Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12570
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMoreira, Bruno Magno
dc.date.accessioned2023-12-22T02:12:02Z-
dc.date.available2023-12-22T02:12:02Z-
dc.date.issued2019-08-29
dc.identifier.citationMOREIRA, Bruno Magno. Conhecendo os insetos sob a ótica da educação ambiental. 2019. 47 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12570-
dc.description.abstractAs manifestações psicológicas que um inseto é capaz de causar nas pessoas vão desde pavor, medo, nojo e repugnância. Os seres humanos acostumados a viver nas grandes cidades acabaram perdendo o contato com a natureza e, assim, também perderam a capacidade de identificar e discernir as reais funções dos seres vivos como os insetos. Prevalece ainda a ideia de que os insetos são indivíduos transmissores de doenças, destruidores de plantas e causadores de prejuízo econômico, ou seja, “pragas”. O objetivo desta pesquisa foi conhecer as reações aos insetos de um público escolar, aplicar um projeto escolar prático de educação ambiental como forma de se modificar os seus conhecimentos pessimistas sobre o assunto e melhorar os sentimentos que esses alunos têm sobre os insetos. O trabalho foi realizado com estudantes do último ano de três cursos: Técnico em Agropecuária, Técnico em Nutrição e Dietética e Bacharelado em Agronomia, do campus São João Evangelista do Instituto Federal de Minas Gerais. Os métodos escolhidos para coletas de dados foram o grupo de discussão em sala de aula com transcrição de respostas a uma série de perguntas; trabalhos práticos no projeto de plantas atrativas para os insetos benéficos, com coleta e identificação desse grupo de organismos, principalmente os insetos benéficos. Ao final, foi solicitado que os alunos escrevessem um texto descrevendo se houve mudanças na concepção acerca dos insetos e as plantas atrativas, a partir destes textos foram confeccionadas nuvem de palavras para se encontrar os termos mais relevantes nos textos. Os principais resultados encontrados foram que os alunos pertencentes aos cursos Técnico em Agropecuária e curso Técnico em Nutrição e Dietética possuíam uma grande desinformação e mesmo aversão aos insetos, tendo-os como pragas de plantações e transmissores de doenças. Os alunos do curso de Bacharelado em Agronomia não apresentaram essa aversão aos insetos, visto os conhecimentos adquiridos durante o curso. Observou-se ainda que, ao término do trabalho, nos grupos de Agropecuária e Nutrição houve uma mudança significativa na concepção sobre os insetos, além da aquisição de novos conhecimentos sobre as plantas atrativas para insetos benéficos, que os integrantes desses dois grupos não conheciam, com isso concluiu-se que a utilização da área demonstrativa de insetos benéficos como um método de educação ambiental, foi positivo para mudar a percepção errônea dos estudantes sobre os insetos.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEntomologiapor
dc.subjectControle biológicopor
dc.subjectPlantas atrativas para insetos benéficospor
dc.subjectEntomologyeng
dc.subjectBiological controleng
dc.subjectBeneficial insectary planteng
dc.titleConhecendo os insetos sob a ótica da educação ambientalpor
dc.title.alternativeKnowing insects from the perspective of environmental educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe psychological manifestations an insect is capable of causing in people range from dread, fear, and disgust. Humans accustomed to living in large cities eventually lost touch with nature and thus also lost the ability to identify and discern the real functions of living things like insects. The idea also prevails that insects are disease-transmitting, plant-destroying, and economically damaging individuals, that is, "pests." This research aimed to know the reactions to insects of a school audience, to apply a practical school project of environmental education as a way to modify their pessimistic knowledge about the subject and to improve the feeling that these students have about the insects. The work was carried out with senior students from three courses: Agricultural Technician, Nutrition and Dietetic Technician and Bachelor of Agronomy, from the São João Evangelista campus of the Federal Institute of Minas Gerais. The methods chosen for data collection were the classroom discussion group with the transcription of answers to a series of questions; Practical work in the design of attractive plants for beneficial insects, with collection and identification of this group of organisms, especially beneficial insects. In the end, the students were asked to write a text describing if there were changes in the conception about the insects and the attractive plants, from these texts were made word cloud to find the most relevant terms in the texts. The main results found were