Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12477
Tipo do documento: Dissertação
Title: “Português para quê, se o objetivo é ser técnico?” - Desafios para trabalhar a disciplina de Língua Portuguesa no ensino agrícola
Other Titles: “Portuguese why, if the goal is to be technician?” Challenges to work discipline of Portuguese Language in the agricultural teaching.
Authors: Perlin, Nadia Maria Covaleski
Orientador(a): Salgado, Maria das Graças de Santana
Primeiro membro da banca: Capuano, Claudio de Sá
Segundo membro da banca: Barbosa, Begma Tavares
Keywords: Língua Portuguesa;Contextualização;Transdisciplinaridade;Portuguese Language;contextualization;transdisciplinarity
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 1-Oct-2010
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: PERLIN, Nadia Maria Covaleski. “Português para quê, se o objetivo é ser técnico?” - Desafios para trabalhar a disciplina de Língua Portuguesa no ensino agrícola. 2010. 45 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
Abstract: Muitos estudiosos da área de ensino da língua materna têm se voltado para os problemas e dificuldades encontradas no ensino de língua portuguesa de um modo geral. Buscando contribuir para melhorar esse cenário, a presente pesquisa, de natureza quanti-qualitativa, objetivou conhecer e evidenciar as percepções dos alunos e egressos dos Cursos Técnicos de Agropecuária da modalidade Integrada ao Ensino Médio no Campus São Vicente do Sul do Instituto Federal Farroupilha, RS, acerca da importância da disciplina em sua formação técnica. Devido à complexidade do tema, a pesquisa necessitou de uma fundamentação teórica inter e transdisciplinar. Para tanto, utilizou trabalhos da área da educação, da linguística aplicada, além dos documentos oficiais (PCNs) propriamente ditos. A análise documental, a aplicação de entrevistas semiestruturadas e a tabulação dos dados, subsidiaram metodologicamente esta dissertação. As teorias referendadas, bem como as respostas das entrevistas aplicadas, direcionaram a pesquisa para questões voltadas à necessidade de contextualização de conteúdos e exploração de aspectos inter e transdisciplinares no processo educacional. Ficou evidente que, a partir do momento que o professor utiliza uma abordagem interdisciplinar em sua prática pedagógica e traz para a sala de aula situações com as quais os alunos se identificam, ou seja, a contextualização, melhores condições de aprendizado emergem como decorrência das relações estabelecidas entre aquilo que o aluno aprende e o seu contexto sociocultural. Dessa forma, com base nas concepções apresentadas no referencial teórico e nas manifestações dos informantes, ressalta-se a importância de ações pedagógicas que insiram o aluno no mundo real, tornando-o capaz de analisar os fatos sociais, entendê-los e manifestarem-se a respeito, com a capacidade de comunicação e de argumentação adquirida, em grande parte, por meio do aprendizado da Língua Portuguesa.
Abstract: Many researchers in the area of teaching of mother tongue have turned to the problems and difficulties encountered in teaching Portuguese in general. In an attempt to help improve this scenario, the present qualitative-quantitative research, aimed to know and highlight the perceptions of students and graduates of technical courses in agriculture of integrated mode to high school in Campus São Vicente do Sul from Farroupilha Federal Institute – RS, about the importance of Portuguese as a subject to their technical formation. Due to complexity of the issue, the research needs an inter and transdisciplinary approach. Therefore, studies in the field of education and applied linguistics were used, in addition to official documents such as PCNs. The documental analysis, the application of semi-structured interviews and data tabulation subsidized methodologically this dissertation. Theories countersigned, as well as the responses to the interviews led the research to the questions related to the necessity of contextualization of contents and exploration of interdisciplinary and transdisciplinary aspects in the educational process. Results indicate that when teachers uses contextualization, that is an interdisciplinary approach in their pedagogical practice bringing to the classroom situations related to the students´ reality, better learning conditions emerge. Thus, based both on the theoretical framework presented and informants´ reactions, the study highlights the importance of pedagogical practices which help students see themselves as social actors capable of analyzing the social reality, using the Portuguese Language as a means of communication and transformation of society.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12477
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010 - Nadia Maria Covaleski Perlin.pdf2010 - Nadia Maria Covaleski Perlin1.19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.