Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12546
Tipo do documento: Dissertação
Title: O guaraná de maués e as narrativas orais no ensino de língua portuguesa
Other Titles: The guaraná of malés and the oral narratives in the teaching of Portuguese language
Authors: Santos, Maria do Socorro Libório dos
Orientador(a): Santos, Ana Cristina Souza dos
Primeiro membro da banca: Santos, Ana Cristina Souza dos
Segundo membro da banca: Silva, Elizabete Cristina Ribeiro
Terceiro membro da banca: Anjos, Maylta Brandão dos
Keywords: Ensino da Língua Portuguesa;Interdisciplinaridade;Aprendizagem;Teaching Portuguese Language;Interdisciplinarity;Learning
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 19-Dec-2016
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: SANTOS, Maria do Socorro Libório dos. O guaraná de maués e as narrativas orais no ensino de língua portuguesa. 2016. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2016.
Abstract: Esta pesquisa situa-se na área de ensino de Língua Portuguesa em uma perspectiva interdisciplinar. Pesquisadores na área de ensino de Língua Portuguesa no Brasil afirmam que a escola tem se limitado ao ensino de gramática e especificamente, ao ensino de gramática como uma única modalidade da Língua Portuguesa. Assim, hoje, um dos maiores entraves observados na sala de aula nas turmas de primeiro ano do Instituto Federal do Amazonas do Campus Maués está relacionada à leitura e à escrita. No presente estudo, discutimos o processo de aprendizagem em Língua Portuguesa por meio de um projeto de ensino interdisciplinar que teve como participantes os alunos do primeiro ano do Curso de Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM/Campus Maués. A cidade de Maués tem uma vocação autêntica com o guaraná (Paullinia cupana), produto importante tanto do ponto de vista econômico como do ponto de vista cultural. O cultivo da planta do guaraná remonta a época dos nativos indígenas – os mawé – até os dias atuais. Ao fruto estão associados valores energéticos, afrodisíaco, medicinal e cultural, marcado principalmente por uma riqueza de narrativas orais. Acreditamos que ao trazer tais narrativas para a sala de aula promoveremos múltiplas possibilidades de entrada do mundo exterior para esse espaço de ensino. Da mesma forma, essas questões poderão se exteriorizar de maneira diferenciada, articulando-se a outros conceitos e disciplinas. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi analisar o processo de aprendizagem em Língua Portuguesa comparando as manifestações verbais de alunos antes e depois de uma experiência de ensino que trabalha gêneros narrativos com a mediação de tema dominante no contexto econômico, social e cultural de onde residem os alunos - “o guaraná de Maués”. A metodologia que conduziu nossa pesquisa foi de cunho qualitativo, a amostra constituiu-se em textos produzidos na categoria de contos e poesias, por meio de oficina Interdisciplinar. Além disso, utilizamos, como instrumento de coleta de dados, questionários no início e no final. Assim, além dos textos analisados, as manifestações verbais dos envolvidos nesta pesquisa, evidenciaram que, os conhecimentos não são estanques e se articulam, e trazer elementos do cotidiano para a sala de aula, mais motivados eles estarão para construir novos conhecimentos. Logo, nossa prática pedagógica, à luz da linguística textual e da interdisciplinaridade contribuiu de forma significa para a aprendizagem da língua portuguesa.
Abstract: This research is located in the area of Portuguese Language teaching in an interdisciplinary perspective. Researchers in the area of Portuguese language teaching in Brazil state that the school has been limited to the teaching of grammar and specifically to the teaching of grammar as a single modality of the Portuguese Language. Like this, today, one of the biggest obstacles observed in the classroom in the first year classes of the Amazon Federal Institute, Campus Maués is related to reading and writing. In the present study we discuss the learning process in Portuguese Language through an interdisciplinary teaching project that had as participants the first year students of the Agriculture and Livestock Course of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazon - IFAM / Campus Maués. The city of Maués has an authentic vocation with guaraná (Paullinia cupana), an important product both from the economic and cultural point of view. The cultivation of the guaraná plant goes back to the time of the native natives - the Mawe - to the present day. The fruit is associated with energy, aphrodisiac, medicinal and cultural values, marked mainly by a wealth of oral narratives. We believe that by bringing such narratives into the classroom we will promote multiple possibilities of entry from the outside world into this teaching space. In the same way, these questions can be externalized in a differentiated way, articulating with other concepts and disciplines. Thus, the objective of this work was to analyze the learning process in Portuguese Language comparing the verbal manifestations of students before and after an educational experience that works narrative genres with the mediation of dominant theme in the economic, social and cultural context of where they reside The students - "Maués's guaraná". The methodology that led to our research was qualitative, the sample consisted of texts produced in the category of short stories and poetry, through an Interdisciplinary workshop. In addition, we used, as a data collection tool, questionnaires at the beginning and at the end. Thus, in addition to the texts analyzed, the verbal manifestations of those involved in this research, evidenced that, knowledge is not watertight and articulate, and bring elements of everyday life into the classroom, the more motivated they will be to build new knowledge. Therefore, our pedagogical practice, in the light of textual linguistics and interdisciplinarity, has contributed significantly to the learning of the Portuguese language.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12546
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Maria do Socorro Libório dos Santos.pdfDocumento principal1.69 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.