that the students from the Technical College in Agriculture and Technical Course in Nutrition and Dietetics had great misinformation and even aversion to insects, having them as plantation pests and disease transmitters. The students of the Bachelor of Agronomy course did not show this aversion to insects, given the knowledge acquired during the course. It was also observed that,, at the end of the work, in the Farming and Nutrition groups there was a significant change in the conception about insects. Besides, acquisition of new knowledge about the attractive plants for beneficial insects occurred, Thus, it was concluded that the use of the demonstrative area of beneficial insects as a method of environmental education was positive to change students' misperceptions about insectseng
dc.contributor.advisor1Abboud, Antonio Carlos de Souza
dc.contributor.advisor1IDhttp://lattes.cnpq.br/7139999082801561por
dc.contributor.advisor1Lattes738.698.217-87por
dc.contributor.referee1Abboud, Antonio Carlos de Souza
dc.contributor.referee1ID738.698.217-87por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7139999082801561por
dc.contributor.referee2Menezes, Elen de Lima Aguiar
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-3634-0202por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7088099581242135por
dc.contributor.referee3Fernandes, Maria do Carmo de Araújo
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8084053063267581por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5060551538119797por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesAGUIAR-MENEZES, E. L.; MENEZES, E. B; LORENZON, M. C. A.; LIMA, A. F.; RACCA FILHO, F. Os insetos. In: In: ABBOUD, A. C. S. (ed.). Introdução à agronomia. Rio de Janeiro: Interciência, 2013. p. 285-355. AGUIAR-MENEZES, E. L.; SILVA, A. C. Plantas atrativas para inimigos naturais e sua contribuição para o controle biológico de pragas agrícolas. Seropédica, RJ: Embrapa Agrobiologia, 2011. 60 p. (Embrapa Agrobiologia. Documentos, 283p).. ALTIERI, M. A.; SILVA, E. N.; NICHOLLS, C. I. O papel da biodiversidade no manejo de Pragas. Ribeirão Preto: Holos, 2003. 226 p. ANDRADE, R. C.; MATEUS, M. A. F.; PROENÇA, I. C. L. A Importância Dos Insetos No Meio Ambiente: Um Estudo De Caso Junto A Escola Logosófica Do Município De Lavras, Minas Gerais, lavras, 2010. AGENCIA NACIONAL DE VIGILANCIA SANITÁRIA. Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos -relatório complementar. Ggtox/anvisa. Brasília, p. 18. 2012. AZEVEDO, J. L; MACCHERONI JR, W; PEREIRA, J. O; ARAÚJO, W. L. Endophytic microorganisms: a review on insect control and recent advances on tropical plants. EJB Electronic Journal of Biotechnology, Universidad Católica de Valparaíso Chile, v. 3, p. 26, abril 2000. BARBOSA, F. S; AGUIAR-MENEZES, E. L; ARRUDA, L. N; SANTOS, C. L. R. D; PEREIRA, M. B. Potencial das flores na otimização do controle biológico de pragas. Revista Brasileira de Agroecologia, Seropédica-Rj, p. 10, 2011. BRANCO, S. M. O meio ambiente em debate. São Paulo: Moderna, 1988. BRASIL. Resolução CNE/CP 2/2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, Brasília, 2012. BUENO, V. H. P; JUNIOR, J.C.L; JUNIOR,A.M; SILVEIRA, L.C.P.Controle Biológico e manejo de pragas na agricultura sustentável. Departamento de entomologia, Universidade federal de lavras, 2011. BUENO, V. H. P; JUNIOR, J.C.L; JUNIOR,A.M; SILVEIRA, L.C.P. Controle Biológico e manejo na agricultura sustentável. Departamento de entomologia, Universidade federal de lavras, p. 52, 2015. COSTA-NETO, E. Insetos como fonte de alimento para o homem: valoração de recursos considerados repugnantes. Interciencia, v. 28, p. 6, MAR 2003. DIEL, C.; FACCHINI, L. A.; DALL’AGNOL, M. M. Inseticidas domésticos: padrão de uso segundo a renda per capita. Rev Saúde Públic, RS, v. 37, n. 1, p. 83-90, 2003. EVONEO, B. F; MACEDO, L. P. M. Fundamentos de controle biológico de insetos-praga. Natal: IFRN Editora, 2011. 40 FERREIRA, V. E. B. PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Dissertaçao (Pos graduação em Docência) Universidade Cãndido Mendes. rio de janeiro, p. 45. 2004. GALLO, D ;NAKANO, O; SILVEIRA NETO, S; BAPTISTA, G, C, de; BERTI FILHO, E.,PARRA, J, R, P.,ZUCCHI, R, A; ALVES, S, B;VENDRAMIM, J, D;MARCHINI, L, C., LOPES, J, R, S; OMOTO, C Entomologia Agrícola. Piracicaba: Fealq, v. 10, 2002. 920 p. GRIMALDI, D.; ENGEL, M. S. Evolution of the Insects. 1. ed. Cambrige: Cambridge University Press, 2005. 755 p. GROSZ, D. M. Representações de gênero no cotidiano das professoras e professores. Políticas Publicas e Gestão da Educação-Unb. Brasília, p. 154. 2008. GEDDES, P. Cidades em evolução. Campinas, SP, 1994. 274p GULLAN, P. J.; CRANSTON, P. S. Insetos: Fundamentos da Entomologia. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan Ltda, 2017. 