Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12605
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Eric de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:13:17Z-
dc.date.available2023-12-22T02:13:17Z-
dc.date.issued2018-10-26
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Eric de. Da teoria à prática: um estudo sobre o projeto profissional jovem da escola família agrícola de Jaguaré-Espírito Santo. 2018. 86 f.. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12605-
dc.description.abstractNesta dissertação de mestrado buscamos verificar a eficiência da aplicação do Projeto Profissional Jovem na vida laborativa dos estudantes que concluíram o curso Técnico em Agropecuária na Escola Família Agrícola de Jaguaré. Como recorte temporal, selecionamos o período compreendido entre os anos de 2011 e 2016 onde investigamos os egressos da escola nesse intervalo, mediante a participação livre e voluntária dos mesmos enquanto sujeitos dessa análise. A instituição escolar está inserida territorialmente no espaço físico de uma municipalidade que tem sua base econômica assentada na agricultura familiar: Jaguaré, município localizado na Macrorregião Norte do Estado do Espírito Santo. Procuramos especificamente compreender se esses egressos colocaram em prática o Projeto Profissional Jovem em suas propriedades buscando autonomia profissional e verificar a permanência ou não no campo, bem como a continuidade dos mesmos nos estudos. Baseamos nos pressupostos de autores que discutem a Pedagogia da Alternância as Escolas Famílias do ES, a juventude rural a agricultura familiar e a relação teoria/prática. A metodologia consistiu na aplicação de questionários semiestruturados e entrevistas junto aos egressos e ao corpo docente por meio de reuniões e rodas de conversa com os mesmos, na efetuação de levantamento e realização de visitas nas propriedades dos egressos. Os resultados revelaram que os egressos colocaram em prática o Projeto Profissional, havendo também os que apresentaram dificuldades na execução do mesmo. Verificamos jovens que deram continuidade dos estudos e permanência no campo, mantendo-se economicamente por meio de atividades agropecuárias com a família e outros jovens pluriativos. Constamos, nesse contexto, que a Pedagogia da Alternância tem se destacado no desenvolvimento da formação integral dos jovens rurais que vivenciaram essa pedagogiapor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectjovens ruraispor
dc.subjectAgricultura Familiarpor
dc.subjectPedagogia da Alternânciapor
dc.subjectrural youtheng
dc.subjectFamily Agricultureeng
dc.subjectAlternation Pedagogyeng
dc.titleDa teoria à prática: um estudo sobre o projeto profissional Jovem da Escola Família Agrícola de Jaguaré-Espírito Santopor
dc.title.alternativeFrom theory to practice: a study on the young professional project of the Agricultural Family School in Jaguaré, Espírito Santoeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherIn this master's dissertation we tried to verify the efficiency of the application of the Young Professional Project in the work life of the students who concluded the Technical course in Farming in the School Family Agricultural of Jaguaré. As a temporal cut, we selected the period from 2011 to 2016, where we investigated the school's graduates in that interval, through their free and voluntary participation as subjects of this analysis. The school institution is inserted territorially in the physical space of a municipality that has its economic base based on family agriculture: Jaguaré, a municipality located in the Northern Macroregion of the State of Espírito Santo. We specifically sought to understand if these graduates put into practice the Young Professional Project in their properties seeking professional autonomy and verify the permanence or not in the field, as well as the continuity of the same in the studies. We base the assumptions of authors who discuss the Alternation Pedagogy of ES Family Schools, rural youth to family agriculture and the relation theory / practice. The methodology consisted in the application of semistructured questionnaires and interviews with the graduates and the faculty through meetings and conversation, in the collection and conducting of visits in the properties of the graduates. The results revealed the graduates who put the Professional Project into practice, and those who presented difficulties in the execution of the Project. We verified young people who gave continuity of studies and stay in the field, maintaining themselves economically through agricultural activities with the family and other young people. In this context, we note that the Pedagogy of Alternation has stood out in the development of the integral formation of rural young people who have experienced this pedagogyeng
