Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12461
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorZanon, Sebastião Reis Teixeirapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-22T02:08:36Z-
dc.date.available2023-12-22T02:08:36Z-
dc.date.issued2009-08-17
dc.identifier.citationZANON, Sebastião Reis Teixeira. Interdisciplinaridade aplicada à educação agrícola: a relação entre o discurso e a prática no Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges - RJ. 2009. 73 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12461-
dc.description.abstractEste estudo pretende investigar de que forma se dá a aplicação da interdisciplinaridade no Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges CTAIBB. Tem como objetivo analisar a relação entre o discurso docente e a prática efetiva da interdisciplinaridade e identificar as principais dificuldades encontradas na adoção de uma pedagogia interdisciplinar no cotidiano escolar. A interdisciplinaridade vem sendo apontada por pesquisadores como um importante recurso didático-pedagógico na contextualização do ensino, em busca de um saber integrado, capaz de conferir maior significado à realidade sócio-cultural do educando. Para tal, deve ser compreendida e assumida pelos educadores como uma questão de atitude , marcada pelo comprometimento profissional, pela coletividade, pela abertura para novas descobertas, pelo desejo de superação de uma educação tradicional, centrada na fragmentação curricular e na divisão em disciplinas. Assim, a adoção de uma pedagogia interdisciplinar pode constituir-se em um valioso instrumento na busca de maior democratização na formação profissional agrícola de nível médio e, consequentemente, proporcionar maior inserção social do indivíduo. Nesse contexto, ressalta-se o papel da interdisciplinaridade na constituição de um ensino crítico, fundamental na formação da cidadania e do profissional apto a ingressar no mundo do trabalho. A metodologia utilizada fundamenta-se na modalidade estudo de caso , sob a abordagem qualitativa, tendo como sujeitos da pesquisa vinte e oito professores, duas pedagogas e vinte e oito alunos distribuídos proporcionalmente pelas turmas de primeira, segunda e terceira séries dos cursos Técnico Agrícola Habilitação em Agropecuária e Técnico Agrícola Habilitação em Agroindústria. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram questionários com perguntas abertas, fechadas, e semiabertas (aplicados aos docentes) e com perguntas fechadas (aplicados aos discentes) e a análise da matriz curricular dos cursos citados. Os resultados apontam para uma prática interdisciplinar frágil no cotidiano do CTAIBB e a existência de um distanciamento entre o discurso e a prática docente na adoção de uma pedagogia interdisciplinar.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação agrícolapor
dc.subjectatitude interdisciplinarpor
dc.subjectpedagogia críticapor
dc.subjectagriculture educationeng
dc.subjectinterdisciplinary attitudeeng
dc.subjectcritical pedagogyeng
dc.titleInterdisciplinaridade aplicada à educação agrícola: a relação entre o discurso e a prática no Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges - RJpor
dc.title.alternativeInterdisciplinarity applied to agriculture education: the relation between speech and practice at Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borgeseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis study intends to investigate how the application of interdisciplinarity occurs at Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges CTAIBB. Its purpose is to analyze the relation between teaching speech and the effective practice of interdisciplinarity and to identify the main difficulties found in the adoption of an interdisciplinary pedagogy in the school s routine. Interdisciplinarity has been pointed out by some researchers as an important pedagogical resource in educational context, searching for an integral kind of knowledge, which is able to give a greater meaning to the students social-cultural reality. So, it should be understood and taken on as a matter of attitude by teachers, having the professional commitment and collectiveness on it, and being open to new discoveries, through the desire of overcoming a traditional kind of education, centered in the curricular fragmentation and in a division of school subjects. This way, the adoption of an interdisciplinary pedagogy can be a powerful instrument in the process of searching a greater democracy concerning professional agricultural high school training and, consequently, allowing a greater social insertion of the individual. Concerning this context, it is important to point out the role of interdisciplinary in the construction of a critical way of teaching, which is essential in the citizenship training and in what concerns the professional who is able to enter the working world. The methodology that has been used here is based on study of case , under a kind of quality approach, having as researching source twenty-eight teachers, two pedagogues and twenty-eight students organized proportionally concerning 1st, 2nd and 3rd grades groups from Agriculture Technician Qualification in Agriculture and Agriculture Technician Qualification in Agrobusiness courses. The researching instruments used were open, semi-open and closed questionnaires (applied to the teachers), closed questionnaires (applied to the students) and the analysis of curricular contents of the courses just mentioned. The results point to a fragile interdisciplinary practice of the daily routine of CTAIBB and the existence of a distance between teaching speech and practice in the adoption of an interdisciplinary pedagogy.eng
dc.contributor.advisor1Barbosa, Claudio Luis de Alvarengapt_BR
dc.contributor.advisor1ID005.942.117-78por
dc.creator.ID856.841.397-87por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7007135498004277por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/3666/2009%20-%20Sebastiao%20Reis%20Teixeira%20Zanon.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17780/2009%20-%20Sebastiao%20Reis%20Teixeira%20Zanon.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/24064/2009%20-%20Sebastiao%20Reis%20Teixeira%20Zanon.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30457/2009%20-%20Sebastiao%20Reis%20Teixeira%20Zanon.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36855/2009%20-%20Sebastiao%20Reis%20Teixeira%20Zanon.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43205/2009%20-%20Sebastiao%20Reis%20Teixeira%20Zanon.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49601/2009%20-%20Sebastiao%20Reis%20Teixeira%20Zanon.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/56084/2009%20-%20Sebastiao%20Reis%20Teixeira%20Zanon.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/140
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-26T16:55:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009 - Sebastiao Reis Teixeira Zanon.pdf: 1217616 bytes, checksum: 6853e8a551b4e4cde91987be103228c7 (MD5) Previous issue date: 2009-08-17eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009 - Sebastiao Reis Teixeira Zanon.pdf1.19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.