441 p. HOYT, E.; SCHULTZ, T. Insect lives: stories of mystery and romance from a hidden world. Nova York: John Wiley & Sons.1999. INEA. Educação ambiental:conceitos e práticas na gestão ambiental Pública. Instituto Estadual de Meio Ambiente. Rio de Janeiro, p. 55. 2014. INEA. Educação Ambiental:Conceitos e práticas na gestão ambiental pública. instituto estadual do ambiente. Rio de janeiro, p. 52. 2014. MACEDO, C. D; DAMASCENO, B R. M. “Projeto energias alternativas”, consumo consciente. 2009. Disponível em:;http://projetocasaeficiente.blogspot.com.br/>. Acesso em: 08 de Nov.de 2019. MEDEIROS, A. B.; MENDONÇA, M. J. S. L.; SOUSA, G. L.; OLIVEIRA, I. P. A. A importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Faculdade Montes Belos, v. 4, p. 17, setembro 2011. MELO, G. de. P. “Educação ambiental para professores e outros agentes multiplicadores”. Gutemberg de Pádua Melo/ JP: Superintendência do IBAMA na Paraíba, 2007. Disponível em: < https://www.ibama.gov.br/phocadownload/cnia/6- nocoeseduamb.pdf>. Acesso em 08 Out. 2019. MENDES, F. A. V. Impacto da exposição “Insetos em Ordem” nas perpectivas e conhecimenro de crianças açorianas acerca de insetos e da naturezas. Tese do Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza- UAC. Ponta Delgada, ilha terceira do Faial, p. 125. 2016. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Conceitos da Educação Ambiental. (2014). Disponível em: <http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental/politica-de-educacaoambiental>. Acesso em: 08 de Out. de 2019. MONTENEGRO, Í. F.; ALENCAR, J. B. R.; SILVA, E. F.; LUCENA, R. F. P.; BRITO, C. H. Conhecimento, percepção e uso de animais categorizados como “insetos” em uma 41 comunidade rural no semiárido do estado da Paraíba, Nordeste do Brasil. Gaia Scientia, v. Especial Populações Tradicionais, p. 250-270, 2014. NETO, E. M. C.; PACHECO, J. M. A construção do domínio etnozoológico “inseto” pelos moradores do povoado de Pedra Branca, Santa Terezinha, Estado da Bahia. Acta Scientiarum. Biological Sciences, Maringá, v. 26, p. 81-90, 2004. NICHOLLS, C. Bases agroecologicas para diseñar e implementar una estrategia de manejo de hábitat para controle biológico de plagas. In: ALTIERI, M. A. Agroecologia: bases científicas para una agricultura sustentable. [S.l.]: [s.n.], 2010. p. 325. OLIVA, J. T. Educação ambiental na escola. Florianópolis, TV Brasil, 2001. PARRA, J. R. P; BOTELHO, P. S. M; CORREA-FERREIRA, B. S; BENTO, J. M. S. Controle Biológico no Brasil: parasitoides e predadores. São Paulo: Manole, 2002. ROSADO, M. D. C. Plantas favoráveis a agentes de controle biológico. Tese de mestrado em Entomologia. Viçosa, p. 59. 2007.. SEGURA, S. D. S. B. Educação Ambiental na escola pública, da curiosidade ingênua à consiencia Crítica. 1. ed. São Paulo: Anablume / Fapesp, 2001. SILVA, A. C. R. A., GOMES, C. C., SACRAMENTO, F. Z., GARCIA, G. L., SCHULTZ, H., PIAN, L. B., TAMASHIRO, L. A. G .Guia para o reconhecimento de inimigos naturais de pragas agricolas. Embrapa Agrobiologia, Brasilia, p. 47, 2013. SORRENTINO, M; TRAIBER, RL; MENDONÇA, P; FERRARO, L.A. J. Educação ambiental como política pública. Educação e pesquisa, v. 31, n. 2, p. 285-299, 2005. TRIPLEHORN, C. A.; JOHNSON, N. F. Estudos dos insetos. 2. ed. São Paulo: Novertis do Brasil, 2015. 761 p. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E CULTURA. Década da Educação das Nações Unidas para um Desenvolvimento Sustentável, 2005-2014:documento final do esquema internacional de implementação. Edições unesco, Brasília, p. 120, 2005. VAN DEN BOSCH, R. An introduction to biological control.: Biological control, 1973. VENZON, M., ROSADO M.C., EUZEBIO, D.E., SOUZA, B. Schoereder, J.H. Suitability of leguminous cover crop pollens as food source for the green lacewing Chrysoperla externa (Hagen) (Neuroptera: Chrysopidae). Neotropical Entomology, londrina, v. 36, p. 371-376, 2006. WELLER, W. Grupos de discussão na pesquisa com adolescentes e jovens: aportes teóricometodológicos e análise de uma experiência com o método. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, p. 241-260, maio/agosto 2006.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/67744/2019%20-%20Bruno%20Magno%20Moreira.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5285
dc.originais.provenanceSubmitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2021-12-06T13:48:40Z No. of bitstreams: 1 2019 - Bruno Magno Moreira.pdf: 3937546 bytes, checksum: 64e7a674be603c935085d15f949dbdff (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-06T13:48:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Bruno Magno Moreira.pdf: 3937546 bytes, checksum: 64e7a674be603c935085d15f949dbdff (MD5) Previous issue date: 2019-08-29eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Bruno Magno Moreira.pdf2019 - Bruno Magno Moreira3.85 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.