dc.contributor.advisor1Benevenuto, Monica Aparecida Del Rio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8157644491604380por
dc.contributor.referee1Benevenuto, Mônica Aparecida Del Rio
dc.contributor.referee2Oliveira, Lia Maria Teixeira de
dc.contributor.referee3Frazão, Gabriel Almeida
dc.creator.ID098.653.917-16por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5913746811702459por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesABRAMOVAY, Ricardo. Entrevistas. Agricultura familiar. [S.l.: s.n.] 8 out. 2010. Disponível em: <http://ricardoabramovay.com/entrevistas-agricultura-familiar. _____________. Agricultura familiar e desenvolvimento territorial. Reforma Agrária, Rio Claro (SP), vol. 28, nº1, 2 e 3, vol. 29, nº1, p. 49-67, jan.1998/ago. 1999. _____________. Paradigmas do capitalismo agrário em questão. São Paulo: HUCITEC, 1992. ALVES, Delcília Soares. Pedagogia da alternância: um estudo histórico da Escola Família Agrícola de Jaguaré-ES. Faculdade de Ciências Aplicadas “Sagrado Coração” – UNILINHARES. Linhares – ES. 2003. ANDRÉ, Marli. Estudo de caso: seu potencial na educação. Simpósio. Caderno de pesquisa 49, 2013. BEGNAMI, João Batista. Pedagogia da Alternância como sistema educativo. in: UNEFAB. Revista da Formação por Alternância. Ano 1, nº 2, Brasília: União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil, 2006. BRANCOLINA Ferreira Coordenadora de Desenvolvimento Rural da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (DISOC) do IPEA. 2010. E-mail: brancolina.ferreira@ipea.gov.br BRASIL. DECRETO Nº 9.064, DE 31 DE MAIO DE 2017. Dispõe sobre a Unidade Familiar de Produção Agrária, institui o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar e regulamenta a Lei nº 11.326, de 24 de julho de 2006, que estabelece as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e empreendimentos familiares rurais. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015- 2018/2017/Decreto/D9064.htm> Acesso em: 02 de abril de 2018. _____________. LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm> Acesso em: 02 de abril de 2018. BRICALLI, Luiz Carlos Leonard; ALMEIDA, Joaquim Anécio. O turismo rural no conceito da multifuncionalidade das áreas rurais. In: Congresso da Associação Latino- Americana de Sociologia Rural: Sustentabilidade e democratização das sociedades rurais da América Latina. 6, 2002, Porto Alegre, RS. Anais. Porto Alegre: UFRGS, 2002. p. 3246- 3251. CALIARI, Rogério Omar. ALENCAR, Edgard. AMÂNCIO, Robson. Pedagogia da Alternância e desenvolvimento local. Organizações Rurais e Agroindustriais. v. 4, n. 2. 2002. CARNEIRO, Maria José. Juventude rural: projetos e valores. In: Retratos da Juventude Brasileira São Paulo, Instituto Cidadania/Fundação Perseu Abramo, 2005. ____________. O ideal rurbano: campo e cidade no horizonte dos jovens. In: SILVA, Francisco Carlos Teixeira da et al. (Org.) Mundo rural e política: ensaios interdisciplinares. Rio de Janeiro: Campus, 1998. CASTRO, Elisa Guaraná. Juventude rural “mais que uma palavra” – uma problematização da construção de categorias sociais. In: Moreira, J. R.; Bruno, R. (org.). Interpretações, estudos rurais e política. Rio de Janeiro: Edur/Mauad, 2010. p. 61-94. _______________et al. Os jovens estão indo embora?: Juventude rural e a construção de um ator político. Rio de janeiro: EDUR/Mauad, 2009. ______________. Os jovens estão indo embora? Relações de hierarquia e disputa nas construções da categoria juventude rural. In: Costa, S.; Sangme ister, H.; Steckbauer, S. (org.). O Brasil na América Latina: interações, percepções, interdependências. São Paulo: Annablume, 2008. CONTAG- Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura. Juventude Reforma Agrária e Agricultura Familiar. Programa Jovem Saber. 2ª Edição, 66p. Brasília. 