Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12491
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRocha, Carlos Sérgio Teixeira
dc.date.accessioned2023-12-22T02:09:22Z-
dc.date.available2023-12-22T02:09:22Z-
dc.date.issued2019-08-15
dc.identifier.citationROCHA, Carlos Sérgio Teixeira. O Projeto Zooequino: contribuições e Impactos na formação discente do Instituto Federal do Ceará - Campus Crato. 2019. 40 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ. 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12491-
dc.description.abstractConsiderada uma das mais relevantes atividades rurais na microrregião do Cariri cearense, região Nordeste do Brasil, a equinocultura, se configura como grande gerador de renda com aporte econômico e empreendedor na produção de equídeos. Dessa forma, o presente estudo busca evidenciar o potencial e as contribuições do Projeto Zooequino, para a formação discente do curso Bacharelado em Zootecnica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE campus Crato. Na busca por uma aprendizagem significativa, o objetivogeral do trabalho foi analisar o percorro de formação desses discentes, que atuam no projeto zooequino, na promoção da capacitação profissional para que possam interagir de forma interdisciplinar conhecimentos interligando saberes entre criadores de cavalos da região e ainda destacar os impactos desta formação dialógica na extensão entre o instituto e a comunidade local Como abordagem metodológica utilizamos análise documental e bibliográfica junto aos registros oficiais do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Equinocultura (Zooequino), como relatórios pedagógicos, práticas de extensão rural na área de equinocultura e nos diários de campo, com o registro das entrevistas e questionários com os discentes. Desta maneira o referido estudo apresenta que a implementação educativa no curso de zootecnia do IFCE/Campus Crato através do projeto zooequino tem sido de extrema importância para a viabilidade de atividades que tem contribuído na qualificação profissional dos zootecnistas formados nesta instituição; bem como contribuindo para o o fomento social por meio do conhecimento levado aos produtores de equinos da microrregião do Cariri cearense. Fortalecendo assim os arranjos produtivos locais e regionais, buscando contribuir para o desenvolvimento equilibrado de novas tecnologias na produção animal, comprometido com as questões éticas, e de sustentabilidade ecológica e econômica.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectZooequinopor
dc.subjectFormação Discentepor
dc.subjectContribuição Socialpor
dc.subjectTraining Studenteng
dc.subjectSocial Contributioneng
dc.titleO Projeto Zooequino: contribuições e Impactos na formação discente do Instituto Federal do Ceará - Campus Cratopor
dc.title.alternativeThe Zooequino Project: contributions and Impacts on the student training of the Federal Institute of Ceará - Campus Cratoeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherConsidered one of the most important rural activities in the Cariri region of the state of Ceará, Northeastern Brazil, the equinoculture is a great income generator with an economic and entrepreneurial contribution to equine production. Thus, the present study seeks to highlight the potential and contributions of the Zooequino Project for the undergraduate training in the Bachelor of Science in Zootechnics course at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará - IFCE Campus Crato. In the search for meaningful learning, the general objective of the work was to analyze the training course of these students, who work in the zooequino project, in the promotion of professional training so that they can interact in an interdisciplinary way, interlinking knowledge among breeders of horses in the region and still highlight the impact of this dialogical formation on the extension between the institute and the local community As a methodological approach, we used documentary and bibliographic analysis with the official records of the Study Group, Research and Extension in Equine Ecology (Zooequino), such as pedagogical reports, rural extension practices in the field of equinoculture and in field diaries, with interviews and questionnaires with the students. In this way the mentioned study shows that the educational implementation in the zootechnical course of the IFCE / Campus Crato through the zooequino project has been of extreme importance for the viability of activities that has contributed in the professional qualification of zootechnicians trained in this institution; as well as contributing to the social development through the knowledge given to the equine producers of the micro region of CaririCearense. Strengthening the local and regional productive arrangements, seeking to contribute to the balanced development of new technologies in animal production, committed to ethical issues, and ecological and economic sustainability.eng
