Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12556
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCaliari, Suêda
dc.date.accessioned2023-12-22T02:11:34Z-
dc.date.available2023-12-22T02:11:34Z-
dc.date.issued2020-05-28
dc.identifier.citationCALIARI, Suêda. Licenciatura em Ciências Agrícolas para além dos muros da escola: conhecimento e conexões rumo a um de desenvolvimento rural Sustentável. 2020. 87 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12556-
dc.description.abstractEsta pesquisa foi realizada no município de Colatina, Espírito Santo, juntamente com os alunos, egressos, professores do curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas do Instituto Federal do ES (IFES) - Campus Itapina e os representantes do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável do município. Utilizou-se uma abordagem qualitativa e recorreu-se ao estudo de caso como tipo de pesquisa. O presente estudo foi norteado pelo objetivo geral, que buscou analisar a influência do curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas do IFES -Campus Itapina no empoderamento dos agricultores familiares da região, em diálogo com a Educação do Campo e o desenvolvimento rural do município de Colatina. O escopo desta pesquisa objetiva trazer reflexões relativas ao processo educacional de formação desenvolvido por um Campus com um ensino predominantemente agrícola, que oferece uma educação voltada para o trabalhador do campo e suas especificidades. Estabelecemos o estudo a partir dessa relação: da articulação entre a “vocação agrícola” do Campus Itapina e do seu potencial para o desenvolvimento rural sustentável. Os resultados da pesquisa nos revelaram que o profissional licenciado em Ciências Agrícolas pode exercer mudanças diretas e indiretas que atendem à expectativa de melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais e da sociedade como um todo e que as ações de ensino, pesquisa e extensão, implementadas através do curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas em consonância com as demandas da região, podem minimizar os problemas e contribuir para um desenvolvimento rural sustentável. No entanto, para que isso aconteça, é preciso fomentar ainda mais projetos de pesquisa, ensino e extensão no âmbito da formação profissional, juntamente aos sujeitos do campo, pois o desenvolvimento desses projetos possibilita a aproximação com os processos de intervenção e investigação da realidade local, promovendo a criação de um olhar reflexivo e crítico sobre determinada região.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInstitutos Federaispor
dc.subjectLicenciatura em Ciências Agrícolaspor
dc.subjectDesenvolvimento Rural Sustentávelpor
dc.subjectFederal Instituteseng
dc.subjectDegree in Agricultural Scienceseng
dc.subjectSustainable Rural Developmenteng
dc.titleLicenciatura em Ciências Agrícolas para além dos muros da escola: conhecimento e conexões rumo a um de desenvolvimento rural Sustentávelpor
dc.title.alternativeDegree in Agricultural Sciences beyond the school walls: knowledge and connections towards a sustainable rural developmenteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research was carried out in the city of Colatina, Espírito Santo, with students, alumni, teachers of the Agricultural Sciences Degree course at the Federal Institute of ES (IFES) - Campus Itapina and the administrators of the city’s Sustainable Rural Development Council. We use a qualitative approach and resort to case study as a type of research. The present study was guided by the general objective, which sought to analyze the influence of the Agricultural Sciences’ Bachelor at IFES -Campus Itapina, without the participation of family members in the region, in dialogue with Field Education and rural development in the municipality of Colatina . The scope of this research aims to bring reflexes to the educational training process developed by a campus with predominantly agricultural education, which offers an education focused on the field worker and its specificities. We establish or study from this relationship: articulation between the “agricultural vocation” of Campus Itapina and its potential