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Tipo do documento: Dissertação
Title: O programa de assistência estudantil sob a ótica da inclusão social e da garantia de direitos: um estudo realizado no Instituto Federal do Amapá
Authors: Moura, Gilceli Chagas
Orientador(a): Soares, Ana Maria Dantas
Primeiro membro da banca: Soares, Ana Maria Dantas
Segundo membro da banca: Arruda, Juliana
Terceiro membro da banca: Cordeiro, Fabiana
Keywords: Assistência estudantil;garantia de direitos;educação profissional;student's aid;guarantee of rights;professional education
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 9-Mar-2017
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: MOURA, Gilceli Chagas. O Programa de Assistência Estudantil sob a ótica da inclusão social e da garantia de direitos: um estudo realizado no Instituto Federal do Amapá. 2017.100 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2017.
Abstract: A presente dissertação se propôs a analisar o processo de implementação do programa de assistência estudantil do Instituto Federal do Amapá (IFAP) no Campus Macapá e suas contribuições para a permanência e a saída com êxito dos estudantes na educação profissional. Buscou-se descrever a Política de Assistência Estudantil ora adotada; bem como analisar, frente a esse modelo de referência, a percepção dos estudantes e dos gestores quanto à execução da Política de Assistência Estudantil e assim propor medidas que possibilitem melhor desempenho na implementação dessa política na Instituição. Para isso, utilizou-se a abordagem qualitativa realizando-se pesquisa documental. A primeira etapa do estudo constituiu-se inicialmente de reflexões teóricas, através de revisão bibliográfica abordando os conceitos/definições de termos essenciais que fundamentam o objetivo-fim da assistência estudantil; contextualizou ainda, o percurso da garantia dos direitos sociais desde a revolução industrial até os dias atuais, embasada também nas legislações existentes. No segundo momento, foram levantadas informações acerca da implantação da Instituição; da implementação do Programa de Assistência Estudantil e como hoje esta política está sendo executada, para tal objetivo foi necessário utilizar como instrumentos de pesquisa o PDI, editais, a coleta de materiais informativos disponíveis na página eletrônica e dos materiais impressos de divulgação, disponibilizados para os alunos e planilhas orçamentária. Para a terceira etapa, preferiu-se a aplicação de questionário a 20 % dos alunos do ensino técnico contemplados no PAE, correspondente a 39 alunos, o referido instrumento constou de perguntas abertas e fechadas. Ainda como coleta de dados foram realizadas entrevistas com perguntas semiestruturadas aos atores no processo de implantação e operacionalização do PNAES no IFAP. Os resultados revelaram que o perfil dos discentes usuários da assistência estudantil é caracterizado em sua maioria de mulheres; pardas, oriundas de famílias com baixo grau de escolaridade; composta por até 6 pessoas as quais sobrevivem com uma renda per capita familiar de até meio salário mínimo e excluídas de programas governamentais. Outro dado constatado diz respeito sobre a sua contribuição para o a permanência dos estudantes na educação profissional, onde a pesquisa revelou que embora ocorra as ações com vista a garantir tal permanência e a saída exitosa, a referida política não consegue efetivar seus objetivos, tendo em vista que não ocorre um acompanhamento real dos usuários dos serviços, pois a inexistência um setor responsável no âmbito de Reitoria; a inexistência de uma regulamentação própria; a falta de mecanismos de avaliação e o escasso número de servidores para realizar os serviços, acaba resumindo as ações do PAE num processo de transferência de renda.
Abstract: The present dissertation proposed the analysis of the student's aid program implementation in the Federal Institute of Amapa (IFAP), at Campus Macapa, and its contributions to the permanence and successful exit of professional education students. It aimed to describe the Student Aid Policy adopted in the institution; as well analyze, the perception of students and managers regarding the Student Aid Policy execution, and propose measures that enhance the performance of this policy. To achieve this purpose, we did a documentary research using the qualitative approach. The first step of the study consisted of theoretical reflections, through bibliographic review addressing the concept/definitions of essential terms that substantiate the goals of student's aid; to establish the context to the history of social rights from industrial revolution to present days, based also in current legislation. The next step was to gather information about the institution installation process; the student's aid program implementation and how the policy is being handled. In order to do that, we used as research instruments the documents available at the website, such as the Institutional Development Program (PDI) and public notice, the promotional material available to the students and budget sheets. For the third step, 20% of the students of technical education covered by the aid program responded a survey, which represented 39 students. The survey questionnaire consisted of open and closed-ended questions. Also, semi-structured interviews were used for data gathering, with the people responsible for the establishment of the aid policy in the IFAP. The results reveal that the profile of the students covered by the aid program consists mostly of black women; coming from families with low level of education; composed by 6 people that survive with an income per capita of up to half minimum wage and excluded from the government aid programs. Another fact observed was the contribution of the aid program for the students to continue their professional education, according to the results, although there are actions that aim to guarantee the stay and successful outcome of the students, the policy doesn't fully accomplish its goals, cause there is no section responsible for monitoring the students at the Dean. Aside from the lack of specific regulations, the lack of evaluation mechanisms and the small number of servants to carry out the program, which ends up in a simple cash transfer program.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12591
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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