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Tipo do documento: Dissertação
Title: Evasão escolar no curso do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)
Other Titles: Educational evasion from the course of the Professional Program of Youngsters and Adults (PROEJA)
Authors: Vieira, Edna Ferreira da Costa
Orientador(a): Sanchez, Sandra Barros
Keywords: Educação agrícola;PROEJA;educação profissional;evasão escolar;rural education;professional education;school abandonment
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 15-Dec-2009
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: VIEIRA, Edna Ferreira da Costa. Evasão escolar no curso do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). 2009. 75 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.
Abstract: Esta pesquisa, caracterizada como um estudo de caso, tendo como objetivo identificar e analisar as possíveis lacunas e inconsistências relativas à evasão escolar dos alunos e adequação deste programa às suas necessidades e expectativas, contribuindo para a melhoria do PROEJA no CEFET-Bambuí. A realização da presente pesquisa permitiu conhecer melhor a opinião dos alunos evadidos sobre os cursos, também, a opinião dos docentes do curso na referida escola. Os dados foram coletados através de um questionário, com perguntas abertas e fechadas, aplicados aos professores do PROEJA do CEFET-Bambuí e aos alunos evadidos desse curso, no período de 2006 a 2009. Com base nas respostas dos alunos evadidos e dos professores foi possível traçar algumas ações para a redução da evasão escolar na referida instituição. Em relação aos alunos, uma possibilidade para redução da evasão escolar nos cursos técnicos do PROEJA no CEFET-Bambuí seria a realização de um exame seletivo, por meio de entrevista. Durante a entrevista, é possível perceber as principais necessidades dos alunos, como horário do curso, bolsa de estudos, transportes. A realização de uma mudança no horário do curso também poderia diminuir a evasão, uma vez que, os alunos entrevistados demonstraram ter dificuldades de adaptação aos horários do curso. Outra opção para facilitar a chegada do aluno à escola seria a disponibilização de transporte escolar. A oferta de bolsas de estudo também pode ser efetiva, já que foi a opção mais citada pelos alunos entrevistados e é coerente, frente à realidade social dos alunos que, na maioria, tem remuneração em média de dois salários mínimos. A implementação de aulas de reforço e revisão de alguns conteúdos do Ensino Fundamental poderia facilitar a continuidade do aluno no curso. Outras opções são a implantação de uma política de discriminação positiva e a implantação de um sistema de orientação ao estudante. Em relação aos professores, se faz necessária a implementação de ações que motivem a participação dos docentes em grupos de estudo sobre o PROEJA e em cursos de capacitação.
Abstract: The aim of this study is to contribute to the enhancement of the PROEJA (Professional Program for Youngsters and Adults) course at CEFET- Bambuí identifying and analyzing the possible gaps and inconsistencies that lead to school evasion. This research allowed an interaction with students that had left, and the opinions of the teachers of the course. The data gathered within these study groups allow the design of alternatives to reduce school evasion. Within the students‟ needs and alternatives to reduce evasion, we have an interview as part of the entrance procedures, because it allows the identification of the main difficulties that these students have, such as, time availability to attend the course, scholarships, means of transportation. Other aid mechanisms might be adopted such as special classes and extra classes. They would help the students to remain at school because in many cases the students don‟t remember the subjects previously studied and a sense of failure leads them to leave school. For the teachers, it is necessary that they understand what kind of education this is, they need to study and develop better ways to reach the students. Complementary teacher training should be provided, and the educational laws on PROEJA should be studied. Furthermore, specific materials and books in quantity and with quality should be available for teachers so that they can do a good job.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12496
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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