for sustainable rural development. The results of the research revealed that the licensed professional in Agricultural Sciences can exert direct and indirect changes that mitigate the expectation of improving the quality of farmers’ life and the agricultural society as a whole and that teaching, research and extension actions, implemented through the Agricultural Sciences Degree course in line with the demands of the region, can minimize problems and contribute to sustainable rural development. However, for this to happen, it is necessary to foster even more research, teaching and extension projects within the scope of professional training, activities related to the field, as the development of these projects enables the approximation with the intervention and investigation processes of the local reality, promoting the creation of a reflective and critical look at a given region.eng
dc.contributor.advisor1Santos, Ramofly Bicalho dos
dc.contributor.advisor1ID012.549.947-77por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3815218617988955por
dc.contributor.referee1Santos, Ramofly Bicalho dos
dc.contributor.referee2Martins, Elizabeth Armini Pauli
dc.contributor.referee3Oliveira, Lia Maria Teixeira de
dc.creator.ID093.019.637-60por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4196220374781495por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesABRAMOVAY, R. (2007) “Agricultura familiar e assentamentos. Estudos prospectivos territoriais e temáticos referenciados no território” - Subsídio à elaboração do PPA. AFONSO, Lúcia; ÁBADE, Flávia Lemos. Para reinventar as rodas. Belo Horizonte; RECIMAM, 2008. Disponível em:< https://ufsj.edu.br/portalrepositorio/ File/lapip/PARA_REINVENTAR_AS_RODAS.pdf>Acessoem : 29 Jun.2020. ANDRADE, R. A. Organização Social na Amazônia: uma experiência de associativismo na RDS do Rio Madeira (novo Aripuanã e Manicoré/AM) / Roberta Amaral de Andrade, organizadora. Instituto Internacional de Educação do Brasil; 93 p. Brasília 2011. ARROYO, Miguel Gonzáles; FERNANDES, Bernardo Mançano. A educação básica e o movimento do campo. nº 2, (Coleção por uma Educação Básica do Campo). Brasília. DF, 2012. ASSIS, Renato Linhares de. Agricultura orgânica e agroecologia: questões conceituais e processo de conversão. Embrapa Agrobiologia. Documentos 196, 35 p. Embrapa Agrobiologia, Seropédica, 2005 ________. Desenvolvimento rural sustentável no Brasil: perspectivas a partir da integração de ações públicas e privadas com base na agroecologia. Econ. Apl. vol.10 no.1 Ribeirão Preto Jan./Mar. 2006. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-80502006000100005> Acesso em 28 de abril de 2019. AUGUSTO, G,S.; CALDEIRA, T,A.; MARIA, A. Interdisciplinaridade o ensino de ciências da natureza: dificuldades de professores de educação básica, da rede pública brasileira, para implementação dessas práticas, In: Fazenda, I. C. A. interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. 10 ed. Campinas: Papirus, 2002. BICALHO, Ramofly dos Santos. Pedagogia da Alternância e Educação do Campo no Brasil. In Jornada Internacional e Pesquisas em Antonio Gramsci. Anais, Fortaleza/CE. 2016 BOJUNGA, C. JK – O Artista do Impossível. Objetiva. Rio de Janeiro, 2010. BORGES, Heloísa da Silva. Construção do currículo da educação de jovens e adultos. In ‘Núcleo de Publicação (UFSC/CED). 2001. BRANDENBURG, Alfio. Agricultura e Desenvolvimento Sustentável. In: AGUIAR, Danilo Rolim Dias de; BENEDITO, José(Ed.). O agronegócio brasileiro: desafios e perspectivas. Sociedade brasileira de economia e Sociologia Rural. 1102 p. 2 v. 1998. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm> acesso em Janeiro de 2019 _________. Decreto nº 5.154 de 23 de Julho de 2004: Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm> acesso em Janeiro de 2019. _________. Lei n.11.892 de 29 de dezembro de 2008: institui os institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Brasília, 2008. Disponível em: <https://www.ifb.edu.br/attachments/4713_Lei%20n%C2%BA%2011.892%20%20Comentad a.pdf> Acesso em: 25 jan. 2020. ________. