Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12494
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCosta, Ronaldo Campelo dapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-22T02:09:27Z-
dc.date.available2023-12-22T02:09:27Z-
dc.date.issued2009-10-22
dc.identifier.citationCOSTA, Ronaldo Campelo da. O uso de e-portfólios na aprendizagem de alunos do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão/ Campus Codó. 2009. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12494-
dc.description.abstractO presente trabalho foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão/ Campus Codó com alunos da segunda série do Ensino Médio profissionalizante do Curso Técnico em Agropecuária. A pesquisa teve como objetivo analisar aspectos da aprendizagem matemática dos alunos em situações mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação. Concretamente, foi realizado um estudo com os e-portfólios criados pelos alunos e disponibilizados na internet. Nestes e-portfólios foram abordadas as atividades feitas pelos alunos em todo o curso em forma de páginas editadas com comentários e utilização de recursos tecnológicos. Além da produção nos dos/nos portfólios, foram analisados os questionários em duas etapas (antes e após a construção dos e-portfólios) que nos ajudou a identificar as contribuições do e-portfólio no aprendizado de matemática dos alunos. A análise esteve focada na produção dos e-portfólios e nas interações promovidas pelo mesmo nas dimensões: conceitual, comunicativa e tecnológica. Foram elencadas percepções dos alunos sobre o trabalho com os e-portfolios. Por exemplo, o uso do e-portfólio para trocar e arquivar informações e para divulgar trabalhos. A pesquisa contribui com estudos interessados no aprendizado e no desenvolvimento das capacidades discentes de interagir e articular os diversos saberes e ações práticas em matemática. O estudo também tem implicações curriculares sobre a inserção das TIC no Instituto Federal de Educação (Campus Codó/MA).por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecttecnologias da informação e comunicaçãopor
dc.subjecte-portfóliopor
dc.subjectmatemáticapor
dc.subjectaprendizagempor
dc.subjectensino técnicopor
dc.subjecttechnologies of the information and Communication, e-portfolioeng
dc.subjectmathematicseng
dc.subjectlearningeng
dc.subjecttechnical teachingeng
dc.titleO uso de e-portfólios na aprendizagem de alunos do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão/ Campus Codópor
dc.title.alternativeThe use of the e-portfolios in the student s learning of the Federal e Institute of Education, Science and Technology of Maranhão/ Campus Codóeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present work was done in the Federal Institute of Education, Science and Technology of Maranhão /Campus Codó. With the students of the second degree of the secondary education to prepare them for the technical course in Agropecuária. The research was done with the objective of analyze aspects of the mathematical s learning of the students in situations with the uses of the technologies of information and communication. Concretely, it was done in a study with the e-portfolios done for the students and put in the internet. In these e-portfolios were shown the activities done for the students in all the course in shape of published pages with the remarks and uses of technology resources. Besides of the production of the portfolios, were analyzed the questionnaires in two stages (before and after the construction of the e-portfolios) that helped us to identify the contributions of the e-portfolio in the student s learning of mathematics. The analysis was based in the production of the e-portfolios and in the interactions promoted by the same dimensions: conceptual, communicative and technological. We observed the perception of the students about the work with the eportfolios. For exemple, the use of the e-portfolio to change and shelve information and to spread works. The research contributed with the interested studies in the learning and in the development of the capacities of the students of interacting and speak the different wisdoms and actions in mathematics. The study also has curriculum implication about the use of the TIC in the Federal Institute of education (Campus Codó/ MA).eng
dc.contributor.advisor1Bairral, Marcelo Almeidapt_BR
dc.contributor.advisor1ID001.661.987-06por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0159010164759435por
dc.creator.ID770.336.123-20por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1879372586397379por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/3676/2009%20-%20Ronaldo%20Campelo%20da%20Costa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17828/2009%20-%20Ronaldo%20Campelo%20da%20Costa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/24166/2009%20-%20Ronaldo%20Campelo%20da%20Costa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30515/2009%20-%20Ronaldo%20Campelo%20da%20Costa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36907/2009%20-%20Ronaldo%20Campelo%20da%20Costa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43307/2009%20-%20Ronaldo%20Campelo%20da%20Costa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49659/2009%20-%20Ronaldo%20Campelo%20da%20Costa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/56132/2009%20-%20Ronaldo%20Campelo%20da%20Costa.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/155
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-26T16:55:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009 - Ronaldo Campelo da Costa.pdf: 2927815 bytes, checksum: fa35c73dd665c2f40d07c3b87b7ff07f (MD5) Previous issue date: 2009-10-22eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009 - Ronaldo Campelo da Costa.pdf2.86 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.