Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12555
Tipo do documento: Dissertação
Title: Educação Física no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Itapina: percalços e possibilidades ao longo dos anos
Other Titles: Physical education in the Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Itapina: mishaps and possibilities over the years
Authors: Resende, Ana Beatriz Armini Pauli
Orientador(a): Cupolillo, Amparo Villa
Keywords: educação física;educação profissionalizante;ensino médio;physical education;professionalizing education;average education
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 10-Dec-2009
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: RESENDE, Ana Beatriz Armini Pauli. Educação Física no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Itapina: percalços e possibilidades ao longo dos anos. 2009. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.
Abstract: Dada a importância que a disciplina de Educação Física tem na formação do aluno, este estudo propõe a análise e a avaliação do desenvolvimento da Educação Física no Instituto Federal do Espírito Santo Campus Itapina, a fim de identificar o significado cultural e o educacional desse componente curricular, sua importância no Instituto, os percalços por que passou, os limites que existiram para que ela chegasse à condição na qual se encontra e as possibilidades dessa disciplina para a formação integral do aluno do Ifes Campus Itapina. Para alcançar esse objetivo, busco analisar, por meio de uma abordagem qualitativa, pontos que considero relevantes e fundamentais para compreender o problema, utilizando levantamento e seleção bibliográfica, coleta de dados através de entrevistas, análises, buscando atribuir significados aos dados coletados,. Fazem parte do que considerei dados: as leis, os regulamentos, as normas, os pareceres, os ofícios, as atas, os boletins esportivos, os registros escolares, as entrevistas, bem como fotografias. As entrevistas foram semiestruturadas, realizadas com cinco diretores do Ifes Campus Itapina do período de 1985 a 2009 e com cinco professores de Educação Física do período de 1971 a 2009. A entrevista foi utilizada como recurso de análise da realidade escolar e da prática cotidiana dos atores no processo, pois esses momentos vão tecendo redes de práticas e de conhecimentos, trançadas em múltiplos contextos. O acúmulo de ações e acontecimentos culturais do cotidiano escolar vivenciados pelos alunos e necessários a sua formação fazem parte desse contexto. Por fim, após a coleta de dados e o aprofundamento teórico-metodológico necessário, foi realizada uma avaliação desses indicadores em relação à disciplina Educação Física, como modalidade esportiva e cultural, englobando os indicativos que pareçam justificar sua importância e sua evolução dentro do Ifes- Campus Itapina.
Abstract: Due to the importance that the Physical Education discipline has in the student training, this study proposes the analysis and evaluation of the development of physical education in the Instituto Federal do Espírito Santo Campus Itapina, in order to identify the cultural and educational meaning of this curricular component, its importance in the institute, mishaps for which ones it crosses over, the boundaries that existed for it was in the condition in which it is, and the possibilities of this subject for integral formation of the student of Ifes Campus Itapina. To achieve this goal, I try to analyze, through a qualitative approach, points that I consider important and essential for understanding the problem, using survey and selection of literature, data collection through interviews, analysis, seeking to assign meaning to data collected. Part of the data that I found: the laws, regulations, rules, opinions, craft, sport bulletins, school records, interviews and photographs. Interviews were semi-structured, performed with five directors of Ifes Campus Itapina during the period from 1985 to 2009, and with five physical education teachers during the period from 1971 to 2009. The interview was used as a resource for analysis of the school reality and the daily practice of the actors in the process, because those moments are building networks of practices and knowledge, braided in multiple contexts. Accumulation of actions and cultural events of everyday life experienced by school students, necessary for their formation, are part of that context. Finally, after data collection and further theoretical and methodological knowledge, it was conducted an evaluation of these indicators in relation to the discipline of Physical Education, such as sport and culture, encompassing the levels which seem to justify its importance and its evolution into Ifes Campus Itapina.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12555
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009 - Ana Beatriz Armini Pauli Resende.pdf7.04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.