Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12508
Tipo do documento: Dissertação
Title: Educação Agrícola e perfil de pastagens em propriedades rurais do semi-árido: a comparação de duas abordagens para a disciplina Agrostologia
Other Titles: Agricultural Education and profile of rural properties pasture in the semi-arid region: the comparison of two approaches to the discipline Agrostology
Authors: Duarte, Aécio José Araujo Passos
Orientador(a): Moreira, Luiz Beja
Keywords: perfil profissional;contextualização;aprendizagem significativa;competência;professional profile;contextualization;significant learning;competence
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 18-Nov-2008
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: DUARTE, Aécio José Araujo Passos. Educação Agrícola e perfil de pastagens em propriedades rurais do semi-árido: a comparação de duas abordagens para a disciplina Agrostologia. 2008. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.
Abstract: Este trabalho foi ambientado na Escola Agrotécnica Federal de Senhor do Bonfim-BA, com alunos do curso Técnico Agrícola com habilitação em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, das turmas B e D das 3ª séries do exercício letivo de 2007. O mote principal da pesquisa parte de uma inquietação acerca da feição profissional dos técnicos formados nas escolas agrícolas frente ao perfil profissional que se adeque às exigências do mundo produtivo atual. A guisa de contribuição para exemplificação da estruturação desse perfil, utilizando-se do aporte de conceitos como multirreferencialidade, contextualização, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e aprendizagem significativa, propôs-se neste trabalho a confrontação de duas abordagens metodológicas para a disciplina agrostologia, em que, para uma das turmas , o conteúdo trabalhado durante o exercício letivo foi entremeado com visitas a propriedades rurais de produção de ruminantes do município de Senhor do Bonfim- BA, de níveis e tipos de exploração diversificada. Na fase inicial da pesquisa os alunos das duas turmas foram submetidos à aplicação de um questionário, quando uma das turmas passou para a etapa seguinte, e como forma complementar ao curso, participou das visitas técnicas às propriedades previamente elencadas. A última fase de operacionalização do projeto caracterizou-se pela aplicação do mesmo questionário às duas turmas novamente, o que proporcionou o levantamento das médias de notas obtidas pela correção dos mesmos. Durante as visitas ocorreu a extrapolação aos objetivos propostos inicialmente, propiciando a ampliação da vertente de investigação qualitativa em detrimento da análise meramente quantitativa das médias obtidas. Para tanto se optou pela categorização das questões constantes no questionário aplicada em conceituais, procedimentais e atitudinais e procedeuse na comparação das médias para cada categoria de questões, na fase inicial e final do desenvolvimento do projeto. Analisou-se o rendimento inicial e final para as duas turmas, sem abandonar a visão de multidimensionalidade e subjetividade, interpretando os números sob a égide da necessidade de formação por competência, através da tradução dos dados numéricos em inferências de cunho educacional buscando a complementaridade entre as vertentes investigativas do trabalho, observando-se diferenças significativas entre o desempenho das duas turmas quanto à aplicação inicial e final do questionário, com uma evidente contundência de performance da turma B, preponderando sobre os resultados obtidos pela turma D. O comportamento das turmas foi considerado diferente, porém prevalecendo a análise qualitativa da problemática trabalhada, optou-se pela maior relevância do norteamento propiciado à prática da docência.
Abstract: This work was adapted to the environment of Agrotécnica Federal School of Senhor do Bonfim-BA, with students of the Technical Agriculture Integrated with high school course, the classes B and D of the 3rd grades of the school year of 2007. The main motto of the research starts with a concern about the garb of professional technicians trained in agricultural schools ahead of the profile that is appropriate to the requirements of current world production. The way of contributing to exemplification of the structure of profile, using inputs of concepts such as multirreferenciality, contextualization, interdisciplinary, transdisciplinary and significant learning, it was proposed in this paper the confrontation of two methodological approaches to the discipline Agrostology, that as one of the classrooms, the content worked during the school year was intermingled with visits to the farms of ruminants production in the town of Senhor do Bonfim Bahia, with levels and types of varied exploitation. In the initial phase of the research the students of the two classes were submitted to the application of a questionnaire, when one of the classes went to the next step, and as a supplementary way to the course, participated in the technical visits to the properties previously listed. The last phase of operation of the project was characterized by the application of the same questionna ire to both classes again and this provided the raising of averages of grades by the correction of them. Initially, during the visits occurred extrapolation to the proposed objectives, propitiating the expansion of the qualitative investigation way in detriment of purely quantitative analysis of averages obtained. This way, we opted to categorize the issues contained in the questionnaire applied in conceptual, procedural and attitudinal and carried on the comparison of the averages for each category of issues, the initial and final phase of the project development. It was analyzed the initial and final performance for both classes, without abandoning the vision of multidimensionality and subjectivity, interpreting the numbers under the aegis of the training need by competence, through the translation of numerical data on inferences from educational stamp seeking the complementarity between the investigative strands of work. Notincing considerable differences between the performance of two classes on the application initial and end of the questionare, with an obvious impact of performances of the classe B, standing out on the results of the class D. The behavior of the classes was considered different, but prevailed a qualitative analysis of the problems worked, was decided by the most relevant advise of techeng by the best importance of the advise to the practice of teaching.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12508
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008 - Aécio José Araújo Passos Duarte.pdfDocumento principal1.39 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.