Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12597
Tipo do documento: Dissertação
Title: A produção do açúcar mascavo e suas contribuições para formação do técnico em agropecuária – estudo de caso na Comunidade Vila União, Eirunepé-Amazonas
Other Titles: The brown sugar production and its contributions to the formation of the technician in farming - case study in Vila União Community, Eirunepe - Amazon
Authors: Cardoso, Carla Elizabeth Brito de Lima
Orientador(a): Gregório, Sandra Regina
Primeiro coorientador: Souza, Ana Cláudia Ribeiro de
Primeiro membro da banca: Gregório, Sandra Regina
Segundo membro da banca: Abreu, João Batista Rodrigues de
Terceiro membro da banca: Ponciano, Nilton Paulo
Keywords: Agricultura familiar;Educação;Gramixó;Oficina pedagógica;Education;Family farming;Pedagogical workshop
Área(s) do CNPq: Educação
Agronomia
Idioma: por
Issue Date: 24-Aug-2019
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: CARDOSO, Carla Elizabeth Brito de Lima. A produção do açúcar mascavo e suas contribuições para formação do técnico em agropecuária – estudo de caso na Comunidade Vila União, Eirunepé-Amazonas. 2019. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2019.
Abstract: A presente pesquisa teve por objetivo demonstrar as contribuições da produção do açúcar mascavo pelos agricultores familiares da Comunidade Vila União, localizada no município de Eirunepé/AM, no processo de formação do Técnico em Agropecuária do IFAM/Campus Eirunepé. Os participantes desta pesquisa foram os educandos do 3º ano do curso técnico em agropecuária e os agricultores familiares produtores de açúcar mascavo da comunidade. A pesquisa é de caráter quali- quantitativa, sendo um estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram questionários e oficina pedagógica para os educandos e entrevistas semiestruturadas e formulários para os agricultores familiares. Os dados qualitativos foram agrupados em categorias, analisados e transcritos para o texto do trabalho e os quantitativos foram analisados em percentagens e Software Excel, por tipo de participantes e apresentados em quadros, tabelas e gráficos. Os resultados da pesquisa demonstraram que o plantio da cana-de-açúcar para o consumo de seus derivados é tradição na comunidade há mais de 60 anos, e que os agricultores tiveram um período de grande produção e comercialização do açúcar mascavo, atualmente devido à má gestão e fechamento da cooperativa, estão com dificuldades para comercialização. A associação está praticamente paralisada e está com diversas dificuldades e sem apoio do poder público. Os discentes após a participação nas atividades pedagógicas deste projeto obtiveram um nível de aprendizado notório, como por exemplo, o nível de percepção quanto à importância do açúcar mascavo para o município nos questionários TI (teste inicial) foi de 43% e no segundo questionário TF (teste final) foram de 93%, demonstrando acréscimo de 50% na percepção dos discentes neste item. Concluímos que o método da oficina pedagógica contribuiu para agregar conhecimentos aos discentes com melhores percepções quanto à importância do açúcar mascavo para a comunidade e para o município, e também na ampliação da visão holística do meio agrícola em que vivem. Outra importante agregação de conhecimentos foi a oportunidade que os discentes tiveram de conhecer os processos relacionados à produção do açúcar mascavo (gramixó), uma vez que, esse produto não está incluído em nenhuma disciplina do curso. Dessa forma, sugerimos que seja incluído e ministrado para as próximas turmas o processamento de produtos derivados da cana-de-açúcar.
Abstract: This research aimed to demonstrate the contributions of brown sugar production by family farmers of Vila União Community, located in Eirunepé / AM, in the process of training of the Agricultural Technician of IFAM / Campus Eirunepé. The participants of this research were the students of the 3rd year of the technical course in agriculture and the farmers’s family producing brown sugar from the community. The research is qualitative and quantitative with case study approach. The data collection instruments used were questionnaires and educational workshop for students and semi-structured interviews and forms for family farmers. Qualitative data were grouped into categories, analyzed and transcribed into the text, and quantitative data were analyzed in percentages and Excel Software, by type of participants and presented in tables, tables and graphs. The results of the research showed that sugarcane planting for the consumption of its derivatives has been a tradition in the community for over 60 years, and that farmers had a period of great production and commercialization of brown sugar, currently due to poor management and closure of the cooperative are having difficulty in commercialization. The association is practically paralyzed and they are having several difficulties, and without support from the public power. Students after participating in the pedagogical activities of this project obtained a noticeable learning level, as for example, the level of perception regarding the importance of brown sugar for the municipality in the IT (initial test) questionnaires was 43% and in the second FT questionnaire. (final test) were 93%, showing an increase of 50% in the perception of students in this item. We conclude that the method of the pedagogical workshop contributed to add knowledge to the students with better perceptions about the importance of brown sugar for the community and for the municipality, and also to expand the holistic view of the agricultural environment in which they live. Another important aggregation of knowledge was the opportunity that students had to know the processes related to the production of brown sugar (gramixó), since this product is not included in any course discipline. Therefore, we suggest that the processing of sugarcane products be included and administered to the next classes.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12597
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Carla Elizabeth Brito de Lima Cardoso.pdf2019 - Carla Elizabeth Brito de Lima Cardoso4.38 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.