dc.contributor.advisor1Abreu, João Batista Rodrigues de
dc.contributor.referee1Sanavria, Argemiro
dc.contributor.referee2Souza, Expedito Danusio de
dc.creator.IDCPF: 325.247.653-34por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7013387531101639por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesANDRADE, L. S. “Fisiologia e manejo da Reprodução Equina”. Editora Varela Ltda. 2ed. Recife-PE, 1993. BRASIL - Lei Nº 11.892, de - Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Palácio do Planalto, 2008. BRAGA, RAMAYANA MENEZES. Cavalo lavradeiro em Roraima. Aspecto históricos e de conservação. Editora Embrapa. Brasília-DF, 2000. CEARÁ - Lei complementar Nº78, de 26/06/2009- Dispõe sobre a criação da região metropolitana do cariri, cria o conselho de desenvolvimento e integração e o fundo de desenvolvimento e integração da região metropolitana do cariri – FDMC, altera a composição de microrregiões do estado do Ceará e dá outras providências. Governo do Estado, 2009. CARNEIRO, W. M. A. Política Pública e Renda na Agricultura Familiar: a influência do Polo de Desenvolvimento de Agronegócios Cariri Cearense. In: XLV Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural,2007, Londrina. Congresso da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural, XLV, Londrina, 2007. CARVALHO, ROBERTO T. LOSITO DE.; HADDAD, CLÁUDIO M. A criação e a nutrição de cavalos. 4 ed. Editora Globo. São Paulo-SP, 1990. DEWEY, John, (1959a). Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. 3a.ed. São Paulo: Nacional. Tradução de Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. ______ (1959b). Reconstrução em filosofia. 2a.ed. São Paulo: Nacional. Tradução de António Pinto de Carvalho. FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo: Loyola, 1991. Coleção Educar. v. 13. ______ Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus, 1994. FREITAS FILHO, Davi Gouveia de. Transdisciplinaridades no Ensino da Disciplina de Construções e Instalações Rurais com Foco na Avicultura Caipira. 2017. 80 p. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2017. FONTE: Agro shop Ferrer Feitosa GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. - 6. ed. - São Paulo: Atlas, 2008. HONTANG, MAURICE.; PEIXOTO, ARISTEU MENDES. A psicologia do cavalo. 2 ed. Editora Globo. Rio de Janeiro-RJ, 1989. JONES, WILLIAM ELVIN.; NEVES, PAULO AUGUSTO. Genética e criação de cavalos. Livraria Rocha LTDA. São Paulo-SP, 1987. LEY, WILLIAM B. Reprodução em éguas: Para veterinários de equinos. Editora Roca Ltda. São Paulo-SP. 2004. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1992. (Coleção magistério/2º grau. Série formação do professor). MACEDO, M. C. M.; KICHEL, A. N.; ZIMMER, A. H. Degradação e alternativas de recuperação e renovação de pastagens. Campo Grande: EMBRAPACNPGC, 2000.RIBEIRO, DIEGO BRANCO. O cavalo: raças, qualidade e defeitos. 2 ed. Editora Globo. São Paulo –SP, 1989. MARTINS, Josemar Educação contextualizada: Da teoria à prática. In: Educação contextualizada. Fundamentos e práticas. REIS, Edmerson dia Santos. DOURADO, Luzineide. (Org). Juazeiro-BA. UNEB/ Departamento de Ciências Humanas- Campus III/Uneb/NEPEC-SAB/MTC/CNPQ/INSA. MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006. SILVA, ANTONIO EMÍDO. Criação de equino. Manejo reprodutivo e da alimentação. Editora Embrapa. Brasília-DF, 1998. SILVER, CAROLINE. Tudo sobre cavalos: um guia de 200 raças. Editora Edgard Blucher. 3ªed. São Paulo-SP, 2000. TORRES, ALCIDES DI PARAVICINI.; WALTER R. JARDIM. Criação do cavalo e de outros equinos. Editora Nobel. São Paulo-SP, 1997. IFCE. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Zootecnia - IFCE campus Crato. Fortaleza, 2009. 100p. Disponívelem: <https://ifce.edu.br/crato/campus_crato/cursos/superiores/bacharelados/zootecnia/pdf/projeto_zootecnia.pdf/view>. Acesso em: 22 maio.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/67692/2019%20-%20Carlos%20S%c3%a9rgio%20Teixeira%20Rocha.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5273
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2021-11-26T16:47:41Z No. of bitstreams: 1 2019 - Carlos Sérgio Teixeira Rocha.pdf: 2515693 bytes, checksum: 003de34e9504da0e99a817cc8aaf1ba2 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-26T16:47:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Carlos Sérgio Teixeira Rocha.pdf: 2515693 bytes, checksum: 003de34e9504da0e99a817cc8aaf1ba2 (MD5) Previous issue date: 2019-08-15eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Carlos Sérgio Teixeira Rocha.pdf2.46 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.