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, Seção 1, p. 1, 30 dez. 2008. ________. Lei nº 3.552, de 16 de fevereiro de 1959. Dispõe sôbre nova organização escolar e administrativa dos estabelecimentos de ensino industrial do Ministério da Educação e Cultura, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Rio de Janeiro, 16 fev. 1959. Disponível em: <http://www3.dataprev.gov.br/sislex/paginas/42/1959/3552.htm>. Acesso em: 30 de maio 2020 _________. Lei nº 4024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.Disponível em: < lma://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L4024.htm>.Acesso em: 30 de maio 2020. BREITENBACH, R.; BARÉA, N.M.M.S. Apreciação de um projeto de desenvolvimento rural sob a ótica da sustentabilidade. 2006. Disponível em <http://www.fae.edu/publicacoes/pdf/IIseminario/pdf_praticas/praticas_22.pdf> Acesso em: 28 abril 2019. CABUGUEIRA, Artur Carlos Crespo Martins. Do desenvolvimento regional ao desenvolvimento local. Análise de alguns aspectos de política econômica regional. 2000. Disponível em < http://www4.crb.ucp.pt/Biblioteca/GestaoDesenv/GD9/gestaodesenvolvimento9_103.pdf> . Acesso em: 28 abr. 2019 CALDART, Roseli Salete. Elementos Para a Construção de Um Projeto Político Pedagógico da Educação do Campo. IN: MOLINA, Monica C.; JESUS, Sonia M. S. A. Por Uma Educação do Campo. Brasília: Articulação por uma Educação Básica do Campo, Volume 05, 2004 _________. Sobre educação do campo. In: SANTOS, Clarice Aparecida dos. (Org.). Por uma Educação do Campo: Campo – Políticas Públicas - Educação. Incra/MDA. p.67-86. Brasília, DF, 2008. _________. A educação do Campo e o Ensino Agrícola. In:PACHECO, Elielzer (Org.) Perspectiva da Educação Profissional Técnica de Nível Médio: Propostas de Diretrizes Curriculares. Brasília: Editora Moderna, Fundação Santillana, SETEC/MEC, 2012. __________. Educação do campo: notas para uma análise de percurso. Trab. Educ. Saúde. v. 7 n. 1, p. 35-64, mar./jun. Rio de Janeiro, 2009. CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em ciências humanas e sociais.Editora Cortez, 8ª ed. 164p. São Paulo, 1991. CIAVATTA, M. Os Centros Federais de Educação Tecnológica e o ensino superior: duas lógicas em confronto. Educação & Sociedade. Educação e Sociedade, v. 27, n. 96, p. 911- 934, out. Campinas, 2006. COMISSÃO MUNDIAL SOBRE O MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO. (CMMAD). Nosso futuro comum. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1988. CORRÊA, Carlos Humberto P. História oral, teoria e técnica. Florianópolis: UFSC, 1978. COSTA, F. A. CARVALHO, H. M. Agricultura Camponesa. In: Dicionário da Educação do Campo. CALDART, et. Al. Rio de Janeiro, São Paulo Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. Lei nº 9.678, de 26 de dezembro de 2011. Dispõe sobre a definição das Microrregiões e Macrorregiões de Planejamento no Estado do Espírito Santo. Diário Oficial do Estado do Espírito Santo. 28 dez. 2011. Disponível em: . Acesso em 27 fev. 2020. FAVERI, PETTERINI, BARBOSA. Uma avaliação do impacto da Política de Expansão dos Institutos Federais nas Economias dos Municípios Brasileiros. Planejamento e Políticas públicas PPP, 2018. FERNANDES, Bernardo Mançano. Os campos da Pesquisa em Educação do Campo: espaço e território como categorias essenciais. In: Molina, Mônica Castagna (org.). Educação do Campo e Pesquisa: questões para reflexão. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2006. FRANÇA, A. R. M.; SILVA, J. R.; NUNES, K. F. G. et. al. Economia solidária e desenvolvimento rural: a agricultura familiar e sua diversificação na Rede Xique-Xique (RN). In: Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural–SOBER Nordeste, 2010, Crato, CE. Anais. Crato: SOBER,. p.1-15. 2010 FRANÇA, C. G.; SORIANO, J. Territórios da cidadania: Inovação na trilha do Fome Zero. In: SILVA, J. G.; DEL GROSSI, M. E.; FRANÇA, C. G. (Org). Fome Zero: a experiência brasileira. p. 223-245. . Brasília: MDA, 2010 FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996 _________. Política e Educação. Cortez. Coleção Questões da Nossa Época, v.23, 2001 FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. A gênese do Decreto n. 5.154/2004: um debate no contexto controverso da democracia restrita. