Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12583
Tipo do documento: Dissertação
Title: Educação ambiental no currículo escolar do curso técnico em agropecuária do Instituto Federal Goiano Campus Rio Verde
Other Titles: Environmental education in the school curriculum of the technical course in agriculture of the Federal Institute Goiano Campus Rio Verde
Authors: Ferreira, Viviane Proto
Orientador(a): Soares, Ana Maria Dantas
Primeiro membro da banca: Soares, Ana Maria Dantas
Segundo membro da banca: Estolano, Lilian Couto Cordeiro
Terceiro membro da banca: Jesus, Vanessa Pereira de
Keywords: Educação profissional;Currículo;Questões socioambientais;Professional education;Curriculum;Social and environmental issues
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 3-Mar-2020
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: FERREIRA, Viviane Proto. Educação ambiental no currículo escolar do curso técnico em agropecuária do Instituto Federal Goiano Campus Rio Verde. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.
Abstract: A presente dissertação teve como objetivo analisar a percepção dos estudantes do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal Goiano Campus Rio Verde – Goiás em relação às questões ambientais e se estes possuem consciência acerca dos impactos ambientais e da degradação dos recursos naturais da região em que residem. Assim, partimos do pressuposto que a Educação Ambiental é um dos temas transversais a serem implementados de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional, além da proposta de formação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia que propõem a articulação entre ciência, trabalho, tecnologia e cultura, visando a uma formação profissional crítico-reflexiva, emancipatória e transformadora.Para isso, realizamos pesquisa bibliográfica em livros e artigos periódicos recentes, a fim de fundamentar os elementos teóricos e históricos assim como a legislação em vigor, que proporcionam embasamento a esta temática. A pesquisa, numa abordagem qualitativa, utilizou como procedimento metodológico questionário estruturado com catorze questões fechadas e uma questão aberta direcionado aos alunos do terceiro e quarto período matutino e vespertino da instituição como também registros resultantes da observação da pesquisadora no cotidiano escolar.Os resultados demonstram que há uma visão conservacionista em relação à Educação Ambiental no Instituto Federal Goiano Campus Rio Verdecomo um distanciamento entre teoria e prática,fazendo com que a mesma não se coloque no exercício cotidiano da escola, somente em eventos ou datas comemorativas ou por intermédio do interesse de algum docente.Portanto, esperamos que os resultados desta pesquisa sirvam como fonte de reflexão para o Projeto Político Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária,gerando ações participativas que envolvam alunos, professores, servidores, pais e a comunidade em geral, buscando o debate, grupos de discussão e trabalho além de soluções às questões socioambientais locais e regionais
Abstract: This dissertation aimed to analyze the perception of the students of the technical course in agriculture of the Federal Institute Goiano Campus Rio Verde - Goiás in relation to the environmental issues and if they are aware about the environmental impacts and the degradation of the natural resources of the region where they live. Thus, we assume that Environmental Education is one of the cross-cutting themes to be implemented according to the National Curriculum Parameters as well as what has been explained by the National Curriculum Guidelines for Vocational Education, besides the proposal of formation of the Federal Institutes of Education, Science and Technology that propose the articulation between science, work, technology and culture aiming at a critical-reflexive, emancipatory and transformative professional formation. For this, we initially conducted bibliographic research in recent books and periodical articles in order to substantiate the theoretical and historical elements as well as the current legislation, which provide the basis for this theme. The research, in a qualitative approach, used as a methodological procedure a structured questionnaire with fourteen closed questions and one open question directed to students of the third and fourth morning and afternoon of the institution as well as records resulting from the observation of the researcher in the school routine. The results show that there is still a conservationist view on Environmental Education at the Federal Institute Goiano Campus Rio Verde as well as a gap between theory and practice, so that it is not placed in the daily exercise of the school, only events or commemorative dates or through the interest of some teacher. Thus, we hope that the results of this research will serve as a source of reflection for the Pedagogical Political Project of the Technical Course in Farming, generating participatory actions involving students, teachers, servants, parents and the community in general, seeking debate, discussion groups and work and solutions to local and regional socio-environmental issues.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12583
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Viviane Proto Ferreira.pdf4.96 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.