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dc.contributor.authorSantos, Rejiane de Souza
dc.date.accessioned2023-12-22T02:13:45Z-
dc.date.available2023-12-22T02:13:45Z-
dc.date.issued2017-08-10
dc.identifier.citationSantos, Rejiane de Souza. O uso de geotecnologias na prática de ensino de geografia no ensino médio integrado: um experimento em educação proativa. 2017. [66 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12617-
dc.description.abstractO ensino da Geografia e a educação como um todo vivem um momento de transformação. Na sociedade globalizada, as tecnologias de informação e comunicação rápida são parte do cotidiano e não deve ser diferente no ambiente escolar. A combinação da educação geográfica com uma ferramenta de geotecnologia - o Sistema de Informação Geográfica Vicon SAGA, é o objeto da presente pesquisa. Esta foi realizada com os alunos de duas turmas de primeiro ano do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, campus Conceição do Araguaia. Foi objetivo avaliar a utilização do Vicon SAGA como instrumento pedagógico no ensino/aprendizagem da Geografia. Partiu-se de um levantamento bibliográfico acerca de temáticas de ensino da Geografia, geotecnologias e educação proativa; a etapa seguinte se deu com um projeto de ensino no qual os discentes realizaram um trabalho prático de análise ambiental a partir de uma coleta de dados georreferenciados sobre eventos e ocorrências da cidade de relevância para cada estudante. Os dados coletados foram lançados no Sistema de Informação Geográfica Vicon SAGA, gerando um mapa com a memória de Conceição do Araguaia a partir do olhar dos estudantes. Um questionário foi então aplicado a esses estudantes para se conhecer o nível de satisfação e eficácia da ferramenta no ensino/aprendizado de elementos básicos curriculares da Geografia. Pôde se verificar que as geotecnologias são instrumentos pedagógicos que, se inseridos e trabalhados de forma contextualizada com a realidade local, ou seja, não sejam utilizados como um fim, mas como um meio de interação entre teoria e prática nas aulas de Geografia, podem vir a se tornar recursos que estimulam os alunos e fazem com que estes desempenhem um papel de autoria e autonomia no seu processo de aprendizagem fundamentado na educação proativa. O relato dos alunos, coletado via questionários e verbalizações, mostra que o objetivo do presente trabalho foi alcançado à medida que as geotecnologias contribuíram com o ensino da Geografia nas turmas de primeiro ano. Por fim, traça-se uma metodologia que pode contribuir com as aulas de Geografia, não somente com os conteúdos abordados na grade curricular do primeiro ano, como também nos ementários do segundo e terceiro ano e em projetos interdisciplinares.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Geografia..por
dc.subjectGeotecnologiaspor
dc.subjectEducação Proativapor
dc.subjectTeaching of Geographyeng
dc.subjectGeoTechnologieseng
dc.subjectProactive educationeng
dc.titleO uso de geotecnologias na prática de ensino de geografia no ensino médio integrado: um experimento em educação proativapor
dc.title.alternativeThe use of geotechnology for geography teaching in integrated secondary education: an experiment in proactive educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherTeaching geography and other education practices are experiencing transformations. In globalized society, information and communication technologies are part of everyday life and should not be different in the school environment. The combination of geographical education with a geotechnology tool - the Vicon SAGA Geographic Information System - is the object of the present research. This was carried out with the students of two first-year classes of integrated secondary education of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará, Conceição do Araguaia campus. The objective was to evaluate the use of Vicon SAGA as a pedagogical tool in teaching/learning Geography. Based on a bibliographical survey about the themes of teaching Geography, geotechnologies and proactive education, a teaching project followed. The students performed a practical work of environmental analysis based on a georeferenced data collection of city events and occurrences, relevant for each student. The collected data was released in the Vicon SAGA Geographic Information System generating a map composed by the memory of Conceição do Araguaia from the students' point of view. A questionnaire was then applied to these students to find out the level of satisfaction and effectiveness of the tool, in teaching / learning basic curricular elements of Geography. We verified that geotechnologies are valuable pedagogical instruments when inserted and worked in a contextualized way, based on local reality; they should not be used as an end, but as a means of interaction between theory and practice in Geography classes. They may generate resources that stimulate students to play a role of autonomy in their learning process based on proactive education. The students' reports collected through questionnaires and verbalizations show that the objective of this work was reached as the geotechnologies contributed to the teaching of Geography in the first year classes. Finally, a methodology can be developed that can contribute to the Geography classes, not only with the content covered in the curriculum of the first year, but also in the second and third year's studies and in interdisciplinary projectseng
dc.contributor.advisor1Abboud, Antonio Carlos de Souza
dc.contributor.advisor1ID73869821787por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7139999082801561por
dc.contributor.advisor-co1Silva, Jorge Xavier da
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0442490812326139por
dc.contributor.referee1Abboud, Antonio Carlos de Souza
dc.contributor.referee2Santos, Gabriel de Araujo
dc.contributor.referee3Silva, Jorge Xavier da
dc.contributor.referee4Carvalho, Ismar de Souza
dc.creator.ID68958838272por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9456456448340419por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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