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (Orgs.) Ensino médio integrado: concepção e contradições. Cortez, p. 21-56. São Paulo, 2005 FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da Escola Improdutiva. Editora Cortez, 4ª ed. 235p. São Paulo, 1993. GADOTTI, Moacir. Pressupostos do projeto pedagógico. In: MEC, Anais da Conferência Nacional de Educação para Todos. 28/8 a 2/9. Brasília, 1994 GASTAL, M. L.; XAVIER, J.H.V.; ZOBY, J.L.F. Organização de Produtores e Desenvolvimento Rural. Planaltina, DF. Embrapa Cerrados, 2002. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002 __________. Métodos e técnicas de pesquisa social / Antonio Carlos Gil. - 6. ed. - São Paulo : Atlas, 2008. __________. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1995. IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Enciclopédia dos Municípios brasileiros, XXII Volume (Rio de Janeiro e Espírito Santo). Rio de janeiro, Janeiro/1959. Disponível em < https://biblioteca.ibge.gov.br/> acesso em 20 de março 2020. IFES. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Projeto Pedagógico de Curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas. Itapina. 2011. Disponível em <https://www.ifes.edu.br/cursos/graduacao/licenciatura-em-ciencias-agricolas> acesso em 05 de maio de 2019. ______. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Portaria 221/2009/GAB, de 18 de setembro de 20009, que institui a comissão responsável pela elaboração do Projeto do Curso Superior de Licenciatura em Ciências Agrícolas, do IFES - Campus Itapina. INCAPER - Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural. Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural PROATER 2011 - 2013. Planejamento e Programação de Ações - (2011). Disponível em: <https://incaper.es.gov.br/media/incaper/proater/municipios/Noroeste/Colatina.pdf>. Acesso em: 05 de março de 2018. KAGEYAMA, A. et al., O Novo Padrão Agrícola Brasileiro: do complexo rural aos complexos agroindustriais. In: Delgado, G. C. (org.), Agricultura e Políticas Públicas. IPEA v.1, p.113-223, Brasília, 1990 LIMA, Irenilda de Souza; PIRES, Alexandre Henrique Bezerra; BOTELHO Lauande Corrêa; A Educação do Campo para o Desenvolvimento Rural e a Formação de Agricultores XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.2010, Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2010/resumos/R5-2433-1.pdf> Acesso em 28 de abril de 2019. LÜCKE, Menga e ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. MACHADO, L. R. Diferenciais inovadores da formação de professores para educação profissional. Revsista Brasieilra de educação Profissional e Tecnologica. Rio de Janeiro, 2008. _________. O desafio da formação dos professores para a EPT e PROEJA. Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 116, Sept. 2011. MARTINS FERREIRA, A.M.R. Jovens agricultores gaúchos na Suíça: Novas Fronteiras.2006. MICHEL, M.H. Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais. Atlas, 304 p. São Paulo, 2009. MINAYO, M. C. S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 18. ed. Vozes, p. 9-29. Petrópolis, 1994 ___________. Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Vozes. Petrópolis, 2001. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar 2015: Notas Estatísticas. Brasília-DF, 2016. ___________. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). Concepção e Diretrizes: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Brasília, jun. 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec//arquivos/pdf3/rev_brasileira.pdf> Acesso em: setembro de 2019. Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA- Marco Referencial 2005 Série Documentos SDT: número 01 “Referências para uma Estratégia de Desenvolvimento Rural Sustentável no Brasil” 2005 Revisado e republicado pela SDT/MDA em março de 2005. MIRANDA FILHO, J. B. Melhoramento genético vegetal: princípios e métodos; melhoramento genético e melhoramento ambiental. ESALQ/ Departamento de Genética, p. 1-6 (Publicação Didática). Piracicaba, 1994. MOCELIN, Daniel Gustavo. Organização social e movimentos sociais rurais. Editora da UFRGS. Porto Alegre, 2009 MOLINA, Mônica Castagna; SÁ, Lais Mourão. Licenciatura em Educação do Campo: Registros e Reflexões a partir das Experiências – Piloto. In: MOLINA, Mônica C. et alii. (Org.). (Coleção Caminhos da Educação do Campo; 5). Ed. Autêntica. Belo Horizonte, MG, 2011. MORAES, Marcos Antônio. A formação de licenciados em Ciências Agrícolas/Agrárias: o conhecimento e suas conexões. Educação v.39, n.3. set./dez. Rio de Janeiro. 