2007. CUNHA, Maria Amália de Almeida. Expectativas de jovens camponeses na universidade: os desafios de uma formação em nível superior. Interação, Goiânia, v. 36, n. 1, p. 263-283, jan./jun. 2011. SEDU- Secretaria da Educação. Currículo Básico da Escola Estadual. Ensino Médio, Volume 02. 128p. Espírito Santo (Estado). Vitória. 2009. FLITNER, Andreas. Os problemas sociológicos nas primeiras pesquisas sobre juventude. In: BRITTO, Sulamita de. (org). Sociologia da Juventude I. Rio de Janeiro: Zahar, 1968. p. 37-68. FONSECA, João José Saraiva. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Disponível em: <www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2017. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 2011. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1987. GANDIN, Danilo. O planejamento como prática educativa. São Paulo: Loyola, 1997. GUAITOLINI, Renata Nunes. Espaços pluriativos da agricultura familiar. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória: 2015. GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social, 6. ed. - São Paulo : Atlas, 2010. GIMONET, Jean-Claude. Alternância, adolescência e pré-adolescência. In: UNEFAB. Revista da Formação por Alternância. v. 1, nº 1, Brasília: União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil, 2005. GRAZIANO DA SILVA, José. O Novo Rural Brasileiro. Campinas, IE/UNICAMP. 1999 IDRHa. Instituto de desenvolvimento rural e hidráulica. Introdução à Diversificação de Atividades em Meio Rural – 05/01/2004 http://www.idrha.minagricultura. pt/meio_rural/introducao.htm. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo 2010. Rio de Janeiro: IBGE,2010. Disponível em: http://www.censo2010.ibge.gov.br/. Acesso em: 27 março de 2017. INCAPER - Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural. Incaper participa de seminário sobre qualidade da pimenta-do-reino em São Mateus. Disponível em: <https://incaper.es.gov.br/Not%C3%ADcia/incaper-participa-de-seminario-sobrequalidade- da-pimenta-do-reino-em-sao-mateus> Acesso em: 04 de junho de 2018. _____________. Cafeicultura. Disponível em: < https://incaper.es.gov.br/cafeicultura > Acesso em: 04 de junho de 2018. _____________. Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural PROATER 2011 - 2013 Jaguaré. Disponível em: <https://incaper.es.gov.br/media/incaper/proater/municipios/Nordeste/Jaguare.pdf> Acesso em: 04 de junho de 2018. JESUS, Janinha Gerke. Formação de professores na pedagogia da alternância- Vitória, ES: GM, 2011. LOPES, Kamil Cheab David. Juventude Rural, Tecnologia e Trabalho: As demandas de formação e qualificação tecnológica para a entrada no mercado de trabalho na multifuncional rural de Jeceaba MG. 2013. 249 f. Dissertação (Mestrado em Instituições Sociais e Ciência; Cultura, Processos Sociais e Conhecimento) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2013. MENEZES, Rachel Reis. As escolas comunitárias rurais no município de Jaguaré: um estudo sobre a expansão da pedagogia da alternância no estado do Espírito Santo (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória: 2013. MEPES. Processo de renovação de oferta de curso. Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, Eixo Tecnológico Recursos Naturais na Escola Família Agrícola de Jaguaré. Resolução CEE nº 3.807/2014 D.O. 08/07/2014- Jaguaré- ES, 2014. MINAYO, Maria Cecília de Souza (org). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. PORTAL BRASIL. Agricultura familiar produz 70% dos alimentos consumidos por brasileiro. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/economia-eemprego/ 2015/07/agricultura-familiar-produz-70-dos-alimentos-consumidos-por-brasileiro> Acesso em: 28 de março de 2018. MOLINA, Mônica Constagna. Oliveira, Liliane Lúcia Nunes de Aranha. Montenegro, João Lopes de. Das desigualdades aos direitos: a exigência de políticas afirmativas para a promoção da equidade educacional no campo. Brasília: CDES/Sedes, 2009. NOSELLA, Paolo. As Origens da Pedagogia da Alternância no Brasil. Coleção Educação do Campo, 2ª Reimpressão, Vitória: EDUFES, 2014. __________, Paolo. As Origens da Pedagogia da Alternância. (Dissertação de Mestrado). Pontifícia Universidade de São Paulo em 1977 e divulgada para a UNEFAB (União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil) em 2007. Brasília – DF, 2007. OITAVEN, Sandro