource in educational context, searching for an integral kind of knowledge, which is able to give a greater meaning to the students social-cultural reality. So, it should be understood and taken on as a matter of attitude by teachers, having the professional commitment and collectiveness on it, and being open to new discoveries, through the desire of overcoming a traditional kind of education, centered in the curricular fragmentation and in a division of school subjects. This way, the adoption of an interdisciplinary pedagogy can be a powerful instrument in the process of searching a greater democracy concerning professional agricultural high school training and, consequently, allowing a greater social insertion of the individual. Concerning this context, it is important to point out the role of interdisciplinary in the construction of a critical way of teaching, which is essential in the citizenship training and in what concerns the professional who is able to enter the working world. The methodology that has been used here is based on study of case , under a kind of quality approach, having as researching source twenty-eight teachers, two pedagogues and twenty-eight students organized proportionally concerning 1st, 2nd and 3rd grades groups from Agriculture Technician Qualification in Agriculture and Agriculture Technician Qualification in Agrobusiness courses. The researching instruments used were open, semi-open and closed questionnaires (applied to the teachers), closed questionnaires (applied to the students) and the analysis of curricular contents of the courses just mentioned. The results point to a fragile interdisciplinary practice of the daily routine of CTAIBB and the existence of a distance between teaching speech and practice in the adoption of an interdisciplinary pedagogy.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12461
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009 - Sebastiao Reis Teixeira Zanon.pdf1.19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.