2014. MOURA, D. H. (s.d.). A formação de docentes para educação profissinal e tecnologica. Rio Grande do Norte (UFRN) In: Revsista Brasieilra de educação Profissional e Tecnologica. Rio de Janeiro, 2016. PACHECO, E. Os institutos federais e o projeto nacional. Disponível em <http://wiki.sj.cefetsc.edu.br/wiki/imagens/6/6b/Artigo_Elizier.pdf>. Acesso em: 3 de março de 2018. __________. Institutos Federais: Uma Revolução na Educação Profissional e Tecnológica, Brasília, São Paulo, 2011. PORTELLI, Alessandro. Sempre existe uma barreira: A arte multivocal da história oral. In:. Ensaios de História Oral. São Paulo: Letra e Voz, 2010 RIBEIRO. Marcia Adriana de Faria. Dissertação de Mestrado: Território e Currículo: A Construção do Conhecimento na Licenciatura em Educação do Campo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Programa de Pós Graduação em Educação Agrícola, 149 p.2017. ROMANELLI, O. História da educação no Brasil. Vozes 25. ed. Petrópolis, 2001. SAVIANI, Demerval. “Para além da curvatura da vara”. In: revista Ande no 3. São Paulo, 1983 SABOURIN, E. Camponeses do Brasil, entre troca mercantil e reciprocidade. Garamond. Rio de Janeiro, 2009 SEN, Amartya Kumar. Desenvolvimento como Liberdade. Trad. Laura Teixeira Motta. Companhia das Letras. São Paulo, 2000. SILVA, C.J.R. (org.). Institutos federais – Lei nº 11.892, de 29/12/2008 – Comentários e reflexões. Brasília: IFRN, 2009. TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Rio de Janeiro: PUC, 1999. TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; LAHAYE, Louise. Os professores face ao saber; esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, v. 1, n. 4, p. 215-233. Porto Alegre, 1991. TAVARES DE LIMA, J e CARNEIRO, S. Q. Desenvolvendo o Local com Severinos e Quitérias. In TAVARES DE LIMA, J. R. (ORG). Extensão Rural e Desenvolvimento Sustentável. Recife: Bagaço. 03. P. 71-92, 2006. TEIXEIRA, A. Valores proclamados e valores reais nas instituições escolares brasileiras. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. v. 37, n. 86, abr./jun., p. 59-79. Rio de Janeiro, 1962. TRIVINOS, A. . Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. Atlas. São Paulo, 1987 VALBUZA. José Claudio. Dissertação de Mestrado O Uso Estratégico dos Direitos de Propriedade Intelectual nas Atividades Agrícolas dos Institutos Federais - O Caso da Cadeia Produtiva do Café na Perspectiva do IFES Campus Itapina. 2015. VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. Martins Fontes. São Paulo, 1984. WANDERLEY, Maria de Nazareth Baudel. Gênese da abordagem territorial no Brasil. In: CAVALCANTI, Josefa Salete Barbosa; WANDERLEY, Maria de Nazareth; NIEDERLE, Paulo André (Orgs.). Participação, território, e cidadania: um olhar sobre a política de desenvolvimento territorial no Brasil. Recife: Ed. da UFPE, 2014 WANDERLEY, Maria de Nazareth Baudel. Um saber necessário: os estudos rurais no Brasil. Campinas, SP: Ed. da Unicamp, 2011. _________. O campesinato brasileiro: uma história de resistência. Rev. Econ. Sociol. Rural vol.52 supl.1 Brasília 2014 _________. Raízes históricas do campesinato brasileiro. XX Encontro Anual da ANPOCS. Caxambu/MG, 1996por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/72313/2020%20-%20Su%c3%aada%20Caliari.Pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6361
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2023-02-24T16:01:10Z No. of bitstreams: 1 2020 - Suêda Caliari.Pdf: 5660764 bytes, checksum: 8f1843b3f556a0e6811e19362302b400 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-24T16:01:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - Suêda Caliari.Pdf: 5660764 bytes, checksum: 8f1843b3f556a0e6811e19362302b400 (MD5) Previous issue date: 2020-05-28eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Suêda Caliari.Pdf5.53 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.