Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12480
Tipo do documento: Dissertação
Title: ROAPA – Repositório de objetos de aprendizagem para o ensino de pesca e aquicultura
Other Titles: ROAPA - Repository of Learning Objects for the teaching of fishing and aquaculture
Authors: Alvim, Silvio José Trindade
Orientador(a): Abreu, João Batista Rodrigues de
Primeiro membro da banca: Gregorio, Sandra Regina
Segundo membro da banca: Meireles, Robson Celestino
Keywords: Object;Learning Object Repository;Learning Object Production Processes;Metadata;Objeto de Aprendizagem;Repositório de Objeto de Aprendizagem;Processos de Produção de Objetos de Aprendizagem;Metadados
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
Issue Date: 6-May-2016
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: ALVIM, Silvio José Trindade. ROAPA – Repositório de Objetos de Aprendizagem para o ensino de pesca e aquicultura. 2016. 86 f. Dissertação(Mestrado em Educação Agrìcola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica,RJ, 2016.
Abstract: O uso de tecnologia na educação tem passado por uma série de mudanças. O uso do computador como ferramenta promotora da aprendizagem é um desafio constante para os educadores. A criação, classificação e manutenção de materiais digitais com conteúdo educacional é uma tarefa trabalhosa mas fundamental para o bom uso das TIC na educação, nos mais variados níveis de ensino. Nesse contexto, o trabalho que se segue tem por objetivo propor a criação de um modelo de referência para implantação de um Repositório de Objetos de Aprendizagem (ROA) bem como delinear um processo de produção destes objetos e de escolha de uma equipe, baseada em papéis e responsabilidades modeladas no processo. Como percurso metodológico foi feita uma revisão bibliográfica sobre o assunto. Foram utilizados mapas conceituais para apoiar a planejamento do modelo de repositório. Para a escolha do conjunto de metadados utilizados no modelo foi feito uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) e após essas etapas a interface inicial do software foi validada através de um instrumento de pesquisa utilizando a escala Likert, para avaliação de requisitos não funcionais de software, aplicada a um grupo formado por educadores e alunos da comunidade acadêmica do IFES Campus Piúma. Espera-se que o modelo proposto sirva de subsídio para implementação de um repositório para uso pelos cursos técnicos de Aquicultura e Pesca do campus supracitado, permitindo a busca e utilização de materiais digitais educacionais, por professores e alunos, de forma simples e eficiente
Abstract: The use of technology in education has experienced a number of changes. The use of the computer as a learning tool promoter is a constant challenge for educators. The creation, classification and maintenance of digital materials with educational content are laborious but essential tasks for the good use of technologies of information and communication in education, in various levels of education. In this context, the work that follows is intended to propose the creation of a reference model for implementation of a Learning Object Repository (LOR) as well as outlining a production process of these objects and choosing a team based on roles and responsibilities modeled in the process. As methodological approach was made a literature review on the subject. Conceptual maps were used to support the planning of the repository model. For choosing the set of metadata used in the model was made a Systematic Review of Literature (SRL) and after these steps the initial software interface has been validated through a survey instrument using the Likert scale for evaluation of non-functional software requirements applied to a group of educators and students of the academic community of IFES Campus Piúma. It is expected that the model will serve as a subsidy for the implementation of a repository for use by technical courses of Aquaculture and Fisheries of aforementioned campus, allowing the search and use of digital educational materials for teachers and students, in a simply and efficiently way
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12480
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Silvio José Trindade Alvim.pdfSilvio José Trindade Alvim2.19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.