Roberto Araújo, Desenvolvimento rural sustentável e educação do campo: projetos de conclusão do curso técnico em agropecuária por alternância nas comunidades rurais de Nova Friburgo/Brasil e Lobos/Argentina- Tese de doutorado do programa de pós-graduação em ciência, tecnologia e inovação agropecuária na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – 121pag. RJ- 2014. PEREIRA, Mônica Cox de Britto. Revolução Verde. In: CALDART, Roseli Salete. PEREIRA, Isabel Brasil. ALENTEJANO, Paulo. FRIGOTTO, Galdêncio (org.). Dicionário de educação no campo. Rio de Janeiro: Expressão Popular, 2012. p.687-691. PISTRAK, Moisey Mikhaylovich. Fundamentos da Escola do Trabalho. São Paulo, Expressão Popular, 3 ed, 2011. PPP. Projeto Político Pedagógico da Escola Família Agrícola de Jaguaré. Jaguaré, 2015.p.119. Programa Jovem Saber, Cartilha do 2º Módulo- Capacitação à Distância de Jovens- Trabalhadores a Trabalhadoras Rurais. 3ª edição. CONTAG. Maio 2007. RACEFFAES- Regional das Associações dos Centros Familiares de Formação em Alternância do Espírito Santo. Cultivando a educação dos povos do campo do Espírito Santo. São Gabriel da Palha/ES, 2015. RACEFFAES- Regional das Associações dos Centros Familiares de Formação em Alternância do Espírito Santo. PLANO DE CURSO. Nova Venécia/ES, 2014. _____________, Relatórios dos encontros regionais de monitores e monitoras dos CEFFA’s. São Gabriel da Palha- Espírito Santo. _____________, Sementes: patrimônio da natureza e dos camponeses. Coleção Campesinato Capixaba, Volume 01, Vitória: UFES, 2011. STROPASOLAS, Valmir Luiz. O mundo rural no horizonte dos jovens. Florianópolis: Editora da UFSC, 346 p. , 2006. ___________, Valmir Luiz. Os desafios da sucessão geracional na agricultura familiar. Editora Agricultura v. 8 - n. 1 Florianópolis- SC. março de 2011. SULZBACHER, Aline Weber. Agroindústria Familiar Rural: Caminhos para Estimar Impactos Sociais. In: XIX Encontro Nacional de Geografia Agrária, São Paulo, 2009, p. 1-25. Anais (on-line). Disponível em:<http://www.geografia.fflch.usp.br/inferior/laboratorios/agraria/Anais%20XIX ENGA/artigos/Sulzbacher_AW.pdf>. Acesso em: 01 de Junho de 2018. TELAU, Roberto. A importância do Plano de Estudo - a metodologia da Pedagogia da Alternância - na formação dos estudantes do 9º ano da Escola Municipal Comunitária Rural Padre Fulgêncio do Menino Jesus. Projeto de Pesquisa e Experimentação Pedagógica - Especialização em Pedagogia da Alternância e Educação do Campo, Universidade Federal de Minas Gerais, 2012. UNEFAB. Revista da Formação por Alternância: Formação Integral. Brasília: v. 1, n.5, 2007. WANDERLEY, Maria de Nazareth Baudel. Meio Rural: um lugar de vida e de trabalho. Disponível em: http://www.iicaforumdrs.org.br/index. php? . Acesso em: maio de 2018. __________, Maria de Nazareth Baudel. O mundo rural como espaço de vida, reflexões sobre a propriedade da terra, agricultura familiar e ruralidade. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. WEISHEIMER, Nilson. A situação juvenil na agricultura familiar. Tese de doutorado. 2009. 331p. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Porto Alegre, 2009. __________, Nilson. Os jovens agricultores: trabalho e reprodução social na agricultura familiar. Porto Alegre: UFRGS, 2001. Monografia (Graduação em Ciências Sociais), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2001. _________, Nilson. Os Jovens Agricultores e seus projetos profissionais: Um estudo de caso no bairro de Escadinhas, Feliz (RS). Porto Alegre: UFRGS, 2004. Dissertação (Mestrado em Sociologia), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2004.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/65433/2018%20-%20Eric%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4730
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2021-06-02T11:30:56Z No. of bitstreams: 1 2018 - Eric de Oliveira.pdf: 3874530 bytes, checksum: 19bd9f0cf3fdda5646554e6b942f69ae (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-02T11:30:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Eric de Oliveira.pdf: 3874530 bytes, checksum: 19bd9f0cf3fdda5646554e6b942f69ae (MD5) Previous issue date: 2018-10-26eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Eric de Oliveira.pdfEric de Oliveira3.78 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.